Qual o tamanho ideal para cartões de visita?
Saiba como montar o cartão ideal
O cartão de visita é a melhor apresentação para um profissional ou para uma empresa. Ele é considerado uma porta de entrada para parcerias e novos clientes, mas você sabe qual o tamanho ideal?
Existem alguns padrões no mercado gráfico nacional e internacional, são eles:
Canadá e EUA é 89mm x 51mm;
Europa Ocidental é 85mm x 55mm;
Europa Oriental é de 90mm x 50mm;
Brasil e América Latina é de 90mm x 50 milímetros;
Mas, aí você se pergunta: só posso fazer por essas medidas? A resposta é não! Isso porque, o cartão de visita deve imprimir a personalidade do empreendedor ou da empresa, seguindo uma ideia ou ideal próprio, sem necessariamente usar padrões.
Os modelos devem servir como base, mas não como regra! Até porque um dos formatos mais usados no território nacional é o de 48mm x 88mm e não 90mm x 50mm, como se era esperado.
Um cartão deve ser bem estruturado e ter características que transmitem a identidade visual de quem irá entregar! Isso significa que, as cores, as fontes e o logotipo devem transparecer o conteúdo que ele carrega, por exemplo, se você pegar um cartão com um símbolo de balança, provavelmente já saberá que se trata de um advogado ou escritório de advocacia.
Outra coisa que também torna o cartão atrativo, é imprimir com um acabamentos diferentes, como oval, cantos arredondados, corte folha ou até mesmo, deixar a criatividade solta e desenvolver um corte personalizado, como nos exemplos abaixo:
Transmitir no cartão o que a empresa ou você mesmo tem a oferecer, pode fazer com que novas oportunidades apareçam.
A GIV Online tem em seu catálogo formatos e dimensões para todos os gostos, mas antes de enviar o seu material para a impressão, é preciso desenvolver a arte que será impressa e, nesse momento, a atenção deve estar em cada detalhe.
Use um programa que te deixe confortável e seguro na hora de usar a criatividade, e o mais indicado é o CorelDraw, mas isso, assim como as dimensões, não é uma regra.
As cores de fundo do cartão precisam “conversar” com a identidade visual da marca e o substrato também.
O papel para cartão de visita mais escolhido é o couché, já que ele possui variações que podem ser: fosca, brilhosa e com verniz, dentre muitas outras opções.
Além disso, a hierarquia em que as informações serão colocadas não pode causar poluição visual, ou seja, evite colocar muitas informações sobrepostas. Uma boa maneira de evitar isso é usar a impressão de cartão de visita frente e verso, assim, as informações podem ser distribuídas de forma equilibrada.
Colocar características que remetem ao tipo de serviço ou produto que será oferecido é uma boa estratégia para chamar a atenção do público-alvo! Mas, fora isso, existem informações essenciais, que são indispensáveis como:
Logotipo;
Nome da empresa ou da pessoa física;
Contato, como telefone e email;
Mídias sociais;
Quanto mais preciso e informativo for, melhor! Afinal, o objetivo do cartão de visita é facilitar o contato, então com as informações bem dispostas, é mais fácil que essa comunicação aconteça.
Contudo, é visível que o tamanho ideal, para qualquer cartão de visita, é aquele que se encaixa melhor com as necessidades de quem o está desenvolvendo, já que é no desenvolvimento que será decidido quais informações serão impressas.
Agora que você já sabe o tamanho ideal e como montar o seu cartão, manda pra GIV Online e garanta a melhor impressão para a sua arte.
Até a próxima!
Acza Tertuliano
Autor (a)