O que é Social Commerce e como aplicar essa estratégia?

O que é Social Commerce e como aplicar essa estratégia?

Descubra o que é Social Commerce e como aplicar esse modelo de negócio? 

Você já ouviu falar em Social Commerce

Esse termo em inglês significa “Comércio Social”. O Social Commerce é uma forma de unir as atividades de compra do consumidor em uma plataforma online ao mesmo tempo em que interage com outros consumidores, usando elementos das redes sociais. Ou seja, é uma integração entre e-commerce e redes sociais.

Uma pesquisa feita pela PwC Brasil mostra que o Social Commerce tem impactado muito nas decisões de compras de 77% dos consumidores, assumindo um papel cada vez mais importante na jornada do cliente.


O Social Commerce vai muito além de simplesmente vender um produto. Mas, trata-se de disponibilizar ferramentas para interagir socialmente, compartilhando a sua experiência de compra.


Compra online



Confira as principais características do Social Commerce


Avaliações e Comentários para ajudar na decisão de compra de futuros clientes que pretendem adquirir o mesmo produto ou solicitar o mesmo serviço. Baseado na experiência de compra de outros consumidores pode ser um fator determinante para fechar um negócio (ou não), pois os comentários e avaliações, desde que positivos, geram credibilidade e autoridade no segmento. Isso é chamado de prova social e é muito importante para a marca ganhar boa reputação e confiança de quem deseja comprar o produto pela primeira vez.


Compartilhamento de ofertas, cupons de descontos ou lançamentos via redes sociais com familiares e amigos. Até porque, nada melhor do que a tal chamada propaganda boca a boca, um marketing espontâneo que obtém o maior alcance de pessoas.


Influenciadores: exercem um papel fundamental nas redes sociais, capazes de promover produtos e serviços para seus seguidores e assim, influenciá-los na decisão de compra.


Recomendações personalizadas: as plataformas de social commerce usam algoritmos para analisar interesses e comportamentos dos usuários. Sendo assim, recomenda-se produtos com base nas preferências individuais.


Integração com lojas online: algumas plataformas, como o WhatsApp, por exemplo, já permitem que os usuários façam compras diretamente no próprio aplicativo.  


redes sociais



Quais os benefícios do Social Commerce?


Visibilidade - as redes sociais permitem um alcance maior do público. Isso faz com que a marca fique memorizada na mente do consumidor.


Autoridade - principalmente quando há um produto de qualidade e estratégia adequada. Quanto mais mencionado o nome da sua marca nas redes de forma positiva, mais confiança gera aos consumidores.


Proximidade - outro benefício do Social Commerce, é gerar humanização entre a marca e o cliente, gerando mais espontaneidade na interação, aumento de tráfego, engajamento e até mesmo de fidelização.


Empoderamento - o cliente quando ganha voz, ele ganha empoderamento não só no processo de compra, mas no compartilhamento de suas experiências.  


Smartphones e notificações



Como aplicar estratégias de Social Commerce?


Mantenha sua marca conectada nas redes sociais


Escolha o canal que mais faz sentido para o seu público-alvo e crie conteúdos de qualidade de forma que gere interesse, interação e engajamento.


Responda as mensagens


Todas as mensagens, sem exceção, devem ser respondidas em um curto espaço de tempo. Isso mostra que você está comprometido com o seu cliente e aumenta ainda mais a sua boa reputação.


Incentive fazer avaliações


Isso vale tanto para a avaliação do produto, quanto para avaliação do atendimento da loja e a experiência de compra como um todo. É comum ver o campo de avaliações e comentários em e-commerces e marketplaces, e essa prova social é determinante para muitos clientes que preferem conferir antes de ir para o carrinho de compras, os depoimentos de outras pessoas.


Faça parcerias com Influencers


Feche parcerias com influenciadores que tenham relevância nas redes e que tenham um público que sejam suas personas. Dependendo do contrato que você fechar, os influencers podem fazer transmissões ao vivo ou posts e stories patrocinados, com a chance de demonstrar seu produto, oferecer descontos exclusivos e, assim, atrair novos clientes por meio de compras por impulso.


Agora que você aprendeu sobre Social Commerce, acesse o site da GIV Online, a gráfica online que personaliza mais de 20 mil produtos dentre brindes e impressos, e compartilhe conosco a sua experiência de compra com a gente, deixando a sua avaliação e comentário na página do produto e compartilhando nas redes sociais. Acesse já! 

;