Sr. GIV explica: Princípio do Alinhamento
Princípio do Alinhamento: continue a leitura para entender o que é e como aplicá-lo, da melhor forma, em suas peças gráficas.
Bem-vindo a mais um dos meus artigos, parceiro! Hoje, falarei sobre um dos principais pilares do Design: o Princípio do Alinhamento. Continue a leitura para entender o que é e como aplicá-lo, da melhor forma, em suas peças gráficas.
O Princípio do Alinhamento diz respeito a uma das etapas fundamentais da diagramação – necessária para o desenvolvimento de todos os tipos de peças gráficas, como banners, cartazes, flyers, folhetos, livros, revistas e mais. Ao contrário do que muitos pensam, ele não está ligado somente ao texto, mas sim a todos os elementos que compõem o layout.
Sua funcionalidade influencia diretamente na hierarquia das informações, na estética e transmissão da mensagem, de modo que a distribuição de elementos visuais e textuais crie diferencial, prenda atenção e seja de fácil compreensão para os receptores.
Existem três diferentes tipos de Alinhamento, sendo eles: à direta, à esquerda ou centralizado. Veja a seguir características pontuais de cada um deles:
À esquerda
Sendo o mais comum, é bastante utilizado por seguir o padrão de leitura ocidental (da esquerda para a direita, de cima para baixo). Esse é o alinhamento mais seguro de se trabalhar, justamente por sua popularidade.
É encontrado em publicações de qualquer tipo e pode ser considerado uma forma “clássica” e “certeira” de organizar as informações em um layout.
À direita
Ao contrário do anterior, esse alinhamento é pouco utilizado. Conhecido por causar maior contraste, pode chamar um pouco mais de atenção e causar estranhamento ao receptor.
Pode ser encontrado em legenda de fotos, trabalhos acadêmicos ou em peças com contraste, como em cartazes e cartões de visita.
Centralizado
Os elementos centralizados são bastante comuns e reconhecidos por darem formalidade à peça. Porém, é recomendado que seja aplicado somente a textos curtos.
Assim, torna-se a principal escolha no design de convites de casamento e breves introduções em sites/materiais impressos.
De maneira geral, o Princípio do Alinhamento é essencial para organizar, criar unidade e fluxo de informação. Vale lembrar que é preciso considerar os objetivos do seu cliente antes de determinar o alinhamento que será aplicado a uma peça. Caso esteja começando agora, aposte em um único alinhamento (à esquerda ou centralizado, por serem básicos). Mas, caso perceba que é possível inovar, aposte no alinhamento à direita e/ou mais de um alinhamento em um mesmo layout.
E aí, gostou? Espero ter ajudado você a entender, um pouco mais, sobre o mundo do Design! Deixe suas dúvidas, opiniões e sugestões aqui nos comentários e até a próxima!