Sr. GIV explica: Simetria

Sr. GIV explica: Simetria

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre simetria. Mas você sabe o que é? Nesse artigo vamos explicar o que é e como aplicá-la.

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre simetria. Mas você sabe o que é?

Simetria é um dos conceitos básicos do design! Em geral, podemos defini-la como a harmonia e igualdade das duas metades de um todo, ou seja, quando algo é dividido ao meio e possui lados exatamente iguais.

Foi comprovado cientificamente que nós, seres humanos, nos sentimos mais atraídos por aquilo que apresenta simetria entre seus elementos.

Com a simetria, você pode transmitir segurança, credibilidade e equilíbrio para o seu negócio por meio dos posts, folders e logos bem organizados e harmoniosos. Assim, você atrai o olhar de mais pessoas e atinge eficientemente seus clientes.

As cores, a tipografia, a distribuição espacial dos elementos e suas formas compõem a simetria e colaboram para a sua eficiência.

Agora que entendeu um pouco mais sobre o assunto e viu que ela traz melhorias para a identidade visual do seu negócio, chegou a hora de ler as dicas que tenho para você!

  • Escolha as melhores cores

As cores são elementos fundamentais para a construção da simetria. Elas atraem os olhos do público, dão peso ou leveza e são responsáveis por despertar uma emoção ou sentimento em quem as vê. Pensando nisso, estude as melhores combinações de cores e tons dela e melhore seu negócio.

Caso escolha por cores diferentes, entenda quais combinam e quais emoções essa combinação pode desencadear. Mas na escolha do degradê de uma cor por exemplo, pesquise possibilidades. Por exemplo: ao usar um vertical, é mais comum que as cores mais escuras permaneçam na base, já que, nossos olhos são acostumados desde quando éramos crianças a ver cores escuras na base (terra) e cores claras no topo (céu) – mas fique tranquilo, isso não é uma regra. Estude as possibilidades.

  • Ocupe bem o seu espaço

Como vimos, a simetria é sinônimo de equilíbrio. Em casos onde precisará usar mais de um elemento, procure distribuir igualmente eles por todo o espaço. Mas se houver apenas um elemento procure centralizá-lo. Isso traz leveza e beleza para seu logo/produto e chamará atenção.

Nem sempre ocupar igualmente os lados de um todo significa simetria. O peso dos elementos – cor e forma – pode ser decisivo para sua forma de distribuição. 

  • Assimetria: usar ou não usar?

A assimetria, ao contrário da simetria, é o desequilíbrio e a desigualdade entre os dois lados de um todo. Mas isso seria errado ou prejudicial para o seu negócio? Talvez não!

Para todo projeto, você deve conhecer seu público e ter em mente a direção que deseja que sua produção tome. Com isso, você saberá como pode trabalhar seus elementos e se deve ou não fazer uso da assimetria. Quando bem estruturado, pode trazer a visão descolada e jovial ao seu negócio – sendo lucrativo no final das contas. Veja a assimetria em ação (e lembre-se que foi intencional para dar ideia de liberdade e juventude):

  • Menos é mais

Com base no seu objetivo, entenda como é a melhor forma de dar foco ao que deseja! Muitas vezes, a exibição de uma única coisa isoladamente pode ser mais eficaz do que o uso de muitos elementos. Além disso, um layout “clean” será garantido.

E aí, gostou das minhas dicas? Espero que sim. Deixe seu comentário!

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