Conheça a crossmedia e a transmedia

Conheça a crossmedia e a transmedia

Você já conhece essas duas estratégias de marketing?

Quem nunca abriu o Instagram e se deparou com um conteúdo igual ou bem semelhante ao que tinha assistido no YouTube? Ou até mesmo um bastidor do conteúdo que viu na TV nos Reels do programa? Isso significa que você está inserido em um universo paralelo chamado Crossmedia e Transmídia. Parece coisa de outro mundo, mas é só a inovação na forma de fazer marketing. Como você já sabe, o Sr. GIV é bem moderninho, então ele veio te contar tudinho sobre essas estratégias de conteúdo, é só continuar aqui!

Começando com a Crossmedia, que traduzido do inglês significa “mídia cruzada”, se trata de um processo no qual uma mesma narrativa é enviada ou transmitida por vários meios de comunicação, com o intuito de atingir um mesmo público, geralmente, por se tratar de um público cativo. Com isso, são apresentados textos, vídeos, imagens e todas as formas de comunicação que a marca ou empresa possuir.

Para empresas, o crossmedia pode ser usado em campanhas como uma maneira de atrair o cliente mostrando o produto em diferentes canais como Instagram e Facebook, ou televisão e redes sociais. Vale lembrar que, apesar de ser usado o mesmo conteúdo, ele precisa ser adaptado à mídia que está sendo inserido, afinal, um push news não teria a mesma quantidade de informações que uma matéria de blog.


Esse tipo de adaptação pode ser vista com os novos podcasts que são transmitidos ao vivo via Youtube, enquanto o perfil oficial do programa posta story com os trechos principais da edição, ou até mesmo realiza uma transmissão, e o mesmo podcast é disponibilizado apenas de forma narrada em plataformas de streaming no mesmo instante ou posteriormente. Com isso, o mesmo programa será assistido e ouvido em mais de uma plataforma, atingindo o mesmo público-alvo, mas por meios diferentes, afinal, cada pessoa tem sua própria preferência no momento de consumir o conteúdo. 


Uma mesma mensagem, mas por meio de vários canais e com linguagens diferentes.


Já a Transmedia, apesar de possuir a semelhança de usar as diferenças mídias para falar sobre um mesmo tema, ela usa conteúdos variados. Trata-se da mesma pauta, mas com outros pontos de vista. Uma história é contada por meio de muitos canais, por exemplo, um vídeo é postado no feed, e os bastidores estão no story. Então, se o público acessar apenas uma plataforma ou um canal, terá apenas uma parte da informação!

Outro exemplo, um Designer Gráfico pode falar sobre os benefícios de uma boa divulgação e mostrar como crescer no mercado gráfico em seu blog pessoal, enquanto isso, lá no canal do Youtube, o mesmo Designer explica como aplicar esse conhecimento na prática, ensinando a montar um bom impresso, ou até mesmo quais as características mais importantes de um bom cartão de visita para uma empresa. E no Instagram, ele divulga os resultados que os seus clientes tiveram usando as estratégias ensinadas por ele nos canais anteriores. Nas três plataformas ele estará falando sobre um mesmo conteúdo, mas usando exemplos, linguagens e estratégias diferentes, mas que juntas, serão capazes de demonstrar e divulgar o seu trabalho e conhecimento ao público.  


A transmedia, ou transmedia storytelling, como também é conhecida, tem sido uma técnica crescente, principalmente para divulgações! Mostrar bastidores, fotos, passo a passo, para no final divulgar um produto, serviço ou evento, pode ser um meio interessante de atrair o público. 


Entre as duas estratégias não existe certa ou errada, mas sim a que melhor se encaixa com o ramo empresarial ao qual seu negócio está inserido e qual ele se adaptaria com mais facilidade, e claro, teria melhores resultados. 


Agora que você já conhece bem as duas, o Sr. GIV quer saber, qual você acha que se encaixa mais com a GIV Online? Aproveite para visitar o Instagram, que o Sr. GIV vive dando dicas por lá também!


Até a próxima!

Acza Tertuliano autor (a)

Acza Tertuliano

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