Sr. GIV explica: o que é Moodboard e como utilizar no design gráfico

Sr. GIV explica: o que é Moodboard e como utilizar no design gráfico

Trabalhar com a criatividade realmente não é fácil como muitos imaginam. O Moodboard é uma das ferramentas mais utilizadas em processos criativos.

Trabalhar com a criatividade realmente não é fácil como muitos imaginam, mas existem diversos caminhos e diferentes ferramentas que podem colaborar para o desenvolvimento dos seus projetos gráficos, garantindo a sua satisfação e a do seu cliente. Continue a leitura comigo para saber mais! Moodboard é uma das ferramentas mais utilizadas em processos criativos.  Basicamente, é um combo de referências que você pode estruturar para iniciar seu processo criativo e o tornar mais fácil, rápido e assertivo, evitando que seus clientes peçam muitas alterações antes da entrega do produto final. Podendo ser feito digital (por aplicativos como Pinterest) ou manualmente (em painéis), é composto pela seleção de imagens, cores, formas, texturas, frases e palavras-chave que, de alguma forma, representam a essência da empresa, marca ou produto do seu cliente. Além disso, ele pode ser feito por você sozinho, para usar na apresentação de ideias aos seus clientes ou, junto a eles. Para montar o Moodboard sozinho, uma pesquisa um tanto quanto aprofundada sobre seu cliente deve ser feita. Assim, você irá entender os pontos positivos e negativos da identidade visual utilizada por ele, podendo destacar elementos e criar uma defesa criativa para apresentar suas sugestões e exemplos de cases similares. Já a criação do Moodboard em conjunto (sendo uma das melhores opções), facilita seu entendimento sobre as preferências, gostos e objetivos dos seus clientes, de forma que o seu trabalho tenha resultados positivos. Os benefícios que essa simples técnica pode trazer para o seu serviço são vários, entre eles: melhor atendimento às expectativas dos clientes, o aumento na qualidade visual, criatividade do portfólio, otimização do tempo dedicado ao projeto e colaboração para bons planejamentos.   E agora, para melhorar o seu entendimento, confira o exemplo de Moodboard. 


Espero que eu tenha te ajudado! E aí, gostou? Deixe suas dúvidas, opiniões e sugestões aqui nos comentários. Até a próxima!  

;