Identidade visual: a alma do negócio

Identidade visual: a alma do negócio

Por isso, é preciso entender os conceitos e valores do cliente para transmitir sua mensagem ao público alvo.

Que toda empresa, seja nova ou já existente no mercado, precisa de uma identidade visual, é fato. Por isso, é preciso entender os conceitos e valores do cliente para transmitir sua mensagem ao público alvo. Essa comunicação precisa ser padronizada, mesmo que esteja em diferentes formado e plataformas. Ou seja, cores e linguagens são muito importantes nesse momento, afinal, não importa onde será transmitida, a mensagem deve ser inalterável independente do meio, mas sempre de acordo com os objetivos da organização.

Bom, para manter a estrutura de comunicação em sintonia com a empresa, é preciso criar o ponto central desse texto: a identidade visual. Isso, nada mais é, do que um manual de como a marca se auto identifica, um recurso visual que permite que o público, automaticamente, associe cores e imagens com a marca. Assim como a cor roxa causa associação ao Nubank e vermelho e amarelo ao McDonald’s, por exemplo, a escolha das cores é muito importante nesse contexto.

Logotipo, template do site, otimização do site para facilitar a navegação do usuário e fazer com que ele não abandone o mesmo por causa de eventuais problemas que, sites mal estruturados, acabam causando, até as fontes que serão usadas nos materiais gráficos e online são importantes. E claro, é muito importante manter as redes sociais atualizadas, pois são um ótimo canal de relacionamento com o cliente, o que humaniza a marca, além de ser um extra na divulgação de produtos e serviços.

Esse trabalho fica a cargo do designer e não é tarefa simples, mas pode render um bom lucro e portfólio mais rico. Para colocar esse serviço em prática, é preciso levar em conta a história da empresa, os valores, a estratégia, a visão da organização e o público alvo. Sugerimos que a identidade não seja estática, chapada, fechada, mas que se adapte a todo e qualquer material e plataforma que for ilustrado para a empresa.

Fique alerta para a manutenção desse padrão. Muitas coisas mudam ao longo dos anos, por isso, atualizar a identidade é primordial para continuar atingindo cada vez mais pessoas e se adaptando às mudanças propostas por inovações tecnológicas e do segmento em que a empresa em questão atua. Assim, como resultado, tem-se uma estrutura comunicacional dinâmica, sólida e que transpassa o cuidado da organização com sua imagem e, consequentemente, gera credibilidade junto ao público.

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