CUPOM COPIADO!

Sua gráfica parceira!

Já sabe fazer a diagramação de livro?

Já sabe fazer a diagramação de livro?

O Sr. GIV trouxe dicas incríveis para fazer a impressão do seu livro

Que tal diagramar seu primeiro livro?

O sonho de todo autor é ver sua obra publicada, depois de todo o processo de escrita e de ver a história que antes, não passava de fruto da imaginação, se tornando uma bela narrativa. Mas, o processo criativo muitas vezes não acaba assim que o livro termina de ser escrito, e o Sr. GIV vai explicar o motivo.


Muitos autores, por motivos financeiros, ou por não terem um contrato fechado ainda com uma editora, acabam imprimindo e vendendo os seus primeiros livros! Mas, o trabalho de finalizar e diagramar um livro tem várias etapas e, para ajudar com isso, hoje o Sr. GIV trouxe algumas dicas, é só continuar aqui para ler!


Para começar…


Saiba qual será o tamanho do livro, escolher as dimensões que será feita a impressão é um dos primeiros passos! O tamanho servirá como base para determinar todos os outros detalhes. Já que tudo é levado em conta de acordo com o tamanho em que o mesmo será impresso, então, esse é um dos primeiros pontos a serem definidos. 


Quantas páginas?


A quantidade de páginas pode ser definida conforme as dimensões escolhidas, afinal, pode ser alterada dependendo do tamanho selecionado para o livro. Lembrando que, as páginas do livro precisam ser múltiplas de 4, caso essa regra não seja respeitada, provavelmente no decorrer do conteúdo, alguma acabará ficando em branco!


A capa já está pronta?


A capa, além de ser a proteção do livro, é um dos maiores atrativos, antes da sinopse ou de qualquer outro detalhe. A primeira coisa que o leitor tem de contato com a história, é a capa do livro, portanto, escolher uma que represente o que está sendo retratado é interessante e vai chamar a atenção dos leitores curiosos que o verem na prateleira. 


Livro com ou sem orelha?


As orelhas do livro geralmente levam um trecho do livro, um resumo, um comentário do autor ou de alguém que o mesmo considere importante. Também costumam levar uma foto acompanhada de um resumo da vida do autor.


Quarta capa ou contracapa?


A pergunta que não quer calar: a parte que vai a sinopse do verso é contracapa ou quarta capa? A resposta é (rufem os tambores) quarta capa! E precisa ser feita com muito capricho, já que é nela que vai aquele resuminho que todos leem e ajuda a decidir se o livro vale a pena ou não. Então, capricha!


Lombada, de livro!


A lombada do livro é um detalhe que deve ser levado em consideração no momento do seu desenvolvimento, ela expõe tanto o nome do autor, como o nome da obra. 


E a sequência, hein?


É assim:


  • Capa

  • Folha de rosto

  • Dedicatória

  • Agradecimento

  • Epígrafe

  • Apresentação

  • Prefácio

  • Sumário

  • Texto

  • Epílogo


Lembrando que essa sequência não é uma regra, ela pode mudar de acordo com o tema abordado na obra, ou a gosto de quem a escreve! 


Cores e fontes, para diagramar? Pode exagerar?


Deixe os exageros para os livros infantis, a não ser que o tema do livro peça por esse tipo de escolha e prefira fontes mais sóbrias, como as serifadas e cores que não sejam tão vibrantes, afinal, o leitor passará um bom tempo debruçado em sua leitura, então, ele vai querer o máximo de conforto! Algumas das fontes mais usadas para livros são: arial, helvetica e times new roman.


Uma dica importante é: as imagens devem estar convertidas em CMYK, e caso você não conheça esse termo ainda, aqui no blog temos uma matéria incrível sobre CMYK e RGB! É só clicar aqui para ler.



Mas, agora você deve estar pensando: - Ah, mas quero saber como vou fazer para diagramar tudo isso e mandar para a impressão? Bom, aqui vai a melhor dica de todas: baixe o gabarito! 


Na GIV Online, os gabaritos são personalizados de acordo com a quantidade de páginas escolhidas! Desenvolvidos para simplificar o processo do autor. Vem conhecer!


O primeiro arquivo que você terá que configurar serão as orelhas, capas e lombada. Lembrando que a capa da direita é a da frente e a da esquerda é a do verso, e isso vale para as orelhas também, como na explicação da imagem abaixo:



Essa imagem também está no gabarito, para te orientar!


O miolo da frente sempre terá um espaço sobrando do lado esquerdo, e o do verso do lado direito, isso serve para que o texto e imagens sejam protegidos, como no exemplo abaixo: 



Simples né? No gabarito vem tudo explicadinho! Inclusive, diz para que serve cada marcação no documento: 

O gabarito fica disponível no site, logo abaixo do mockup do livro que você escolher! E aí, já conhece a categoria de livros? Ela está bem completa! Aproveite para ver outras matérias aqui do blog.


Até mais!

Acza Tertuliano autor (a)

Acza Tertuliano

Autor (a)