O que ninguém te contou sobre Marketing B2B

O que ninguém te contou sobre Marketing B2B

Estratégia certa para captação de Leads

Marketing B2B

Já falei aqui de várias estratégias diferentes para atrair o público-alvo, principalmente com a finalidade de esclarecer algumas áreas do marketing e fazer com que você entenda de um jeito mais simples o que é, e principalmente, como funciona cada uma delas! E adivinha o que vim fazer? Trazer mais uma! Dessa vez, vim falar do Marketing B2B, que vem da expressão em inglês business-to-business, ou seja, de “negócio para negócio”, ou de “empresa para empresa”. Ficou curioso? Então, continua aqui que o Sr. GIV explica tim tim por tim tim! 


Quando falo da estratégia Marketing B2B, me refiro a empresas que vendem produtos e/ou serviços para outras empresas, portanto, seus métodos de negociação e de venda, são voltadas à outras instituições, e não ao que você e eu chamamos de consumidor final, que é a pessoa física. 


Essa negociação tem como objetivo atrair empresas, que estão em busca de produtos que serão revendidos, ou servirão de matéria-prima para outros produtos/serviços! Mas, como já se sabe, não existe só essa forma de negociar, afinal, grande parte das empresas tratam diretamente com o cliente final, não é mesmo? Elas fazem o que é conhecido como B2C, que ao contrário do anterior, esse é de “empresa para consumidor”.


O B2C (business-to-consumer), é o famoso cliente final que compra o produto na maioria das vezes para consumo próprio, e não para revenda ou algo do tipo. Ele não representa uma instituição, e nem costuma ter um ticket médio alto, que é o valor médio gasto em produtos. Diferente das grandes empresas, que compram em grandes quantidades, visando o lucro que terão em cima daquele produto. 



Para falar sobre o Marketing B2B é importante entender as diferenças entre B2B e B2C! Eu trouxe algumas, olha só:


Começando pelo processo de venda, o B2B possui um prazo maior para obter resultados, pois tem como intuito conquistar de fato o cliente, com estratégias pensadas na sua fidelização, como Inbound Marketing, oferecendo conteúdos relevantes, informativos, detalhados e que realmente tem muito a agregar! Uma estratégia muito usada é oferecer conteúdos que demonstrem como o que está sendo vendido pode beneficiar outros negócios e como irá ajudar no crescimento econômico.


O B2C busca uma venda “mais rápida”, sem tanta intensidade e sem se aprofundar tanto no relacionamento com o cliente, oferecendo conteúdos interessantes, mas sem ser tão minucioso e com uma linguagem mais despojada, já que visa em sua maioria, falar com o consumidor final, e não com instituições e/ou sócios investidores das mesmas! 


Por último, as campanhas para atrair cada um desses públicos é uma das questões que posso dizer com toda certeza, que torna eles bem diferentes! Enquanto o B2C pode ser conquistado com campanhas mais humanizadas, que exploram o emocional, como os comerciais que usam cenas comoventes para atrair os consumidores, o B2B é mais prático, e geralmente para ser conquistado, precisa ver quantos benefícios aquele produto/serviço pode levar à empresa.


Agora que você já entendeu as diferenças, deve estar se perguntando: mas como faço para investir em Marketing B2B e conquistar cada vez mais clientes fiéis? Fica aqui, que o Sr. GIV tem dicas ótimas para você! 


Assim como na maioria, se não em todas as estratégias de marketing, o primeiro passo e também a dica essencial do B2B é definir uma persona! Você precisa saber a quem está se dirigindo no momento de desenvolver suas campanhas, e não existe jeito melhor de fazer isso do que determinando a persona dos seus clientes. 


Boa estratégia de marketing, acima de tudo! Parece estranho falar de estratégia de marketing, quando se está dando dicas a respeito disso, mas é a realidade. Saber atrair os clientes é essencial no Marketing B2B, e existem diversas maneiras de fazer isso. Entre elas, são:


  • Matérias de blog, usando o critério de otimização para mecanismo de busca (SEO) do Google. Assim, as pautas poderão chegar a cada vez mais pessoas, e alcançar mais empresas. 


  • E-mail Marketing, que é um dos melhores meios para se relacionar com os clientes, oferecendo conteúdos informativos e atrativos.


  • Campanha de rede social! As redes sociais são essenciais para captação de leads, e é claro que no Marketing B2B isso não seria diferente, né? Então, use e abuse dessa ferramenta para atrair a atenção do seu público-alvo, ou, como dissemos, da sua persona!


  • Eventos são excelentes para atrair o público, além disso, são ótimos para promover seu produto e ainda oferecer conteúdo relevante através de palestras. 


  • O YouTube continua sendo uma das principais ferramentas usadas para captação de clientes, já que conta com mais de 1 bilhão de usuários. Muita gente, né?! Portanto, ele é uma ótima opção para ser usada em suas campanhas. 


Quando se trata de atrair clientes e torná-los fiéis, parceiros, o B2B é uma ferramenta ideal, já que com ele o processo de captação, fidelização e pós-venda, faz com que criem um relacionamento com a empresa, e passem a usar os produtos/serviços sempre que necessário. 


E aí? Você já conhecia essa estratégia usada para atrair cada vez mais leads? E falando neles, aqui no blog tem uma matéria incrível sobre Marketing Interativo que vai ajudar ainda mais na fase de conhecer o público de maneira mais profunda! 

Veja também o Cartão de visita Personalizado.

Espero que tenha gostado! Até mais. 

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