O que é proporção áurea e como utilizar

O que é proporção áurea e como utilizar

Ao pensarmos em design, vários conceitos e técnicas invadem nossa cabeça, para facilitarmos ainda mais os seus projetos, veja como aplicar a proporção áurea

Ao pensarmos em design, vários conceitos e técnicas invadem nossa cabeça. E hoje, para facilitarmos ainda mais os seus projetos, parceiro, falaremos o que é e como aplicar a proporção áurea.

Com indícios de surgimento no século V a.c., a proporção áurea, uma constante real algébrica irracional, pode aparecer na arquitetura, nas artes e até mesmo na natureza. Ela é uma técnica da geometria que, a partir de um cálculo, são encontradas noções de proporcionalidade e simetria em forma de retângulos ou espirais – formas estas, sempre encontradas em figuras perfeitas –.

Ela se torna existente quando uma linha é dividida em duas partes e a parte mais longa (a) dividida pela parte menor (b) é igual à soma de (a) + (b) dividida por (a), resultando em 1.618.  

Assim, a partir da divisão, retângulos perfeitos com as mesmas proporções são encontrados, e quando traçada uma linha seguindo a direção dos mesmos, encontramos a espiral. 

Mas como exatamente isso pode colaborar para o seu trabalho de design? Bom, apesar de ser um tanto quanto complexa, a proporção áurea está bastante presente do desenvolvimento dos projetos desta área e colabora, por exemplo, para a construção de layouts harmoniosos, bons espaçamentos, logotipos e muito mais.

Quando falamos dos layouts, por exemplo, o uso dessa técnica colabora para a hierarquização das informações, tornando tudo mais claro e objetivo para quem lê. Defina as dimensões em 1:1.618, divida a quantidade de pixels do seu layout por 1.618 para ter uma altura adequada e depois, divida em duas colunas como aparece na proporção. Já no espaçamento, ela poderá colaborar para escolher elementos em tamanhos adequados e que fiquem harmoniosos.

E, além do retângulo e da espiral, círculos perfeitos podem ser criados dentro das proporções áureas, sendo utilizados no desenvolvimento de logos harmoniosos e proporcionais. A Pepsi é um clássico exemplo do uso dos círculos áureos para a criação da identidade da marca.

E aí, gostou? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e faça bom proveito das informações deste artigo. Até a próxima!

;