Produtos impressos e os nossos sentidos

Produtos impressos e os nossos sentidos

Veja como os sentidos e os impressos se relacionam!

Quando o garçom do restaurante lhe pergunta “Você gostou da comida”? Caso responda de maneira afirmativa, o seu sentido do paladar disparou sentimentos positivos dentro de você. Como o seu sentido do paladar realmente funciona?

Historicamente, o sentido do paladar – é denominado um sentido de proximidade – e vital para a sobrevivência. Os nossos ancestrais o usaram para testar se o alimento ainda era comestível. Por exemplo, eles preferiam ficar longe de plantas com gosto amargo ou azedo já que estas poderiam até ser venenosas.

 

O fator X para papéis comestíveis

Falando de maneira simplificada, as células sensoriais do paladar encontram-se na língua. Nós podemos distinguir cinco sabores: Doce, azedo, salgado, amargo e umami (chamado assim pelo seu descobridor, porém mais conhecido como “sabor picante”). Até aqui, tudo bem. E o que este sentido tem a ver com materiais impressos? A resposta está na cara, ou melhor na ponta da sua língua: Papéis comestíveis são disponibilizados em grande variedade de sabores. O papel pode até ser impresso com corantes de alimentos, já amplamente utilizado na decoração/personalização de doces, bolos, cupcakes, biscoitos, etc.

Matérias impressas em papéis comestíveis com certeza causam uma surpresa. Sejam com ou sem conteúdos. Quem resiste à tentação em experimentar a comestibilidade anunciada de papéis e deixar o seu sabor fundir na sua boca? Qualquer um que já adquiriu um gosto por esta descrição de papéis poderá afirmar: Você pode comprar papéis comestíveis em muitos quiosques e livrarias.

 

Aprimore os seus ouvidos

Nós também percebemos materiais impressos pelos ouvidos. Por exemplo: Muitas pessoas gostam do som quando páginas de jornais, revistas ou livros são folheadas. A razão disso é simples: A maioria entre nós conhece este som desde a infância, sendo algo familiar e desperta sentimentos positivos.

Muitos sentem falta destes sons quando usam as versões digitais dos jornais, revistas e livros. Tecnologias de ponta permitem a indústria das artes gráficas integrar elementos acústicos adicionais nos seus produtos impressos, e assim valorizam o tão importante sentido da audição.

 

Livros infantis com sons

Antecipando-se a todos, produtores de livros infantis estão focando cada vez mais na incorporação de um máximo possível de experiências sensoriais – além dos efeitos visuais e hápticos, estímulos acústicos também encorajam a leitura e contribuem para uma melhor compreensão. Jovens e crianças pequenas experimentam assim de maneira divertida de escutar uma vaca demonstrada na página do livro infantil, por exemplo. Um tecido pode até similar a suavidade do toque na sua pele. Quanto mais níveis de percepção são despertados, maiores serão a aprendizagem e a diversão. Finalmente, sejamos honestos, nós adultos também apreciamos livros que fazem apelos a vários sentidos.

 

Acabamento eletrônico e publicidade

Avanços tecnológicos permitem a produção e posterior venda de cartas de jogo (baralhos) com efeitos sonoros a custos razoáveis. Por exemplo, os mostruários com grande seleção de cartões de felicitações também disponibilizam cartões com efeitos sonoros. O efeito surpresa é garantido porque a experiência de abrir o cartão desperta alegres emoções. As ideias usadas são cada vez mais peculiares e diferenciadas.

Enquanto a canção de “Happy Birthday to you” ouvíamos ao abrir praticamente cada um dos cartões no passado, hoje muito mais melodias são introduzidas em impressos, e muitos destes cartões já contêm chips nos quais você pode carregar suas próprias mensagens ou melodias – para a grande alegria e surpresa dos destinatários. A indústria da publicidade também está usando as vantagens destes efeitos especiais. Por exemplo, usando soluções em embalagens refinadas eletronicamente para garantir uma aparência surpreendente, ou seja, a imaginação não possui fronteiras.

 

Uma coisa boa

Por último, mas não menos importante, os materiais impressos também são percebidos pelo nariz. De fato, na indústria de artes gráficas, o sentido do olfato (cheiros) também pode ser processado em produtos impressos mediante tecnologias já existentes e com a ajuda de máquinas apropriadas. Faixas de perfume em propagandas de revistas femininas são conhecidas há muito tempo. Em combinação com tintas para raspar, revestimentos perfumados ganham crescente popularidade e são usados cada vez mais em malas diretas ou como tiras de teste (amostras) em todos os tipos de produtos (por exemplo: em embalagens de difusor de ambiente ou de essência aromática para tecidos).

O truque é simples: O odor é liberado mediante a raspagem da tinta ou a aplicação de pressão sobre as microcápsulas parcialmente ou totalmente impressas, contendo as fragrâncias. Quando estas microcápsulas estouram, liberam o perfume fino de maçãs frescas, rosas delicadas, âmbar oriental, anis natalino e muito mais.

 

Revestimentos perfumados impactam

Revestimentos perfumados despertam emoção e garantem que a propaganda se torne algo especial e diferenciado. O uso de revestimentos impressos já é comum em algumas indústrias. Por exemplo, a indústria cosmética usa revestimentos perfumados nas suas embalagens, e comerciantes de automóveis os utiliza nos seus catálogos para estimular o aroma dos seus assentos revestidos de couro. O mundo das fragrâncias é praticamente infinito. Muitas ideias são concebíveis e estão à espera do momento ideal para serem implementadas.

Conclusão: Nós percebemos o mundo através dos nossos cinco sentidos. E todos os sentidos podem ser despertados com produtos impressos.

Desejo a cada um de vocês boa sorte nos desenvolvimentos e implantações!


Fonte: Blog Müller Martini

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