O que são e como funcionam as franquias
Franquia: uma garantia maior de sucesso para quem quer empreender.
Você já viajou para outra cidade, estado ou até país, ficou com fome e entre várias opções de Fast-Food acabou indo naquele com o M gigante na fachada, para comer o lanche que você já conhece, talvez por medo de arriscar algo novo e não gostar? Pois é, você estava recorrendo a uma opção chamada Franquia, mas você sabe o que é, o motivo de serem tão iguais e como fazer parte de uma?
A Franchising Empresarial, ou Franquia, como é popularmente conhecida é um sistema de negócio onde o Franqueador (que é o dono da marca) cede ao Franqueado (pessoa com vontade de ter o próprio comércio) o direito de usar o nome, marca, logo, know-how e todo o modelo de negócio que pertence ao franqueador.
Esse modelo de negócio começou na década de 50, mais especificamente no ano de 1850, quando a fabricante de máquinas de costura Singer passou a licenciar comerciantes que tinham interesse em vender seus produtos. Na época, a marca queria crescer, mas não conseguia se expandir sozinha, então passou a fornecer a outras pessoas suas máquinas e seu nome para que elas vendessem. Assim, conquistou uma porcentagem do lucro como retorno financeiro.
No Brasil, a franquia começou na década de 1960, através das escolas de idiomas, as pioneiras foram Yazigi e CCAA, mas foi só dez anos depois, em 1970, que passou a ser visto como uma forma lucrativa de expansão. Neste período, marcas como Boticário e Água de Cheiro decidiram entrar no ramo de Franchising.
Mas como criar esta estratégia, se tornar um franqueado e um franqueador? Essas são perguntas que irei responder a partir de agora.
Uma franquia começa de um modelo de negócio que deu certo. Isso é representado por um serviço de qualidade, um logo marcante com um design inovador e um know-how próprio, desenvolvido para atrair clientes. Com o sucesso, esse negócio sente a necessidade de se expandir, mas isso demanda tempo, dinheiro e uma infraestrutura maior. Então, é nesse momento que o franqueador procura pelo Franchising Empresarial, e pelo franqueado, que vislumbrou no negócio que já é bem sucedido uma oportunidade de crescer e se tornar um empreendedor.
O processo para se tornar um franqueado envolve várias fases! A primeira é uma autoavaliação, na qual se deve pensar se realmente quer investir, pensar como será a adaptação e pesar os prós e contras.
É preciso ter consciência de que há algumas limitações, já que se deve obedecer às normas e padrões já instituídas pela marca na qual irá representar, mas em compensação, se você está optando por abrir uma franquia significa que essas “regras” foram o que fez a marca dar certo.
O know-how é padronizado, além de todas as características exigidas pelo franqueador. O know-how é nada mais que o conhecimento prático sobre determinada coisa, ou seja, alguém já adquiriu a experiência necessária para o sucesso e vai te ensinar, para que você possa obter os mesmos resultados.
É preciso investir um valor inicial, que pode ser pago apenas uma vez ou a cada renovação do contrato, para ter os direitos sobre a marca. Também é necessário o pagamento de taxas mensais ou royalties ao franqueador, que geralmente são as mesmas, independentemente do segmento. Essas taxas podem ser um valor fixo, um percentual sobre a venda de determinado produto ou uma porcentagem do faturamento.
Além dessa taxa mensal, também é cobrado do franqueado um determinado valor para o fundo de propaganda, que assim como o royalties, pode ser um fixo ou um percentual do faturamento. Esse valor é para que o proprietário da patente invista no marketing da marca, com propagandas em diferentes meios de comunicação, banners, folders e toda forma de divulgação.
Todo o investimento é recompensado! O franqueado contará com um suporte na gestão da parte do franqueador, além de não precisar se preocupar com o marketing e com a criação de um modelo de negócio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de mortalidade de franquias é de 5% até dois anos depois da abertura, ou seja, a cada 100 franquias abertas apenas 5 são fechadas em um prazo de até 24 meses. Segundo o Sebrae, esse índice em empresas normais é de 23%. Hoje, as franquias representam 2,7% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.
No Brasil, quem adere ao sistema de franquias, principalmente da parte do franqueado, precisa se adequar a Lei de Franquia N.° 13.966/2019, priorizar e obedecer os tópicos referentes ao COF (Circular de Oferta de Franquia) é imprescindível para que o investimento dê certo. A Circular de Oferta de Franquia deve ser entregue pelo Franqueador ao Franqueado 10 dias antes da assinatura de qualquer contrato, contendo todas as informações exigidas pela lei e, caso isso não seja respeitado, qualquer contrato pode ser anulado.
Algumas das informações que devem conter no COF são:
Histórico resumido do negócio franqueado;
Balanços e demonstrações financeiras da empresa franqueadora, relativos aos 2 (dois) últimos exercícios;
Especificações quanto ao total estimado do investimento inicial necessário à aquisição, à implantação e à entrada em operação da franquia;
Especificação precisa do prazo contratual e das condições de renovação, se houver;
Requisitos quanto ao envolvimento direto do franqueado na operação e na administração do negócio;
Se tornar um franqueador e um franqueado exige deveres e oferece direitos para ambas as partes, por isso é de extrema importância a avaliação de todos os prós e contras antes de qualquer decisão.
Agora, o Sr GIV tem algumas dicas para quem quer tornar o comércio em uma franquia:
Primeiramente, invista em propaganda para o crescimento da sua empresa. Divulgação é o primeiro passo! Contar com um bom Designer para desenvolver com ele uma identidade visual para a marca é uma dica “que vale ouro”.
No caso de setores da área da alimentação, procure desenvolver cardápios bem elaborados, atrativos e que possam se tornar padrões em todas as redes, assim o cliente saberá onde encontrar o que ele procura, e não precisará gastar muito tempo pra isso.
Também é importante fazer uma pesquisa de mercado com franquias com o mesmo segmento que o seu, assim pode-se ver o que elas usam como diferencial e assim ter insights.
Para quem ainda não possui um modelo de negócio ou está avaliando o mercado para saber no que investir, aqui vai algumas dicas:
O Marketing e o Design Gráfico são áreas que têm crescido muito nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia causada pelo Covid-19, pois depois desse período muitos brasileiros optaram por investir no próprio negócio. Mas o que isso tem de relação com o Marketing e o Design Gráfico? Cada vez mais pessoas estão procurando profissionais dessas áreas para que eles criem uma identidade visual para assim poderem vender seus produtos caracterizados.
E-commerce é outro ramo que vale a pena investir! Independente do segmento, vender pela internet é um novo meio de consumo que veio para ficar e, empresas dessa área também podem ter franqueados, que vendem em diferentes plataformas produtos fornecidos por uma determinada marca.
Mas para aqueles que têm como fazer um investimento maior, é uma boa opção procurar empresas consolidadas! Pesquisar as áreas que estão em alta também é válido nesse caso e, alguns ramos que estão em constante crescimento são:
Saúde e Bem Estar - academias e clínicas de estética estão sendo muito procuradas, todos estão preocupados em se cuidar.
Alimentação Saudável - Não é segredo pra ninguém que o modo de pensar em comida tem mudado e investir em comida saudável pode ser uma ótima opção.
O mercado de franquias é grande e está sempre em desenvolvimento, mas ele é igual coração de mãe: sempre cabe mais um! Então se você tem desejo de entrar, leve em conta todas as minhas dicas, também leia sobre estratégias de divulgação e não esqueça de investir em um Logo bem atrativo. Fique de olho no blog, o Sr Giv sempre tem dicas valiosas para você!
Um abraço e até a próxima!
Acza Tertuliano
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