Especial Harry Potter: um pouco sobre o design das capas dos livros!
Veja as edições das capas de livros ao redor do mundo e a possível técnica de design utilizada nesses projetos.
Você também é fã de Harry Potter? Para entrar no clima de lançamento do segundo filme da saga Animais Fantásticos (uma das obras da escritora J.K. Rowling no universo de Harry Potter), produzimos esse artigo onde mostraremos as edições dos livros ao redor do mundo e a possível técnica de design utilizada nesses projetos.
Vamos lá?
A sequência de livros escrita por JK, teve seu pioneiro – Harry Potter e a Pedra Filosofal – lançado em junho de 1997. Anos depois, com sucesso consolidado, mas ainda conhecido como uma história infantil, ganhou adaptação para as telas de cinema – com estreia em 23 de novembro de 2001 (no Brasil) -.
A história, que inicialmente foi recusada por diversas editoras, hoje é mundialmente conhecida. Dividida em 7 livros e 8 filmes, conquistou fãs e construiu um universo inteiro direcionado para magia de Hogwarts, de onde surgiram diversas outras produções literárias, cinematográficos e teatrais como Harry Potter e a Criança Amaldiçoada e Animais Fantásticos e Onde Habitam, produção da própria J.K. que já ganhou espaço nos cinemas de todo o mundo e estreia, nesse mês, o segundo filme (com mais três a serem produzidos).
As capas dos livros, em sua grande maioria, possuem uma característica pontual: ilustrações que parecem terem sido produzidas a mão. E como sabemos, o design gráfico e a ilustração andam juntos!
Capas como as que serão exibidas a seguir, mostram características de produções iniciadas em um esquete – esboço feito à mão – e finalizadas em softwares como o CorelDraw, Illustrator e Photoshop para dar a coloração e os ajustes gráficos finais de alinhamento e formatação, ou seja, produções que passaram pelo processo de vetorização. O design junto da história do bruxinho fez tanto sucesso que ganharam diversas capas diferentes em suas republicações durante os últimos 20 anos. Confira algumas delas:
As capas clássicas e mais comercializadas ao redor do mundo
Edição inglesa, trabalhada no uso de fotos com a intenção de direcionar ainda mais para o público adulto.
E aí, gostou? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!