O que ninguém te contou sobre Registro de Marca

O que ninguém te contou sobre Registro de Marca

Descubra a importância e o passo a passo para deixar sua empresa mais segura!

Registo de Marca

Veja a importância do Registro de Marca e um passo a passo de como registrar!

O Sr. GIV está sempre falando sobre marca e dando dicas para você valorizar a sua, né? Mas a pergunta essencial é: a sua marca já está registrada? Ou, você sabe o que é um registro de marca? Então, fica aqui, que ele vai te guiar direitinho pra você deixar a sua assegurada. 


O que é um Registro de Marca?

 Pois bem, o Registro de Marca nada mais é que um título emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com a função de dar propriedade e direito de uso da marca com exclusividade, no segmento de atuação e apenas em território nacional! O que isso significa? Que sua marca não pode ser usada por ninguém, a não ser por sua permissão.


Sem fazer esse registro, a empresa corre o risco de ter sua marca usada por outros, e até registrada por organizações do mesmo segmento. Ou seja, pode ser de certa forma “roubada” por outras pessoas, por isso, é importante fazer esse registro. 


O processo para efetuar o registro dura em média 12 meses, mas esse prazo pode ser menor ou maior, dependendo da documentação pedida, das reviravoltas do processo, como no caso de outra empresa alegar que você e/ou sua empresa está cometendo plágio, uma averiguação mais aprofundada provavelmente aumentaria os meses.


Depois que o registro for concluído, ele tem a duração de 10 anos, precisando ser renovado no final de cada período, e quando isso é feito, um novo prazo de mais 10 anos é concedido. Um detalhe que vale ser citado é que, a posse da marca pode ser doada, vendida e até herdada. 


Para fazer o registro de marca, é preciso realizar o pagamento da taxa, que varia de acordo com a categoria registrada na INPI, que podem ser: 


Marca nominativa

- formada de uma ou mais palavras. 

Marca figurativa

- formada por desenho, imagem, símbolo, figuras, formas fantasiosas de letras, algarismos, ideogramas e etc.


Marca mista

- essa é composta basicamente pelas duas anteriores, sendo uma mistura de elementos nominativos e figurativos. 



Marca tridimensional

- esse tipo de marca se refere a forma plástica/forma física de um produto, ou qualquer embalagem/objeto, que é diferente das que já existem no mercado, algo inovador e característico da empresa que criou.


Além de decidir a categoria, outra coisa que precisa ser definida é o ramo de atuação da empresa, já que isso influencia não só no processo de registro, mas em todos os outros aspectos. Vou dar um exemplo! Um mesmo nome pode ser usado em mais de um ramo de atividade, porém, a mesma marca não pode pertencer a duas empresas de um mesmo segmento empresarial. Por isso, é preciso especificar isso logo no início.


Você conhece a importância e vantagens do Registro de Marca?


Bom, já expliquei o que é o tal do “Registro de Marca”, mas você sabe qual sua importância e quais vantagens podem trazer ao seu negócio? Vem cá, que o Sr. GIV explica.


Para começar, SEGURANÇA! Imagina você consolidar sua empresa no mercado, se tornar referência, ficar conhecido e, por não ter feito o registro de marca, acabar perdendo o nome pelo qual todos conhecem sua empresa e seu trabalho. Isso pode acontecer, pois se outra pessoa registrar sua marca antes de você, o direito de uso passa a ser dessa pessoa ou companhia. 


O que isso significa? Que você provavelmente teria que recomeçar, pois todos sabem como uma mudança de nome pode desestabilizar os negócios. O registro garante segurança, exclusividade, e ainda passa credibilidade aos clientes, afinal, a marca será SUA!


A proteção do registro também dá uma garantia maior de lucro, porque a empresa sente mais liberdade para investir em novos produtos, serviços e projetos, como a abertura de franquias. Sim, abertura de franquias. Quando um negócio gera um bom retorno financeiro, porque não expandir, né? E como você é dono da marca, tem a possibilidade de abrir franquias, com o mesmo nome, oferecendo os mesmos produtos e serviços. 


Lembra da taxa paga para se registrar? Ela pode ser vista como um investimento, já que garante que futuramente não terá gastos com indenizações, multas e etc! 


Se interessou? Quer saber como fazer para cadastrar sua marca? Então continua aqui por que o Sr. GIV trouxe um passo a passo para você, com uma explicação incrível.



E aí? Já sabia como fazer seu registro? Além desse passo, outra coisa muito importante para dar valor à sua empresa é cadastrar ela no Google Meu Negócio, pois isso dará uma visibilidade à marca! Espero que tenha curtido as dicas!


Até a próxima com a GIV Online

Acza Tertuliano autor (a)

Acza Tertuliano

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