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7 dicas para o cardápio ideal

7 dicas para o cardápio ideal

Veja os melhores Cardápios para o seu negocio e personalize.

Principais dicas do melhor cardápio para seu restaurante.

Cardápio

A primeira interação que o cliente tem com o prato, é através do cardápio! Mas, e se ele não for atrativo? O cliente iria perder o interesse. Então, para que isso não aconteça, o Sr. GIV trouxe dicas valiosas, para você transformar seu cardápio em uma peça-chave, atrair a atenção e deixar seus fregueses com água na boca só de ler seu menu. 


Beneficios

Quando você chega em um restaurante, pega um cardápio e começa a avaliar os pratos, qual a primeira coisa que te chama atenção? O que te faz escolher uma opção dentre tantas opções? A descrição? Fotos e ilustrações? Sabia que existe uma explicação científica por trás de cada escolha que você faz? Olha que interessante, um experimento conduzido pelo Dr. Brian Wansink, diretor do Laboratório de Alimentos e Marcas da Universidade Cornell, demonstrou que descritivos mais detalhados de cardápios acabam gerando clientes mais satisfeitos com a refeição consumida.


O que isso quer dizer? Que só o fato da comida estar descrita com mais riqueza de detalhes no menu, o cliente acabou se sentindo mais satisfeito ao prová-lo. Expressões como “macio”, “suculento”, ou até mesmo referências geográficas, como “azeite trazido diretamente da Itália pelo Chefe”, fazem com que a pessoa que irá consumir o prato sinta mais prazer e até saboreie mais o que está provando. 


Então, é muito importante que o menu seja desenvolvido com dedicação, para que ele possa representar o restaurante em todos os aspectos! Para te ajudar com isso, o Sr. GIV separou as melhores dicas para seu cardápio ser o melhor de todos. Pega o bloquinho, a caneta e vamos lá. 


O que é um Cardápio

  1. O cardápio nada mais é que uma extensão do próprio restaurante, concorda? Então, porque não decorá-lo a caráter? Brinque com a identidade visual e linguagem do ambiente para descrever os pratos.


Cardápio Personalizado

  1. Use as cores a seu favor! Você já deve ter ouvido falar em psicologia das cores, né? Aqui no blog já tem uma matéria completinha falando sobre isso, é só clicar aqui para ler. Mas para resumir, cada cor passa uma sensação. O azul, por exemplo, é muito usado em restaurantes de frutos do mar, pois passa sensação de frescor, limpeza, e nesse caso, peixes frescos!

 

  1. Deixe o cardápio na sequência dos pedidos, para facilitar a escolha do cliente. Primeiro aperitivos, seguido de entrada, prato principal, carnes, sobremesas e bebidas. No caso de fast-food, a sequência pode ser lanches, acompanhamentos, saladas, bebidas e doces. 


  1. Use imagens, mas sem exagerar. Uma dica de amigo, é investir em ilustrações, mas no caso de imagens, escolha uma ou duas por categoria, sempre em alta qualidade e que expressem a textura e beleza do prato escolhido.


  1. Agora uma dica chave (rufem os tambores): Nada de cifrão! Um estudo recente revelou que as pessoas acabam gastando mais em restaurantes que não possuem cifras nos cardápios. Isso mesmo, deixe só os números!


  1. Escolha uma tipografia diferente, que combine com a proposta da identidade visual, e que seja legível! Use molduras para destacar os principais itens, ou outros elementos visuais que façam parte da temática do restaurante.


  1. Descritivos. Já falei deles lá em cima, mas preciso mencionar a importância deles novamente! Os descritivos são capazes de dar vida, transmitir sensações e agregar valor ao prato, por isso, no momento de desenvolver essa parte do cardápio, não basta apenas colocar um nome para a comida, é preciso bem mais que isso. 


Use nomes criativos, assim, vão se tornar referência para os pratos do seu menu, já que em nenhum outro lugar terá a mesma nomenclatura. Para os ingredientes, é importante citar todos, pois pode ocorrer de algum cliente ter alergia a algum elemento. Mas não esqueça de acrescentar descrições sensoriais, como “carne macia” , ou “molho suculento”. Outros detalhes para serem usados são expressões que remetem a lembranças passadas de gerações, como tradicional, caseiro e de família.

Com todos os elementos bem escolhidos, chegou o momento crucial: escolher o modelo de cardápio, que podem ser:







Cada cardápio tem uma característica específica para atender perfeitamente a necessidade de cada estilo de lanchonete ou restaurante na hora de fazer a apresentação dos pratos e da quantidade de iguarias oferecidas. Perde tempo não, vai lá no site da GIV pra conhecer!


Espero que tenha gostado, até a próxima!

Acza Tertuliano autor (a)

Acza Tertuliano

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