Montando um portfólio: por onde começar
Veja as 3 dicas da GIV!
Montando um portfólio: por onde começar
Hey, parceiro! Nós sabemos que a maior propaganda de seu trabalho são os métodos de venda, mas além do seu argumento, um importante aliado é o seu portfólio.
Se você ainda não tem um portfólio para apresentar, sua vida vai mudar depois desse artigo.
Portfólio é o seu “banner” que mostra para o possível cliente o como você realmente executa bons trabalhos. Um bom designer sem portfólio é apenas um designer comum no meio de todos os outros. Nós temos certeza que você tem grandes trabalhos para apresentar para o mundo, então vamos te ajudar a criar o seu portfólio.
Já falamos anteriormente aqui sobre o Behance, site da Adobe e principal site no mundo para hospedar portfólios. Designers, ilustradores, fotógrafos, jornalista e muitos outros o utilizam. Você também pode ser um deles ou optar por produzir seu próprio site, pasta para apresentar as peças fisicamente, entre outras soluções menos tradicionais.
1 – Descrição: todos os seus projetos no portfólio precisam ter uma descrição breve sobre o trabalho. Qual ferramenta foi utilizada, qual a motivação do formato do logo, defesa das cores e fontes utilizadas, etc. Respondendo todas essas questões você já terá um roteiro para seguir nos próximos passos e com certeza tudo isso embasará muito bem para o leitor que você não é um amador.
2 – Processo criativo: mostrar como você chegou no resultado também é importante, suas peças precisam contar uma história, portanto, é legal que você detalhe um pouquinho as características de seu projeto. Não precisa escrever um textão, mas o suficiente para quem estiver lendo entenda, de fato, quais eram as suas intenções.
3 – Mockups: é importante aplicar sua arte ao mockup da onde a mesma estava exposta ao ser impressa. Por exemplo, se o produto vendido foi um cartão de visita, é importante aplicar a arte em uma foto de uma pessoa segurando um cartão ou algo do tipo para facilitar o entendimento do leito do que aquilo se trata.
Seguindo essas três dicas você já possuirá um portfólio matador para tornar seu trabalho ainda mais competitivo no mercado, mas claro que a magia disso tudo está na qualidade do seu trabalho, portanto: capriche na escolha das peças e no que você escreve a seu respeito nele.
Sucesso!
Ana Costa
Autor (a)