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Saiba como vender em marketplace e suas vantagens

Saiba como vender em marketplace e suas vantagens

São várias dicas para você aproveitar e ter muito sucesso.

O mundo da tecnologia permite possibilidades incríveis para quem quer começar a empreender. E, uma inovação bastante utilizada pelos Microempreendedores Individuais (MEIs), é o marketplace. Mas você deve estar me perguntando: “Afinal, o que seria isso?” Eu te respondo! 

O marketplace é um shopping virtual, ou seja, um site colaborativo que permite que pessoas, que trabalham em diversos segmentos, inclusive impressos, façam a venda de seus serviços e produtos através dessa plataforma e, o melhor, com muitas vantagens. Quer conhecer quais são? Então, bora saber tudo!

Por conta da pandemia da Covid-19, muitos empreendedores tiveram que se reinventar e fazer a chamada "transformação digital”. Isso porque, muitos lojistas que atuavam de forma física, tiveram que fechar as portas para evitar aglomerações e, consequentemente, o contágio e novos casos do novo Coronavírus. E para amenizar os impactos causados nas vendas, o Marketplace foi uma ótima saída adotada por eles. 

Inclusive, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fez parceria com uma rede de marketplace para ajudar os negócios menores a fazer essa imersão no mundo digital e continuar conseguindo a sua fonte de renda.

Em 2020, o marketplace teve um aumento de 52% acima do total do mercado e resultou em 73,2 bilhões para a categoria, segundo o site do E-commerce Brasil. Também foram recebidos 148,6 milhões de pedidos nestes sites durante o mesmo ano. O ticket também está em alta, sendo de R$ 493, 10 % a mais que no ano anterior Entre as categorias que estão com mais pedidos feitos pelos consumidores são: moda e acessórios, além de casa e decoração. Já deu pra perceber como vale a pena investir no serviço, né? 

Então, se você não possui um e-commerce próprio ou quer estar em outros sites de venda além do seu, precisa entender como funciona o marketplace. Vou começar falando sobre as suas responsabilidades e a do site. Geralmente, as plataformas colaborativas têm a função de disponibilizar a estrutura digital no processo de vendas, com a implantação de formas seguras de pagamento e já realizar a integração do cálculo do frete, além das despesas da estrutura. 

Já o empreendedor precisa fazer a produção do material adquirido no site, ter o cuidado com as embalagens, principalmente se for alimento ou algum material que quebre, realizar a logística do pedido para que ele seja entregue certinho no endereço do cliente e também ter um ótimo pós-vendas, caso o usuário entre em contato ou você queira saber a opinião dele em relação aos seus serviços.

Mas para você começar a vender, precisa saber quais são as principais plataformas que oferecem esse serviço. São elas: Americanas, Mercado Livre e Magalu.

Americanas: o marketplace da Americanas possui 2,3 bilhões de visitas e tem mais de 15 milhões de clientes ativos. Quem pode vender no site são: MEIs, distribuidores, indústrias, lojas físicas, ME e lojas virtuais. Tem condições especiais no pagamento, sendo por cartão Americanas e Ame, que oferece o cashback, além da retirada em algumas das lojas da rede. A comissão para a loja é de 16%. Para participar, é preciso fazer o cadastro, que passa por uma análise logo em seguida. Caso aprovado, você faz a configuração da sua loja e cadastra os produtos. Depois, é só acompanhar os pedidos e o resultado de vendas.

Mercado Livre: o mercado livre atua na América Latina com mais de 44 milhões de compradores em sua plataforma colaborativa e mais de 1 milhão de produtos vendidos por dia. Para criar a conta, você precisa acessar o site da marca e selecionar a opção criar a sua conta e cadastrar os seus dados ou da sua empresa. Já logado, você escolhe a opção vender, coloca um título para o anúncio, seleciona a categoria e configura os dados do produto, como: fotos do produto, quantidade em estoque, variações do produto, código universal do produto e ficha técnica. A comissão é fixa, dependendo do tipo de anúncio que tenha feito: Gratuito, Clássico ou Premium.

Magalu: a rede Magalu possui mais de 900 lojas em todo o Brasil, fazendo o marketplace em lojas físicas também, o que a torna uma plataforma multicanal. Ela também possui o serviço de logística com mais de 9 mil transportadores e Magalu Entregas, além do Magalu Pagamento e Magalu ADS. 

É importante ressaltar a leitura dos termos de contrato de cada uma delas. Assim, você terá mais confiança quando for cadastrar a sua loja e não ter surpresas quando já tiver iniciado os seus anúncios no marketplace.

Legal, né?

Ah, mas vem uma parte interessante da nossa conversa. Dentro dessas plataformas, há vários concorrentes, certo? Por isso, lá se vão algumas dicas para você se destacar no marketplace. 

Imagem: sempre insira imagens e fotos com boa resolução e posições diferentes do produto, preferencialmente com o fundo branco.

Palavra-chave: os marketplaces possuem ferramentas de busca. Então, pense bem nas palavras-chave para que os clientes encontrem o seu material.

Descrição do produto: os clientes precisam ter mais informações sobre o que está ofertando, como cores, tamanho, peso, funções, vantagens e garantia, por exemplo. Por isso, escreva os detalhes dele de forma clara e objetiva.

Vídeo: uma forma diferente para apresentar o seu produto aos consumidores e sua forma de uso. Costuma ser uma estratégia de atração de clientes.

Resposta imediata: como a maioria dos dados na internet, os usuários buscam por informações rápidas. Então, esteja sempre pronto para atender às perguntas do seu cliente, para convencê-lo a comprar o seu produto.

Para recapitular as vantagens de começar a vender no marketplace, não se esqueça que:

  • Há o uso de sistema de pagamento integrado

  • Reconhecimento da marca no mundo digital

  • Possibilidades de fretes com condições diferenciadas

  • Alto fluxo de usuários e visitantes

  • Usabilidade, segurança e oferta

Viu só, quanta informação sensacional para o seu empreendimento ou pequenos negócios?! E, agora, já está preparado para melhorar os seus resultados no mundo digital com o marketplace? Então, bora cadastrar a sua loja e começar a vender muito!

Boa sorte!

Ana Costa autor (a)

Ana Costa

Autor (a)