Quando modernizar seu logotipo

Quando modernizar seu logotipo

Será que está na hora de mudar o seu?

O logotipo de qualquer marca é uma porta de entrada! Geralmente, ele carrega elementos que sejam representações do que a instituição tem a oferecer. De uns tempos pra cá, diversas empresas sentiram a necessidade de se atualizar, mudar a identidade visual e se modernizar, começando justamente pelo logotipo.


Existem alguns motivos para que esse tipo de atitude seja tomada e o Sr GIV trouxe alguns deles que podem se encaixar, inclusive, no seu negócio. 


A primeira é, sem sombra de dúvidas, modernização! O mundo evolui constantemente e as empresas que querem se manter no mercado, precisam acompanhar as constantes mudanças. Já se foi a época onde investir somente em qualidade bastava! Hoje, o que vale é o “conjunto da obra”. 


É preciso sim, ter uma boa qualidade no que é oferecido, seja produto ou serviço! Mas aliado a isso, uma boa construção visual é imprescindível, ela atrai o cliente. Com isso, a modernização se faz necessária, já que modernizar a logomarca vai simbolizar a preocupação da empresa com a aparência, com o que vai expor ao cliente. 


Outro motivo para mudar a logomarca é a necessidade de “renascimento”! Eu sei, pode ter soado estranho, mas é basicamente isso. Às vezes as vendas não estão gerando um bom lucro, ou simplesmente a marca merece uma total repaginada, começar do zero. Uma boa estratégia para fazer essa mudança é mudar a logomarca, realmente fazer com que ela renasça com um novo “rosto”. 


Nessa mesma linha de pensamento, a mudança de logo pode ser necessária pela evolução da marca. Calma, o Sr GIV explica! 


A marca mudou, os produtos e serviços oferecidos se modernizaram e a logomarca não condiz mais com o que a empresa proporciona! É como um diálogo em duas línguas diferentes, sem que um lado compreenda o outro. A melhor coisa a se fazer é unificar os idiomas, ou seja, construir uma logomarca que transmita a informação que o negócio está oferecendo. 


Isso também acontece no caso da logo não transmitir a essência da empresa. Imagine por exemplo, uma empresa de móveis vintage, que remetem há anos passados, com um logo super moderno, cheio de elementos contemporâneos, formas geométricas que esbanjam tecnologia. Não se encaixa, percebe? O logo precisa transparecer a essência da marca. 


A logomarca precisa expor o que a empresa tem a oferecer, de uma maneira que se torne símbolo do que será encontrado ao adquirir determinado produto ou serviço. Quando isso não estiver acontecendo, é importante realizar mudanças. 


Outro ponto que pode ser determinante para essa mudança, é com certeza, a busca por novos públicos. A conquista de um novo público-alvo, é uma um excelente motivo para alterações da logomarca.


Quando o objetivo é conquistar um novo público, vale dizer que: o reconhecimento é necessário. Isso é porque, se o logo ficar muito diferente do original, pode impactar e atrair uma nova gama de clientes, que serão atraídos pela novidade! Mas, causará estranhamento em seus clientes fidelizados, pois pode ser que eles não se identifiquem mais com a nova personalidade da empresa.


Então, principalmente no caso de marcas que estejam há certo tempo no mercado, é importante unir o novo ao que já está consolidado, ou seja, fazer mudanças sem esquecer do que já deu certo. Essa união atrai os novos clientes, sem causar desconforto nos que já são parceiros fiéis.


Um dos motivos mais comuns para mudanças é a adaptação para redes sociais. A Internet é um veículo que ajuda toda e qualquer empresa a crescer e se expandir! Portanto, a maioria dos setores optou por entrar nas redes sociais para a divulgação de seu negócio e produtos. Mas, nem todos conseguiram se ajustar tranquilamente. Diversos setores necessitam mudar o logo, a identidade visual e até mesmo a linguagem.


Como a linguagem usada nas mídias sociais é mais descontraída, algumas empresas precisaram se adequar. Isso causou mudanças, principalmente quando falamos sobre identidade visual. 


As redes sociais ajudam as marcas a se aproximarem de seus clientes. Elas permitem uma comunicação de mão dupla, mas para isso, a linguagem visual e escrita da empresa precisa estar devidamente adequada às mídias. 


E por último, um ótimo motivo para fazer a modernização do logo é, se o mesmo foi desenvolvido pelo dono do negócio, sem estratégias de marketing e sem auxílio profissional. Isso porque, um profissional estudaria a marca e entenderia a proposta a ser passada pela logomarca. 


Quando uma empresa se encaixa em uma das situações acima, é a hora de pensar em uma reformulação. 


Mas se você está começando agora o seu negócio e não tem como contratar um profissional, aqui tem dicas de como criar um logotipo, vale a pena conferir.


Até a próxima!      

Acza Tertuliano autor (a)

Acza Tertuliano

Autor (a)

;