Utilizando os 4 Ps para vender mais
Se você possui uma graduação em algum curso voltado à comunicação já deve conhecer os 4 Ps, conceito criado pelo professor Jerome McCarthy.
Se você possui uma graduação em algum curso voltado à comunicação já deve conhecer os 4 Ps, conceito criado pelo professor Jerome McCarthy e disseminado futuramente por Philip Kotler, o pai do marketing.
Resumidamente, as siglas significam: Produto, Preço, Praça e Promoção. Agora que sabe o significado de cada uma, vamos nos aprofundar no que você pode utilizar desse conceito para aprimorar sua pesquisa e processo criativo que, provavelmente, lhe renderá maior sucesso.
O conceito não só deve ser levado em consideração para abrir um novo negócio, mas também deve ser utilizado ao ofertar seu produto, para assim, desenvolver uma estratégia eficaz para seu cliente.
Quando você pensa no Produto que vai ofertar ao seu cliente, estamos falando de: materiais gráficos, desenvolvimento de logotipo, criação de identidade visual até sites, gestão de redes sociais e afins. Você precisa entender e definir qual atributo e característica cada produto ofertado tem e, basicamente, responder as perguntas: O que é o produto? E quais são os atributos dele?
Sabendo isso, podemos seguir para a próxima etapa, onde falamos sobre o Preço. Nessa fase definiremos quanto seu produto agrega para a vida do comprador, para assim atribuir um valor físico (dinheiro) pra ele. Claro que esse fator é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa e/ou empresário.
Agora que já definimos o que vendemos e qual é o valor disso, precisamos entender que a Praça afeta diretamente a nossa venda. Logo, temos que pensar que esse produto pode ter o preço alterado dependendo da praça onde você ou seu cliente esteja. Por exemplo, se você tem uma franquia de uma lanchonete em um ponto da cidade onde não há muitos restaurantes, você pode estabelecer uma faixa de preço mais alta que de outros pontos onde há mais opções e vice-versa.
E por último, mas não menos importante, temos a Promoção. Ela será o principal termômetro do seu sucesso, pois representa o seu investimento em propaganda do negócio. Se todos os outros Ps citados anteriormente estiverem alinhados com a sua estratégia e modelo de negócio, o P de promoção será o ponto onde seu produto ou serviço será promovido e, consequentemente, obterá sucesso.
Bônus: com a transformação Digital, muita gente vem falando dos 6 Ps do Digital, que estão mudando o conceito de marketing. Você tem interesse em saber mais sobre esse assunto? Deixe um comentário aqui que produziremos mais conteúdos sobre isso.
Até a próxima!