O que é TOMBO e como fazer da forma correta? Aprenda agora!
O segredo é virar a sua arte para a posição horizontal antes de mandar para a impressão! Vem cá que eu te conto.
Com certeza, você já precisou enviar um arquivo para a gráfica com formato na vertical e não sabia como fazer o fechamento da arte, né? Isso porque, nestes casos, é preciso fazer um processo diferente e fazer o tombo do arquivo. Mas, afinal, o que é tombar uma arte?
Este termo é muito presente dentro do mundo do Design Gráfico e significa fazer a rotação do arquivo para a posição horizontal. Dessa forma, a frente e o verso do seu impresso seguirão a mesma orientação. Assim, no momento da impressão, evita que a sua criação tenha imprevistos e saia com uma parte de cabeça para baixo, por exemplo.
Você pode precisar fazer o tombo da arte para produtos como marcadores de página, folhetos, panfletos e flyers, cartões de visita, postais e demais layouts que você criar e esteja na vertical.
Por exemplo, você precisa de um cartão frente e verso para ser entregue aos clientes e, este, precisa estar na vertical para a proposta da arte estar certa e você ter o resultado esperado com na atração das pessoas.
Para isso, você vai precisar encaminhar a frente da sua arte com o topo para a esquerda e rotação de 90°, já no verso, o topo ficará rotacionado para a direita, com -90° de rotação.
Em casos de aplicação de verniz, você também precisa estar atento à máscara, pois precisa seguir a mesma orientação para encaixar certinho os detalhes da arte com a camada de brilho.
Tombo:
Tombo com corte especial:
Ah, também há casos de arte com recorte especial. E, se este arquivo precisar de tombo, você precisa mandar a faca correta. Veja o exemplo:
O envio correto da faca precisa estar espelhado, para que não recorte informações importantes da sua arte.
Utilize sempre o gabarito:
É sempre bom lembrar também do uso correto do gabarito. Todos os produtos personalizados no site da GIV possuem um gabarito para te orientar na montagem da arte. Para encontrar é super simples!
Primeiro, você precisa configurar o seu produto com a escolha de cores, tamanho, papel, enobrecimento e acabamento. Ao concluir, as versões do gabarito estarão disponíveis do seu lado esquerdo.
Para fazer a montagem, você precisa seguir as orientações das linhas-guias do gabarito, sendo verde, vermelha e azul.
Linha verde: esta linha representa a margem de segurança do arquivo. Por isso, todas as informações importantes que você deseja que não sejam recortadas precisam estar dentro desta linha.
Linha vermelha: já a margem vermelha ilustra o tamanho final da sua arte. Este será o local de recorte do seu impresso.
Linha azul: a margem de sangria evita rebarbas brancas após o recorte do seu material. Por isso, o fundo da sua arte precisa chegar até esta margem.
Prontinho, agora você tem o passo a passo de como fazer o tombo do seu arquivo e deixar o seu layout perfeito para distribuição. Faça já o seu!
Até a próxima!
Ana Costa
Autor (a)