Unboxing: diferencial para a sua marca!
Dicas para surpreender seus clientes!
Eu adoro fazer compras pela internet, quando a encomenda chega pra mim, é a mesma emoção de ganhar um presente!
Aquela sensação boa de receber as compras em uma embalagem com os produtos bem acomodados; com um brinde, um cartão escrito à mão que você percebe que foi feito com todo carinho, e tudo isso, ainda dentro de uma caixa bem bonita. Legal, né?
Você sabia que isso se chama Unboxing Experience? Pois é! E o mais legal é que você pode fazer os seus clientes terem essa experiência de atração.
Além de uma boa estratégia de fidelização, ainda ajuda a promover a sua marca, porque quem o faz costuma postar na internet, já que Unboxing Experience é nada mais nada menos que, a experiência do cliente em receber suas encomendas feitas através de um e-commerce, por exemplo, e compartilhar com o público o vídeo de suas primeiras impressões através das redes sociais.
E se a primeira impressão é a que fica, é bom caprichar!
Uma caixa bonita e personalizada, fará com que queira mostrar para outras pessoas, por isso é legal usar um material de qualidade, para que seu cliente possa reutilizar, já que além de sustentável, prolonga a divulgação porque não vai logo para o lixo e ainda facilita o transporte e garante que tudo chegue em bom estado.
Personalizar o seu envio vai fazer com que o seu cliente ou potencial cliente perceba o cuidado que você teve em enviar aquela compra, e isso pode ser feito de forma simples que trará um resultado positivo. Você pode, por exemplo, escrever uma carta à mão falando um pouquinho sobre você e sua empresa ou uma dedicatória bem bonita na embalagem mesmo, isso fará com que seu cliente se sinta único. E lembre-se de o chamar pelo nome, hein?!
Dê atenção aos mínimos detalhes! Use as cores da sua marca em fitas e laços para amarrar os produtos, coloque o seu logo em lugares estratégicos e também dentro da caixa; use um papel bem bonito para acomodar os produtos, isso também conta! Ah! Se você quiser trazer mais uma experiência sensorial, pode borrifar alguma fragrância antes de fechar a embalagem. Imagine a maravilha que vai ser, quando o seu cliente, sempre que sentir aquele perfume característico lembrar da sua empresa?
Você deve estar pensando, e se o meu e-commerce é pequeno também devo fazer isso?
Eu te digo que a resposta é sim! Essa será uma ótima oportunidade para que um maior número de pessoas em um curto espaço de tempo conheça os seus produtos e a sua marca.
Pense em quantas pessoas serão alcançadas pelo vídeo postado com os seus produtos? É só deixar a criatividade fluir!
E por falar em criatividade, eu vou te dar uma ajudinha com uma dica diferente de Unboxing, que seria um “Unsacoling”, digamos assim. Lá no nosso site tem vários modelos e tamanhos de sacolas. Então, que tal escolher um modelo para personalizar e colocar o seus produtos dentro? A mesma experiência de abrir uma caixa, seu cliente poderá ter ao abrir uma sacola bem caprichada!
Você pode personalizar com as solapas para sacolas, pode também fazer adesivos e colar tanto nelas como nas embalagens dos produtos e ainda fazer uma tag para chamar ainda mais atenção para a sua marca. Bacana, né? Isso vai fazer com que a sua loja virtual seja recomendada no famoso boca a boca e ainda nas redes sociais, propaganda gratuita melhor que essa não tem!
Uma outra dica bem legal para inserir na sua ação de Unboxing Experience, é aquela palavra que quando a gente ouve, soa como música aos os nossos ouvidos, e ela é cupom de desconto!
Um descontinho sempre cai bem! Independente do seu segmento de atuação usar cupons de descontos é uma maneira muito boa de fidelizar o seu cliente, isso vai fazer ele voltar à sua loja para usar o cupom e ainda vai ter uma graninha sobrando para adquirir mais produtos.
Outras opções diferenciadas para fidelizar e ajudar na lembrança da sua marca são os cashbacks para uma próxima compra. Você também pode fazer miniaturas de seu produto e enviar amostra ou caso tenha algum item que será lançado, preparar uma embalagem diferenciada como edição limitada e enviar é bem interessante. São várias opções para você usar, é só ver a que mais combina com seu negócio e seu cliente!
Viu como é fácil usar a ferramenta Unboxing para promoção da sua marca?
Mas, agora que você estudou o seu cliente para saber quais produtos têm a “cara” dele para personalizar e enviar até ele, é hora de escolher impressos de qualidade para que tudo chegue da melhor maneira possível! Monte tudo com carinho, cuidado e dedicação; inspire-se para fazer um cartão postal com dedicatória e coloque a mercadoria com o cartão dentro de uma caixa personalizada para o envio; escolha uma fragrância única para que ele tenha uma experiência tão incrível que mesmo que por alguns instantes, tenha a sensação de ter sido transportado para a sua loja. E, se pensou em uma forma de o ajudar com um descontinho, é chegada a hora de incentivá-lo a postar nas redes sociais!
Sabemos que no e-commerce, o cliente não tem aquela mesma sensação de chegar em uma loja física, ser recebido por um atendente e poder tocar nos produtos. A informação de como seria o material para quem nunca comprou, vai se basear em referências de quem está tendo aquela experiência naquele exato momento dos famosos recebidos.
Se o seu cliente tiver uma boa experiência ao receber os mimos que você enviou, provavelmente ele vai postar o vídeo e as impressões de sua loja nas redes. Só que não custa nada dar uma forcinha para que esse engajamento venha! Fazer com que ele compartilhe com parentes e amigos só vai reforçar a sua presença no mercado e, consequentemente, aumentar a sua visibilidade.
Entre em contato com o cliente e pergunte se recebeu os produtos e o que achou. Além dele se sentir especial, esse pós-venda fará com que você tenha uma noção de como a sua estratégia está fluindo.
O e-commerce tem essa facilidade de fazer com que no conforto do lar, possa escolher e receber um produto, enviar o link para o amigo comprar e até presentear alguém, enviando no endereço da pessoa. Tudo isso é ótimo, mas o acolhimento, o cuidado e a aproximação, mesmo que virtual, devem se manter! Se você fizer isso, além de vender produtos de qualidade, sua loja será muito bem-vista.
Para aproximar o cliente que compra virtualmente, a estratégia Unboxing é essencial para o sucesso! Uma vez que, o dono do negócio não pode estar presente ao entregar o produto, a experiência da caixa com itens, produzida de um jeito totalmente humanizado, fazem tudo isso por você!
Agora que você aprendeu mais uma forma de encantar seus clientes, mão na massa e mimos na caixa!
E aí, gostou das dicas? Então, bora pro site da GIV Online escolher seus impressos para Unboxing e personalize suas entregas agora mesmo!
Ana Costa
Autor (a)