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Sr. GIV explica: O que é Dropshipping

Sr. GIV explica: O que é Dropshipping

Conheça tudo sobre esse modelo de negócio

Saiba tudo sobre Dropshipping

Você já entrou em algum site de varejo e abaixo do produto, ou perto do frete, estava escrito “vendido e entregue pela loja X”? Isso significa que aquele produto faz parte de uma venda feita por dropshipping. O e-commerce não faz a estocagem nem entrega, apenas serve como intermédio entre empresa e cliente. 


Hoje, o Sr. GIV veio te contar tudo sobre esse modelo de negócio que está presente em lojas virtuais do mundo inteiro. Mas, para explicar dropshipping, antes é preciso falar sobre marketplace, já que são plataformas com funções semelhantes, então, para entender uma é preciso conhecer a outra. 


Marketplace significa “mercados”, aplicado ao ramo onde está inserido, seria como um compilado de lojas em um mesmo lugar, como um shopping. Uma marca ou loja, que já é referência no mercado abre espaço para pequenas empresas venderem em sua plataforma. Por exemplo, digamos que você é um Ourives iniciante, que ainda não tem espaço no mercado e não tem um público fiel, mas quer vender suas joias. Uma grande joalheria, que já é renomada e possui um grande público frequente, dispõe de uma prateleira para que você possa expor e negociar suas peças, em troca de uma porcentagem dos seus lucros. Isso é marketplace.


Uma empresa virtual, ou e-commerce, se torna mediadora para que marcas vendam seus produtos através de um site já conhecido. Exemplos conhecidos de lojas que fazem marketplace são Amazon, Americanas, Ebay e Mercado Livre. 


Voltando ao exemplo do Ourives, no modelo marketplace ele seria responsável pelo produto! Se ele vendesse por uma joalheria virtual, seria o encarregado de emitir nota fiscal e realizar o envio. A joalheria seria apenas o lugar onde as joias estariam expostas. Deu pra entender? 


No dropshipping é diferente, começando pelo fato de que o vendedor não possui estoque. Ele é um modelo de negócio onde o vendedor serve de intermédio entre fornecedor e cliente. Esse modelo surgiu nos anos 50, por meio de Richard Sears que fazia vendas por catálogo, mas se popularizou mesmo em 2006, com as empresas chinesas como a AliExpress. 


De 2006 em diante, diversas empresas passaram a optar pelo dropshipping  por conta da economia que ele proporciona, além da facilidade de adaptação! A estimativa, segunda pesquisa da Grand View Research, diz que esse segmento irá lucrar cerca de 557 bilhões de dólares até o ano de 2025, o que significa que a Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) será de 28,8%, durante o período de previsão.


Investir dropshipping tem sido a opção escolhida por marcas que são novas e que não possuem tanto capital para iniciar um negócio com produtos de fabricação própria.



Esse modelo funciona como na imagem: o cliente efetua a compra na loja, ela manda o pedido ao fornecedor e ele envia o produto até o cliente. 


Mesmo sendo um modelo de negócio diferente do marketplace, algumas plataformas, como a Shopee, utilizam de ambos, fazendo marketplace e dropshipping, ou seja, atuando como plataforma de compra terceirizada e “emprestando” sua popularidade para que outros negócios oferecerem seus produtos e ao mesmo tempo vendendo materiais de empresas terceirizados. 


O dropshipping é perfeito para quem tem um modelo de negócio em mente, quer começar, mas não pode investir na fabricação, ou simplesmente não quer devido ao gasto que a estocagem do produto causaria. Nesses casos, montar uma boa plataforma de e-commerce e procurar bons fornecedores é, sem dúvidas, a melhor opção. 


E como o Sr. GIV além de ensinar, ama dar dicas valiosas, aqui vão algumas sugestões para aqueles que querem entrar nesse meio empresarial:


Monte uma plataforma atrativa - Independente se a venda for feita por site ou redes sociais, precisa chamar a atenção dos clientes. E isso é feito através de uma identidade visual bem elaborada e atrativa visualmente. 


Pesquise - Você precisa conhecer bem o público alvo que deseja atingir, mas, mais que isso, deve conhecer os seus concorrentes. Portanto, pesquise por produtos e preços, assim terá base e inspiração no seu negócio.


Procure ótimos fornecedores - Os fornecedores serão seus maiores parceiros, além de que, o material ao qual você irá vender partirá dele, então, procure boas parcerias que garantam qualidade e que te ajudem a construir uma marca, um negócio, de muito sucesso. Opte por fornecedores nacionais, mas não leve isso como regra, pode haver exceções, afinal, tudo depende do segmento escolhido.


Conheça o produto - Por mais que a fabricação seja terceirizada, conheça o produto que está trabalhando, assim, poderá atestar a qualidade e tirar dúvidas que possam aparecer na plataforma de venda. 


Uma dica bônus é construir um bom relacionamento com o cliente! A pós venda é uma maneira importante de fidelizar o cliente. Acompanhe o rastreio da mercadoria, procure saber se tudo chegou conforme o prometido, entenda e se sensibilize com as dúvidas, depois, tente sanar qualquer uma que venha aparecer. Isso é excelente para que a fidelização aconteça. 


Torne o seu e-commerce sinônimo de confiança. 


Gostou das dicas? Aproveite para ler a matéria sobre As vantagens do marketplace, assim, poderá entender melhor as duas formas de negócio na hora de escolher a que melhor se encaixa com o segmento que vai trabalhar. 


Até a próxima. 


Acza Tertuliano autor (a)

Acza Tertuliano

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