Guia completo sobre tamanhos de papel

Guia completo sobre tamanhos de papel

Tudo o que você precisa saber sobre os principais formatos

Conheça todos os Formatos de Papeis

Saber as dimensões dos papéis é tão importante quanto entender sobre seu substrato! Para te ajudar a escolher o melhor tamanho, o Sr. GIV trouxe um guia completo sobre os papéis da série A. 


A série A inclui os formatos  A0, A1, A2, A3, A4, A5 e A6. Eles são mais usados no ramo gráfico, já que para imprimir qualquer produto, é necessário ter uma breve noção sobre tamanhos e, essas letras e números representam dimensões de papéis! Além dos tamanhos, os papéis também são classificados por outras características, tais como gramatura e cor, além de sua textura, mas hoje vamos focar em dimensões.


Além desses também existem os 4A0, 2A0, A7, A8, A9 e A10, mas não são vistos com muita frequência, assim como as séries B e C. O padrão internacional ISO 216 existe desde 1975 e, como o nome já sugere, é reconhecido internacionalmente! 


Antes de explicar cada formato da série A, é importante falar sobre algumas curiosidades. A primeira é que o tamanho de uma folha é exatamente a metade do tamanho da folha anterior. Parece confuso, mas vou exemplificar: se uma folha tivesse o cumprimento de 20cm, a posterior mediria 10cm, ou seja, metade da anterior. 


Outra curiosidade interessante, é que ao contrário do que aparenta, os formatos estão em ordem decrescente. Por exemplo, é comum pensar que o formato A6 é maior que o A1, mas é justamente o contrário! As dimensões do A6 são de 148x105mm, enquanto do A1 é de 594x841mm, uma diferença de tamanhos considerável. 


A imagem abaixo mostra visivelmente como um formato é sempre a metade do anterior. 

A diversidade de tamanhos permite que os vários formatos possam ser usados para diferentes finalidades dentro do mercado gráfico e vamos falar um pouco deles a partir de agora. 


O formato A6, é o menor formato da série A possuindo as dimensões 148x105mm. Esse tamanho é muito encontrado no ramo gráfico na impressão de panfletos e crachás, pois mesmo sendo considerado “pequeno”, qualquer informação impressa é perfeitamente visível e, por possuir tamanhos menores, são melhores para serem distribuídos. 


O formato A5 tem com dimensões 148x210mm, é muito encontrado em cadernetas, revistas, folders, blocos e talões. 


Logo após o A5, vem o A4, que tem as dimensões de 210x297mm, perfeita para a impressão de postais, folhetos, certificados, receituários, revistas, dentre outros. 


O A3 é encontrado em cartazes, além de cardápios e jornais interativos. Ele tem as dimensões de 297x420mm. Todos os formatos são constantemente usados no ramo gráfico! 


O próximo formato é o A2, que é maior comparado com os anteriores, é um pouco mais raro de ser visto no cotidiano, até no ramo gráfico é mais procurado quando a impressão precisa realmente possuir um tamanho grande. Suas dimensões são de  420x594mm, possui a metade no tamanho do papel A3.

 

O penúltimo formato da classe A é o A1, que possui as dimensões 594x841mm. Em gráficas esse formato é usado para grandes impressões, como banners, mas também para fazer a impressão de múltiplos materiais, já que sua folha é maior que as anteriores. 


Por último, mas não menos importante, tem o formato A0! Considerada a maior de todas com as medidas 841x1189mm é constantemente procurada para a impressão de cartazes e banners, porém, no ramo gráfico é mais comum que seja usada, assim como a A1, para múltiplas impressões. 


Esses são os formatos mais encontrados dentro de gráficas, já que são usados constantemente para imprimir desde pequenos cartões até grandes cartazes. 


Agora que você já sabe tudo sobre os principais formatos de papéis, está no hora de escolher o que melhor atende sua necessidade. Acesse o site da GIV Online e coloque em prática tudo que aprendeu.


Até a próxima! 

Acza Tertuliano autor (a)

Acza Tertuliano

Autor (a)

;