Sr. GIV explica: Contraste

Sr. GIV explica: Contraste

Estou aqui, para explicar um dos conceitos fundamentais para o design: o Contraste. Continue a leitura e saiba mais sobre como trabalhar com ele.

Olá, parceiro!

O universo do design e toda sua amplitude traz inúmeros conceitos e técnicas. Sendo assim, estou aqui, mais uma vez, para explicar um dos conceitos fundamentais para o design: o Contraste. Continue a leitura e saiba mais sobre como trabalhar com ele em suas peças.

contraste é, basicamente, uma técnica (efeito) aplicado sobre textos, formas ou cores de uma peça gráfica, a fim de destacar e organizar informações (hierarquização das informações), chamando a atenção e facilitando a interpretação do público.

Sua aplicação pode acontecer de diferentes formas, sendo as mais populares:

  • Contraste de cor

contraste de cor é trabalhado, geralmente, entre o plano de fundo e os elementos que o sobrepõem. No geral, as cores com maior contraste entre si, além de prenderem a atenção do espectador, trazem maior conforto aos olhos, facilitando a leitura e compreensão.

Existem diferentes opções que surgem dos círculos cromáticos (utilizando de cores distantes dentro deles), além de poder usar de cores claras com cores escuras, como o clássico preto com branco.

  • Contraste de tamanho

contraste de tamanho é bastante usado em banners e cartazes, por exemplo. É uma das maneiras mais populares de uso do contraste e é eficaz para fortalecer a hierarquia das informações.

Nele, as formas, textos e personagens envolvidos na composição podem ser trabalhados, destacando o elemento mais importante de forma clara e objetiva para quem visualiza.

  • Contraste de tipografia

Os diferentes tamanhos, famílias tipográficas e formatos (itálico e negrito, caixa alta e baixa) e cores são responsáveis por guiar os olhos do leitor e ditar o ritmo da leitura.  

Nesse pôster, notamos o uso dos 3 tipos de contrastes citados. O criador utilizou o peso e tamanho da tipografia para chamar atenção ao elemento principal da arte, além de trazer o contraste de cores.                                                                                    

Neste caso, o uso da fonte em negrito, na primeira peça, colaborou para guiar o leitor para a informação mais importante. Já as cores vibrantes em contraste com o branco, enriqueceram o design e a identidade visual.

O segredo para a eficiência dessa técnica é não ter medo de usá-la. A “ousadia” pode ser sinônimo de organização, fluidez e harmonia. Isso faz a composição ter destaque em meio as outras.

Mas, se atente ao objetivo do projeto e ao público-alvo do mesmo. Esses são pontos fundamentais para que você escolha o melhor tipo de contraste para trabalhar seu layout e surpreender seu cliente.

Espero ter colaborado com sua rotina de trabalho! Caso queira saber mais sobre esse ou outros assuntos, deixe aqui nos comentários.

Conte comigo!

;