Logos e seus tipos

Logos e seus tipos

Existem diversos tipos de logotipos. Você já conhece todos? Sabe em quais casos utilizar cada um deles? Vem que a gente te mostra!

Existem diversos tipos de logotipos. Você já conhece todos? Sabe em quais casos utilizar cada um deles?

Hey, parceiro! Sabemos que em meio às negociações do dia a dia sempre aparecem os projetos para criação de logotipo para novas empresas ou até mesmo rebrandings que incluem a definição de uma nova identidade visual para a empresa que está passando por reformulação. Se você está começando nesse processo, é importante entender os tipos e o porquê de cada um deles. Assim, você terá mais argumentos para enriquecer a sua defesa criativa.

Para começar, precisamos acabar com um fantasma do passado que ainda vive na cabeça de algumas pessoas: não utilize em hipótese alguma a palavra logomarca ao apresentar um logotipo, afinal, essa não é a expressão correta e nós temos uma boa justificativa. Para isso, utilizemos uma explicação bastante técnica para explicar que a palavra logomarca está errada.

A palavra  “Logo” vem do grego e significa conceito/significado. Já a palavra “Marca” vem do germânico “marka”  e tem também o mesmo significado, ou seja, conceito/significado. Ambas são a mesma coisa!

Já a palavra tipo, vem do grego “typos” e significa “símbolo gráfico de um conceito”. Se unirmos as duas expressões, chegamos ao conceito já conhecido “Logotipo”.

Agora que já sabemos a história do nome “logotipo”, podemos seguir com seus tipos. O logo serve para transmitir uma mensagem ou posicionamento. Ele é a representação visual do que aquela marca/empresa é. Ele também pode ir além e representar algo muito maior e mais valioso, como sua missão, visão e valores.

Lettermark: esse formato apresenta o conceito visual de empresas através de letras (podem ser as iniciais ou abreviações da mesma). Ele é muito utilizado por marcas que possuem nomes grandes, compostos ou que tenham difícil assimilação pelo público. Importante observar que esse tipo de logo não é acompanhado por nenhum símbolo ou ícone. Na maior parte das vezes, o uso de lettermarks se justifica pela economia de espaço em materiais de propaganda.


Símbolo/Ícone: neste caso, as marcas optam por não escrever nada, substituindo o nome por algo que a represente bem. Nesse formato, é necessário um planejamento extremamente eficaz, pois a escolha desse faz necessário que a identificação seja instantânea. Empresas de pequeno porte costumam ter mais dificuldade para assimilação de um logo em formato de ícone, porém é uma ótima opção para nomes que possuam duplo sentido ou complicados de serem lembrados.


Wordmark: já o wordmark é o tipo que utiliza somente o nome da empresa para a representar. Geralmente é utilizado uma fonte própria para isso, como em casos de Disney, Canon, Google e Sony e muitas outras.


Combination mark: agora nesse estilo, as empresas combinam textos e símbolos para formar um logotipo. É o formato mais popular do mundo, não é difícil entender e muito fácil para fixar na mente do leitor, afinal, são utilizadas duas formas para reconhecer a marca. As empresas que escolhem utilizar esse estilo podem se adaptar à oportunidade para utilizar somente o ícone ou somente o nome em seus materiais, como a Adidas, Nestlé e até nós da GIV fazemos isso.


Emblema: apesar da grande semelhança com o anterior, o emblema une o conceito do “combination mark” com o seu próprio que é unir o nome da marca com um símbolo ou ícone que represente a marca. Times de futebol usam bastante esse estilo.


Agora que você já aprendeu todos os  estilos de logo, procure em seus trabalhos desenvolver o que for mais aderente à missão, visão e valores da empresa, pois esse representará a marca por toda vida.

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