Sua gráfica parceira!

Setembro Amarelo: Compartilhe Esperança

Setembro Amarelo: Compartilhe Esperança

Todo suporte é necessário para quem precisa.

Setembro Amarelo: como se cuidar e informar


Pautas sobre saúde mental têm sido cada vez mais discutidas no decorrer dos anos. Impulsionadas pelos debates e conversas que abrangem diversas áreas da sociedade, a população tornou-se mais aberta para entender os sentimentos que se passam em seu interior, identificar e compreender a raiz de problemas que antes eram rotulados como “frescuras” e “dificuldades de adaptação”.


Consequentemente, o mercado também se tornou adepto do debate, trazendo o assunto para dentro das suas equipes, fazendo com que a procura por materiais que possam dar início a conversa sobre saúde mental aumente gradativamente. Por isso, separamos ideias e sugestões sobre as melhores formas de abordar tais temas por meio dos materiais gráficos e quais itens podem otimizar essa comunicação. Saiba mais e lembre-se: você não está sozinho.


Setembro Amarelo


Mais que fitas amarelas

Instaurado em 10 de setembro de 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio tornou-se uma das datas mais importantes e fortes do calendário anual, não só pelo seu significado ao adotar o laço amarelo como representação, como também pela mensagem que ela traz, reforçando os conceitos de apoio psicossocial e a rede de suporte que pessoas com problemas de saúde mental possuem para superar tais adversidades.


No Brasil a data foi oficializada em 2015 por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em colaboração com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV). Ambos os órgãos trouxeram pautas importantes que estão relacionadas ao assunto e apontaram novos focos de luz para que o assunto fosse tratado com a seriedade e importância necessária.


Material Personalizado


Abordagens importantes e delicadas

Uma das formas mais comuns e menos abrasivas de falar sobre o Setembro Amarelo são por meio de ações em conjunto, ou seja, palestras, bate-papos, reuniões e conversas despojadas que falam do assunto, mas sem perder a seriedade. E materiais gráficos podem se tornar grandes aliados para transmitir a mensagem desejada. 


Wobbler Personalizado


Cartazes e Móbiles

Decore o seu ponto da forma correta e mostre que você apoia a causa e deseja ajudar! Cartazes informativos são as peças mais procuradas e utilizadas quando se fala de grande alcance e transmissão de informações, ainda mais no campo da saúde. Coloque itens importantes, destaque a possibilidade de ajuda e tratamento. Com certeza fará diferença para o próximo.


Já os móbiles podem se tornar o complemento ideal e sutil que o seu espaço precisa. Traga aspectos que remetam ao tema e identifique a importância que o período tem para a sua equipe. Isso agrega valor não só pela empatia, como também torna-se um serviço prestado à sociedade, ajudando quem mais precisa.


Folders


Folders

Podem ser personalizados indicando os principais sintomas de distúrbios em saúde mental, mostrar comportamentos variados que podem se tornar um sinal de alerta e, consequentemente, instruí-los a tomar as medidas de abordagem corretas para a situação.


Além disso, os folders servem também como possibilidade para que as pessoas façam um auto diagnóstico, já que muitas pessoas podem sentir sintomas relacionados à depressão e itens relacionados, mas não sabem ao certo do que se trata. Informe, comunique e contribua por meio dos folders.


Cartaz Personalizado


Folhetos

Possuem uma comunicação mais direta. Podem ser utilizados em ações maiores em postos de saúde, instituições de ensino, empresas, instituições religiosas e outros meios que precisam de um grande alcance e rápida absorção da mensagem pelo público. Personalize os folhetos da maneira correta, revise as informações com a ajuda de um profissional especializado da área psicológica e tenha um folheto efetivo que será de grande ajuda.


Botton


Bottons

Um excelente complemento para a campanha. Faça com que as pessoas sejam incluídas e se sintam parte de um grupo. Personalizados da maneira correta, os bottons podem não só identificar, como também transmitir uma mensagem única para as pessoas ao seu redor.


Vida


Um período de cuidado e atenção

Não se limite ao Setembro Amarelo para falar sobre saúde mental, situações relacionadas ao tema estão presentes ao seu redor e a todo momento. Ter uma comunicação firme e acolhedora pode transformar vidas e fazer com que as pessoas que estão em determinada situação “enxerguem a luz no fim do túnel” e consigam, aos poucos e com ajuda profissional, transformar suas vidas.


Que esse texto traga não só informações e sugestões para transmitir mensagens durante esse período, como também sirva de conscientização para o assunto. Assim como nosso corpo, a mente precisa de saúde e, com as ferramentas corretas, podemos nos manter saudáveis e ativos para fazer as coisas que amamos. 


Lembrando que, caso esteja passando por um momento de dificuldade, o Centro de Valorização da Vida possui um serviço especializado com pessoas voluntárias que estão à disposição para conversar sobre o que for necessário, 24 horas por dia, no número 188. Cuide-se e lembre-se que a GIV Online tem tudo o que você precisa para falar sobre esse tema tão importante.

Gustavo Nunes autor (a)
Gustavo Nunes

Autor (a)