O que é Marketing Interativo?
Vem conhecer essa estratégia incrível para se comunicar com seus clientes
Conquistar e manter os clientes fiéis à marca é o “x” da questão para a maioria das empresas. E isso não é à toa, afinal, sem eles o negócio não vai a lugar algum! Para atrair e manter a atenção do público, várias técnicas vêm sendo adotadas, e aqui no blog da GIV, já foi falado de algumas, por exemplo o Unboxing, que proporciona a melhor experiência de compra ao receber uma encomenda. Só que existem muitas outras estratégias para chamar a atenção do público-alvo e cativar esses clientes para serem fidelizados, e é de uma delas que o Sr. GIV vai falar hoje: o tal Marketing Interativo.
Você pode não ter ouvido falar, mas com certeza já interagiu com alguma empresa que adota esse modelo de divulgação para atrair seu público! Afinal, quem nunca entrou em um site e acabou se deparando com um questionário ou algum tipo de teste antes de ser conduzido para uma segunda página? Essa interação entre a marca e você, foi Marketing Interativo!
O Marketing Interativo é…
Uma estratégia de negócios usada por muitas empresas, com a finalidade de conhecer a fundo o público para qual está se dirigindo! Nesse método a marca costuma interagir mais com os clientes, por diversos meios e canais, com o objetivo de colher informações, para efetuar mudanças e depois, fazer uma nova interação. É como iniciar uma conversa com a persona da marca, entende? Uma informação é enviada, assimilada e respondida, para colher uma nova informação e o ciclo começar novamente.
Vou dar um exemplo: uma empresa posta um story com uma enquete sobre o serviço favorito do local, e logo depois da votação, ela coloca em promoção o mais escolhido e posta um outro story indicando essa promoção e perguntando quem já estava aproveitando. Ele teria feito uma pergunta, ouvido a resposta e em seguida gerado um retorno, para que a conversa continuasse.
Esse diálogo entre empresa e cliente promove alguns benefícios, para ambos! Para as marcas, é um jeito de saber quais mudanças precisam ser feitas, afinal, com o contato direto com o público, fica mais claro saber o que eles precisam e como os seus produtos e serviços podem atender isso.
Para o público, é um jeito de mostrar diretamente para a empresa o que precisa, sendo eles produtos ou serviços.
Mas, por quais motivos usar o Marketing Interativo?
O primeiro motivo para usar essa estratégia é a prospecção de clientes, conhecer seus hábitos, preferências, gostos, e além disso coletar nome, e-mail, telefone e outros contatos, tudo com base nas respostas de questionários/formulários criados com a finalidade de gerar, de alguma maneira, uma interação entre a empresa e público-alvo.
Um dos principais motivos é a fidelização de clientes, transformando-os em um público frequente, que consome os produtos e serviços com periodicidade.
Outro motivo para usar este método é justamente pela função básica do Marketing Interativo, que é a comunicação com o cliente, manter um diálogo constante com ele, por diversos meios e através de distintas fontes!
Mais um motivo é que ajuda a manter um crescimento constante da empresa, já que a interação fará com que ela esteja sempre se renovando.
Você com certeza conhece uma empresa que usa o Marketing Interativo nos negócios, né? Fora essa, existem várias outras maneiras de chegar ao público-alvo, como Crossmedia e Transmedia que já falei aqui no blog, e que vale a pena conhecer também. E aí, gostou do conteúdo? Espero que sim! Aproveite para conhecer "O que ninguém te contou sobre Marketing B2B"
Até mais!
Acza Tertuliano
Autor (a)