Entenda a importância do senso crítico e da validação no seu projeto de design

Entenda a importância do senso crítico e da validação no seu projeto de design

Veja a seguir a ligação disso com o seu trabalho!

O design está diretamente ligado a processos criativos, a informações e arte! E para trabalhar com isso é fundamental que tenha em mente que sempre estará aprendendo coisas novas, mas ainda existem algumas regras para seguir.

Uma das coisas mais importantes para o designer, além da criatividade, é o senso crítico e a validação – digamos que esses sejam três pontos cruciais para o processo completo da criação do projeto – veja a seguir a ligação disso com o seu trabalho!

senso crítico é, basicamente, a característica de pesquisador e questionador que desenvolvemos com o passar dos anos sobre aquilo que nos dizem ou impõem. Não aceitar tudo como verdade, questionar-se sobre aquilo que está ouvindo ou o porque de estar produzindo algo de determinada forma são os primeiros passos para internalizar esse senso.

É importante que busque informações, pesquise, queira se aprofundar nos assuntos e faça o máximo de perguntas que conseguir sobre determinado assunto. No caso do design, você estará atendendo um cliente, então, entenda seu cliente, a intenção da campanha dele e questione tudo o que achar necessário para que não haja dúvidas e então consiga trabalhar com assertividade.

Além disso, o senso crítico te ajudará tanto ao iniciar o projeto, quanto ao analisá-lo antes de dar como finalizado. E ainda, estar próximo a pessoas que pensam diferente de você pode ser algo enriquecedor para o seu conhecimento, assim, vai lidar com opiniões diferentes das suas e debatê-las. Com isso, chegamos ao segundo tópico: a validação.

A validação é o último passo, geralmente feita por mais de uma pessoa – para ter a opinião e o olhar além daquele do criador –e é com ela que encontramos erros, sabemos se conseguimos transmitir o que nos foi solicitado pelo cliente e assim, realizar as últimas adequações para que o projeto fique dentro dos padrões solicitados.

Agora que entende um pouco mais sobre essas etapas do processo de criação lembre-se que pesquisar, conhecer, questionar e entender são ações que valorizam o seu trabalho.

Espero que o artigo tenha ajudado, parceiro. E aí, gostou? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!

;