Veja tudo sobre o design gráfico e a manipulação de imagem.

Veja tudo sobre o design gráfico e a manipulação de imagem.

Confira curiosidades sobre pôsteres famosos.

Design gráfico

design gráfico anda lado a lado às outras áreas da comunicação e da arte, e uma delas é a fotografia.

Tendo seu primeiro registro em 1826, a fotografia passou por grandes avanços devido o desenvolvimento da tecnologia, revolucionando desde o tempo do disparo, até sua resolução e resultado final.  

Quando falamos que a tecnologia possibilita mudanças até mesmo no resultado final de uma imagem estamos falando da conhecida técnica de manipulação de imagem. Técnica com raízes nos movimentos do século XX (fotografia surrealista e fotomontagens), pode ser encontrada em propagandas, sites, filmes e também em projetos de design – sendo dentro do Design, uma de suas maiores atuações -.

Manipulação de Imagem

design gráfico utiliza da manipulação de imagem para a construção da identidade visual. Seja ela da marca (logos, outdoors e layouts), do produto (embalagens e propagandas – vídeos, banners, outdoors e flyers), de filmes (capas e pôsteres) e muito mais. E é por meio da identidade visual que clientes são conquistados e levados a decisão de consumo, sendo então, esse o processo considerado uma das chaves para o sucesso.

A seguir, separamos exemplos da aplicação da foto manipulação dentro do design gráfico. Todos os exemplos podem ter sido construídos com o auxílio dos mais variados métodos, dependendo das preferências de trabalho do designer responsável. Dentre os possíveis métodos estão: a composição com fotografia, ilustração e vídeo junto a manipulação e finalização gráfica; ou, de forma modernizada, a construção do projeto em 3D, tendo todos os ajustes de forma gráfica. Confira!

IDENTIDADE DO PRODUTO

No desenvolvimento das propagandas com embalagens, ambos os processos citados acima podem ser realizados.

Usando da manipulação de imagem, a marca de pimentas aproveita das sensações causadas pelo produto para criar uma representação visual. O calor e a explosão de sensação e sabor fizeram com que os vidros de pimenta, por meio da manipulação e edição (ou criação de um projeto 3D), se transformassem em uma granada e um vulcão.

PÔSTER (FILMES)

No caso do desenvolvimento dos pôsteres, o método mais comum de se utilizar é a composição de uma imagem em estúdio com finalização feita graficamente.

Imagem realizada em estúdio de gravação. Todo o cenário (incluindo o próprio castelo que é, originalmente, uma maquete do tamanho de um homem, filmado por uma pequena câmera), iluminação e pontos vermelhos (faíscas), foram inseridos por meio de processos gráficos.

Filme inteiramente produzido em estúdio ou locais fechados. No pôster destacam uma das cenas do filme e fazem referência aos dois personagens principais (garoto e animal), mesclando a imagem do animal ao fundo e o cenário por meio de processos gráficos.

E aí, gostou? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e até a próxima!

Ana Costa autor (a)

Ana Costa

Autor (a)

;