Glossário do gráfico

Glossário do gráfico

Um glossário completo de termos gráficos

Quem nunca teve dúvida com termos gráficos enquanto desenvolvia algum material, que atire a primeira pedra! O Sr. GIV já teve um dia, e pensando nisso, resolveu explicar o significado dos principais termos para que não reste dúvidas na hora de desenvolver sua arte, vem ler.


1x0 - Esse termo, muito encontrado em gráficas, se refere a materiais que possuem a impressão na parte da frente em escala de cinza ou preto, enquanto a parte do verso não possui impressão.

1x1 - Nesse formato, tanto a parte da frente quanto o verso são impressos em preto ou escala de cinza.

4x0 -  O número 4 representa as quatro cores do CMYK, portanto, nesse caso significa que a parte frontal do arquivo será colorida, enquanto o verso não terá impressão alguma.

4x1 - Quando houver essa especificação, significa que a parte frontal do arquivo será colorida e o verso em preto ou escala de cinza.

4x4 - Esse formato se refere à impressão colorida tanto na parte da frente quanto no verso de determinado arquivo. 

 

Dica: Sempre se atente ao uso de cores na impressão, para que não ocorra Erro de Engenharia.


Adobe - Esse nome pertence a empresa que desenvolve os softwares mais usados no ramo gráfico, como o Illustrator, que é focado para a edição de imagens vetoriais. O Photoshop, que é o queridinho não só dos designers como dos fotógrafos, já que é capaz de realizar todo tipo de edição em imagens digitais. E por último, mas não menos importante, o CorelDraw, que é a preferência de muitos designers na hora de desenvolver a arte a ser impressa. 

 

Alinhamento - O alinhamento é, basicamente, a forma de organizar elementos em uma tela. É a melhor maneira de deixar o layout da página atrativo e estruturado.


A2, A3, A4 e A5 -  Todos esses termos se referem a tamanhos de papel. O A2 representa os tamanhos 420x594mm, o A3 tem as dimensões de 297x420mm, o A4, que é o mais usado no dia a dia de todos, tem 210x297mm e, por fim, o A5 tem 148x210 milímetros.

 

Briefing - O briefing é uma junção de informações como público-alvo, portfólio, objetivos e outros fatores sobre determinada empresa. No processo de criação ele é uma base para que todo o projeto seja elaborado e finalizado seguindo, em primeiro lugar, princípios e metas do cliente. É uma forma de conhecer de forma aprofundada a empresa na qual irá representar no projeto. 

 

Brainstorming - Popularmente conhecido como “chuva de ideias”, o brainstorming é um processo onde todos os envolvidos em um projeto se juntam para “ter ideias de forma conjunta”, o que não é uma regra, isso pode ser feito de forma separada, e só posteriormente ser feita essa junção de todos os insights para saber qual será usado no projeto.

 

BITMAP - É a construção de uma imagem através de códigos hexadecimais, que, juntos, formam imagens. Esses códigos são aplicados a pequenos quadrados que, quando olhados de perto, parecem um mosaico, e esses quadrados são os pixels.

 

Blur - É um desfoque usado em palavras ou imagens. Pode ser encontrado em diferentes tipos, como o desfoque de movimento, ou motion blur

 

Canvas -  Também conhecido como Business Model Canvas, o Canva é um jeito visual de organizar as ideias estratégicas do negócio! Através dessa ferramenta, o seu modelo de negócio é dividido em nove blocos, responsáveis por representar os pontos centrais que devem ser levados em consideração na hora de montar a estratégia.

 

CMYK - A sigla faz referência às cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. São as cores primárias, usadas em combinações para se chegar a uma vasta tabela de cores. É o padrão de cores mais usado no ramo gráfico, pois são próprias para impressões gráficas. 

 

Círculo Cromático - É uma ferramenta composta de 12 cores, na qual torna possível a visualização das cores, já que ficam dispostas em um círculo de maneira ordenada. É muito usado para fazer combinações. 

Código Hexadecimal - São códigos de cores usadas em monitores, geralmente começam com um sustenido (#) , seguido de mais seis números. Lembrando que, as cores dos monitores são em escala RGB, portanto, os dois primeiros números representam a intensidade da cor vermelha, enquanto os dois do meio são referentes a cor verde e os últimos, a cor azul. 

Corte e Vinco - O corte e vinco faz parte da finalização de um acabamento, de um impresso gráfico. O nome já é autoexplicativo, mas basicamente é o corte do produto, seguido pelo vinco ou dobra. É muito usado em folders e revistas.

 

Conformidade - Uma conformidade, aplicada ao ramo gráfico, é quando os elementos do arquivo a ser impresso estão dispostos e configurados de forma correta, podendo ser impressos diretamente, sem a necessidade de alterações. 

 

Design - O design é a execução de uma ideia em forma de projetos ou modelos, o qual o objetivo é a elaboração completa de um produto. 

 

Diagramação - É o ato de distribuir elementos em um determinado espaço, ou seja, diagramar elementos gráficos em uma determinada página. Nesse processo é levado em conta principalmente a hierarquia de informações, que é determinada pelos criadores da arte ou texto. 

 

DPI -  “Dots Per Inch”, ou Pontos por Polegada é a quantidade de pontos presentes em uma imagem. Eles são responsáveis por determinar a cobertura da impressão e a quantidade de detalhes que será impressa. Quanto mais DPI mais qualidade e mais detalhes serão impressos.

 

Enobrecimento - Enobrecimento é um acabamento na finalização de um produto gráfico. Ele é usado geralmente para tornar o produto mais atrativo e com um detalhe chamativo aos olhos do cliente. Alguns exemplos de enobrecimentos são: laminação e verniz.

 

Efeito de Preenchimento - O efeito de preenchimento são cores, imagens, texturizações ou qualquer elemento usado para preencher uma forma. Pode ser usado nos mais variados ramos de design e em qualquer área, já que é uma opção disponível nos mais diversos tipos de softwares.

 

Fila de Impressão - Se trata de uma maneira dos arquivos serem mandados para a impressão de forma conjunta, em lotes ou listas sequenciais. É um processo onde a finalização será a impressão do arquivo. 

 

Fechamento de Arquivo - Depois que uma arte está devidamente finalizada, é preciso fazer o fechamento do arquivo, ou seja, salvá-lo de forma com que nenhuma edição seja perdida. No ramo gráfico é comum, e até preferível, que se use o formato de PDF/X1a! De forma mais clara, fechar um arquivo, é salvá-lo. 

 

Dica: na GIV Online, tem vários tutoriais que tiram suas dúvidas sobre esse tema, clica aqui pra dar uma conferida!

 

Fonte - Fontes tipográficas são letras, caracteres semelhantes uns aos outros, com os mesmos tamanhos (corpo).

 

Formato - Refere-se ao tamanho de um arquivo, ou seja, as dimensões em que ele será impresso.

 

Gráfico - Um gráfico é uma imagem de qualquer tipo, ou também, uma forma visual de transmitir elementos estatísticos e numéricos, de forma que torne facilitada a sua compreensão.

 

Gradiente - É uma transição de cor, geralmente de um tom mais escuro para um mais claro ou de uma cor para outra.

 

Holografia - Um holograma, ou holografia, é uma fotografia de luz, com um aspecto espelhado de forma tridimensional.

 

JPG/JPEG - Se trata de uma forma muito utilizada para se comprimir, diminuir, imagens fotográficas, poupando muitas vezes armazenamento e facilitando o envio, porém, faz com que a imagem sofra uma perda de qualidade. 

 

Layout - Esse termo é usado para fazer referência a um plano, design ou projeto que está esboçado. É uma prévia de como ficará o projeto depois da sua finalização.

 

Logomarca - A logomarca é a junção do nome da marca com símbolos e imagens que representam de alguma maneira a empresa.  

 

Logotipo - É a escrita do nome da marca de forma mais elaborada, uma representação gráfica, que acaba criando a identidade visual da mesma. 

 

Linhas Guias - São linhas verticais e horizontais, geralmente usadas para posicionar textos e imagens em um documento, para que tudo seja colocado de forma mais dinâmica e levando uma identidade visual mais organizada e atrativa ao projeto ou documento.

 

Laminação - A laminação é um processo que faz parte do acabamento usado no ramo gráfico. Nesse processo, o substrato recebe uma camada bem fina e transparente de plástico, dando um efeito de revestimento ao material.

 

Marca de Corte - A marca de corte é onde o impresso deve ser cortado. Isso geralmente é especificado pelo cliente na hora de enviar o arquivo para a gráfica. Quando ele adere a um produto, a arte deve ser feita dentro das especificações adquiridas, para que o corte seja feito no lugar certo.

 

PDF/X1a - Esse formato de PDF é o mais usado no ramo gráfico, principalmente por preservar as cores que serão impressas, já que nesse tipo de arquivo é preciso que as cores do documento sejam salvas sempre em CMYK, que é a escala de cores mais usadas em gráficas.

 

Pantone - A Pantone é, basicamente, uma empresa que desenvolve cores e não usa cores primárias! Ela faz cada cor de forma única, sem uma base específica. 

 

Pixel - Os pixels são as menores unidades de uma imagem digital. Isso também é válido para vídeos. É possível visualizá-los através de uma série de aproximações, ou seja, muitos zooms. 

 

PNG - O PNG ou “Portable Network Graphics”, se trata, basicamente, de um formato de imagem digital, usado principalmente no ambiente online! Esse formato permite que seja usado fundo transparente, perfeito para os designers na hora de desenvolver logos e os mais diversos produtos gráficos.

 

Respiro - É um espaço em branco no layout. Geralmente é usado para dar um ar mais equilibrado ao projeto.

 

RGB - A sigla refere-se às cores Vermelho, Verde e Azul. Assim como o CMYK, o RGB também é usada como cores primárias, mas diferentemente da citada anteriormente, essas são especificamente para monitores, como televisão, computador e smartphone, ou seja, objetos que emitem luz. 

 

Refile - O refile são cortes feitos no papel, de forma linear, durante a sua finalização. Ele tira qualquer marca de corte ou qualquer detalhe que não precisa estar na finalização do produto impresso. 

 

Rasterização - Rasterizar é transformar uma imagem vetorial, em uma imagem raster, ou seja, formada por pixels. 

 

Sangria - Trata-se de uma espécie de extensão de segurança para o impresso. Essa extensão, ou margem como também é conhecido, costuma ter 3mm e nela fica uma parte da imagem que pode ser cortada, como o fundo na arte. 

 

Substrato - É todo suporte que receberá a impressão gráfica, pode ser papel, plástico, ou qualquer tipo de superfície.

 

Thumbnail - Também conhecidos como miniaturas, ou imagens pequenas. Elas estão presentes no cotidiano de todos, desde quando vemos uma miniatura de uma imagem no Google, antes de abri-la para verificar de forma expandida, até quando entramos em um site e procuramos entre as fotos pequenas o produto que queremos. Quer ver um exemplo? Clique aqui e veja fotos em miniaturas dos produtos da GIV. 

 

Tipografia - Tipografia significa “impressão dos tipos”, é basicamente uma nomenclatura diferente para as fontes, ou seja, para as letras. 

 

UX - User Experience ou Experiência do usuário é uma área do design focada justamente nisso, na experiência do cliente com determinado serviço ou produto. O profissional dessa área trabalha para que o produto/serviço oferecido cause uma boa impressão e cause uma boa experiência ao usuário. 

 

UI - O User Interface trabalha para que a experiência do usuário com as plataformas digitais e, ferramentas que representam a empresa, seja bem aproveitada e a interação cause uma boa impressão.

 

Vetor - Os vetores são baseados em formas geométricas como linhas e curvas. No design ele é muito usado para não deixar que imagens percam a qualidade, é ótimo para quem faz logos! As imagens podem ser redimensionadas diversas vezes, sem que as características mudem. 

 

Verniz - De forma simples, o verniz é uma película transparente, usada na finalização do material gráfico, ela garante brilho, e assim como a laminação, proteção para o papel. 

 

ZIP - Esse é um formato de compactação de arquivo, geralmente usado no meio online, para se enviar arquivos pesados (ou não). 

 

E aí? Gostou do Glossário Gráfico do Sr. GIV? Aproveite para acessar o site e aplicar todo esse conhecimento na hora de escolher seu material. Aposto que não restará dúvidas sobre a sua escolha! 

 

Até a próxima!

Acza Tertuliano autor (a)

Acza Tertuliano

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