CTAs que você pode e DEVE usar nas suas artes
Hoje o Sr. GIV trouxe uma dica fortíssima sobre texto em arte!
Conheça tudo sobre CTA e como utiliza-lo!
Você já deve ter ouvido falar sobre o Call to Action, né? O famoso CTA ou na tradução, a Chamada Para Ação.
Os CTAs estão há anos no mundo da comunicação, eles nos ajudam a direcionar o público para uma segunda etapa. Essa estratégia é muito utilizada para atrair/reter clientes e leitores.
Mas…
O que dizer em um CTA
As Chamadas para Ações são basicamente convites e direcionamentos, e quando falamos em convidar, buscamos sempre explorar o lado positivo daquela situação. O “porquê” que aquela pessoa deve “aceitar seu convite”. Logo, é recomendado que um convite esteja acompanhado de algo do interesse do seu público. Inclusive, é importante lembrar que os CTAs sempre estão no imperativo, te direcionando para algo. Bons exemplos são: Cadastre-se, Clique, Saiba mais, Link na Bio, Adquira já, Visite agora, dentre outros.
É o famoso: FAÇA ISSO!
Lembrando que esse direcionamento deve ser acompanhado de algo que seja do interesse do seu público, ou seja, você deve apresentar alguma vantagem que o atraia. Veja exemplos que vão refrescar a sua memória:
- Inscrições abertas para o Enem, cadastre-se agora!
- Promoção de brindes personalizados, clique e saiba mais!
- Bolsas de couro com até 50% de desconto, adquira já a sua!
- Apartamento na Lapa com as melhores taxas, visite agora o decorado!
- Você deve apresentar alguma vantagem que atraia seu público, veja exemplos!
Ok, já entendi o que é! Agora, como faço para incluir um CTA na minha arte?
Bom, quando pensamos em tendências de design gráfico, vale lembrar sobre o equilíbrio dos elementos para evitar a poluição visual. Os CTAs em artes devem ser pequenos, porém destacados. Devem ser também a última informação que meu público verá, geralmente ficam no final da arte, utilizando a estratégia da leitura em Z, mas sabemos que cada caso é um caso, então avalie com carinho a sua diagramação e veja onde realmente esse “convite” fica relevante e harmonioso com a sua peça.
Os CTA’s também estão presentes em muitas mídias impressas, seja em Panfletos, Flyers e até Ímãs de Geladeira.
Dependendo de onde será publicada, botões vinculados à links também são uma excelente sacada, veja!
E aí, curtiu esse conteúdo do Sr. GIV? Então, clique aqui para mais dicas!

Autor (a)