Sr. GIV explica: Flat Design
O Flat Design não é apenas um termo bonito para algo que poucos fazem.
Você com certeza conhece ou já utiliza o Flat Design em seus materiais.
Isso é fato e não há como negar, afinal, o Flat Design não é apenas um termo bonito para algo que poucos fazem.
É a nomenclatura dada a um estilo, padronização de design de sites e peças publicitárias. Flat Design é quando você prioriza o design funcional, se opondo ao design de interfaces que favorece formas reais e texturas, que é popularmente conhecido como “Skeumorfismo”.
Se você quer saber mais sobre o “Skeumorfismo”, já deixe um comentário aqui no blog que eu e a equipe da GIV produziremos um material.
Devido a utilização de elementos simples, o Flat Design nos dá a oportunidade de transmitir a informação necessária para o leitor com poucos recursos e de forma totalmente funcional. Logo, ao utilizar esse padrão, você como designer precisa ser ainda mais cuidadoso e atento aos detalhes para não tornar seus elementos um obstáculo para seus materiais.
O Flat Design prefere elementos planos e a cor desempenha um papel importante nesse formato, tanto que na maioria dos projetos em Flat Design, o que se destaca na maior parte das vezes é a variação de cores trabalhadas, além de claro, a funcionalidade por ser um método tão “simples”.
Além do Flat Design, fala-se muito do Flat Design 2.0, onde as cores sólidas têm maior presença e importância, além da inserção de gradientes, sombras e efeitos de borda. No final das contas, é uma evolução de um conceito tradicional visando a melhor experiência do usuário.
Conte pra gente a sua opinião sobre o Flat Design e eu volto em breve!
Abraços,