Sr. GIV explica: Gestalt

Sr. GIV explica: Gestalt

Entender as emoções do público e como atingi-las da melhor maneira é fundamental para o processo criativo. Nós te explicamos como funciona o Gestalt!

Entender as emoções do público e como atingi-las da melhor maneira é fundamental para o processo criativo. 

 

Entenda então: Gestalt (um conceito muito usado no design gráfico) e saiba como dominar as mentes e os corações dos clientes!  

Gestalt (“forma”, “figura”), conhecido também como “psicologia das formas”, surgiu em meados do Século XX e é responsável por estudar a forma como nosso cérebro faz interpretações visuais – tendo como princípio básico que a interpretação do inteiro é diferente que a interpretação sobre a soma de suas partes -. Este conceito passou a ter grande importância para diferentes áreas, inclusive para o design gráfico.

Ao compreender e aplicar essa técnica no design gráfico, criar projetos mais harmoniosos e aprimorar a transmissão da mensagem para o público são questões que podem se resolver facilmente, já que, você saberá quais formas e por quais motivos elas agradam mais aos olhos dos clientes.

Apesar de muitas vezes passarem despercebidas, as 6 leis do Gestalt são aplicadas frequentemente nesta área. Conheça:

  • Semelhança: os objetos que apresentam similaridade se agruparão entre si. Observando a imagem a seguir você notará a dificuldade de enxergar os elementos como um único objeto ou como grupos verticais.


  • Continuidade: os pontos aparentam estar conectados por retas ou curvas e apresentam suavidade.

 

  • Proximidade: elementos, quando próximos (principalmente quando similares), tendem a criar grupos e construir uma unidade. Com a imagem a seguir, você verá como é mais fácil fazer a leitura como dois objetos ao invés de diversas unidades de círculos.  

 

  • Pregnância  (lei da simplicidade): a simplicidade facilita a leitura do que está sendo comunicado.

 

  • Fechamento: dependendo do posicionamento dos elementos eles passam a se completar e se agruparem, formando objetos completos.

 

  • Unificação: nós, seres humanos, somos capazes de compreender até mesmo uma imagem abstrata. Diversos elementos diferentes, quando unidos ou utilizados em contrastes de cores, formam objetos e imagens compreensíveis.

 

Desta forma, o Gestalt colabora para a criação de peças únicas, de fácil compreensão e eficiência comunicativa.

E aí, gostou? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e até a próxima, parceiro!

;