Sr. GIV explica: Princípio do Alinhamento

Sr. GIV explica: Princípio do Alinhamento

Princípio do Alinhamento: continue a leitura para entender o que é e como aplicá-lo, da melhor forma, em suas peças gráficas.

Bem-vindo a mais um dos meus artigos, parceiro! Hoje, falarei sobre um dos principais pilares do Design: o Princípio do Alinhamento. Continue a leitura para entender o que é e como aplicá-lo, da melhor forma, em suas peças gráficas. 

O Princípio do Alinhamento diz respeito a uma das etapas fundamentais da diagramação – necessária para o desenvolvimento de todos os tipos de peças gráficas, como banners, cartazes, flyers, folhetos, livros, revistas e mais. Ao contrário do que muitos pensam, ele não está ligado somente ao texto, mas sim a todos os elementos que compõem o layout. 

Sua funcionalidade influencia diretamente na hierarquia das informações, na estética e transmissão da mensagem, de modo que a distribuição de elementos visuais e textuais crie diferencial, prenda atenção e seja de fácil compreensão para os receptores. 

Existem três diferentes tipos de Alinhamento, sendo eles: à direta, à esquerda ou centralizado. Veja a seguir características pontuais de cada um deles:

À esquerda

Sendo o mais comum, é bastante utilizado por seguir o padrão de leitura ocidental (da esquerda para a direita, de cima para baixo). Esse é o alinhamento mais seguro de se trabalhar, justamente por sua popularidade. 

É encontrado em publicações de qualquer tipo e pode ser considerado uma forma “clássica” e “certeira” de organizar as informações em um layout.

                                                                                                                                               À direita 

Ao contrário do anterior, esse alinhamento é pouco utilizado. Conhecido por causar maior contraste, pode chamar um pouco mais de atenção e causar estranhamento ao receptor. 

Pode ser encontrado em legenda de fotos, trabalhos acadêmicos ou em peças com contraste, como em cartazes e cartões de visita. 

                                           Centralizado

Os elementos centralizados são bastante comuns e reconhecidos por darem formalidade à peça. Porém, é recomendado que seja aplicado somente a textos curtos.

Assim, torna-se a principal escolha no design de convites de casamento e breves introduções em sites/materiais impressos. 

De maneira geral, o Princípio do Alinhamento é essencial para organizar, criar unidade e fluxo de informação. Vale lembrar que é preciso considerar os objetivos do seu cliente antes de determinar o alinhamento que será aplicado a uma peça. Caso esteja começando agora, aposte em um único alinhamento (à esquerda ou centralizado, por serem básicos). Mas, caso perceba que é possível inovar, aposte no alinhamento à direita e/ou mais de um alinhamento em um mesmo layout. 

E aí, gostou? Espero ter ajudado você a entender, um pouco mais, sobre o mundo do Design! Deixe suas dúvidas, opiniões e sugestões aqui nos comentários e até a próxima! 

;