CUPOM COPIADO!

Sua gráfica parceira!

Como diagramar meu Livro Personalizado?

Como diagramar meu Livro Personalizado?

Diagramar é fazer com que seu livro tenha a forma que você quiser!

Onde o planejamento e a criatividade andam lado a lado!


Depois de longos meses reunindo ideias, pesquisando, conversando, escrevendo e revisando você está com a versão final do seu livro finalizada. Isso com certeza é uma conquista mais do que especial que merece ser comemorada. Mas e depois?


O que fazer com esse arquivo? Como transformá-lo em um Livro Personalizado e fazer com que mais pessoas conheçam a história que você desenvolveu? Aqui no blog da sua gráfica parceira já falamos sobre como você poderia juntar seus manuscritos para o seu livro, agora o próximo passo será: como diagramar seu livro para uma impressão perfeita.


Quer saber como? Leia até o final e descubra!


Livros Personalizado


Escolha um formato

Cada história possui o seu tamanho, e isso pode ser aplicável na escolha do melhor formato para o seu livro! Entenda qual será a melhor medida e como isso implicará na visualização, leitura e quantidade de páginas da sua história. Bons livros sempre são entregues em um tamanho ideal.


Livro Escrito


Organize sua estrutura

Como organizar os capítulos? Qual será a ordem da minha história? Tudo isso pode ser definido por você mesmo! Escolha a quantidade de páginas por capítulo, organize-os de uma forma linear onde a sua obra faça sentido e deixe que o leitor aprecie uma escrita bem feita!


Estrutura Textual


Escolha as Fontes e elementos visuais

Pode não parecer, mas uma boa fonte faz toda a diferença para o seu leitor! Fazer com que ele compreenda totalmente o que está escrito em suas páginas será a diferença entre um livro comum, de um livro lembrado para o resto da vida. Sendo assim, faça testes, procure referências ou até mesmo peça ajuda de designers que possam ajudar com esse processo de criação e escolha de fontes que mais vão se encaixar com a sua escrita.


Além disso, essa é a hora de definir detalhes que poderão fazer parte do seu miolo: pequenas ilustrações para definir cortes ou passagens de tempo, divisórias entre capítulos, complementos de rodapé e tudo mais o que você desejar. O céu é o limite quando se trata da diagramação do seu Livro Personalizado.


Criação do livro


Está na hora de diagramar!

Depois de feitas todas essas escolhas, está na hora da parte principal: colocar a mão na massa! Diagramar pode deixar de ser uma tarefa complicada se você conhecer mais a fundo programas voltados para isso como o inDesign ou ferramentas parecidas, mas não se engane: por menos complicado que isso se torne, ela não deixará de ser uma tarefa trabalhosa.


Organizar ideias, corrigir, editar, dividir linhas e organizar tudo nos espaços dos capítulos e das páginas pode ser mais demorado do que se espera, por isso planejamento e atenção serão os diferenciais para uma obra de sucesso. Ah sim, e se você me permitir aqui vai uma dica: cuidado com as viúvas. Sim! Viúvas são aquelas palavras únicas ou acompanhadas de pouco texto no final de um parágrafo, fazendo com que ela tome o espaço de uma linha toda, quebrando a ordem de diagramação e trazendo uma ideia de “amadorismo” para o seu livro.


Digitando Texto


Revise, revise e revise (sim, mais uma vez)

Você juntou seus manuscritos, transformou tudo isso em uma história bem escrita e estruturada. E agora? É hora de revisar novamente! Assim como uma boa obra de arte possui diversas camadas de tintas, pinceladas e detalhes que serão vistos apenas por ângulos específicos, seu livro também precisa dessa atenção especial. A revisão será responsável por fazer com que o livro fique “redondinho”, sem pontas soltas, erros de escrita ou problemas lógicos que poderão quebrar a experiência do seu leitor. Por isso, ao mesmo tempo que a diagramação acontece, a revisão te dará uma força a mais.


Configuração de PDF


Está na hora de exportar (no formato correto)

Depois de escrito, editado, diagramado, revisado o seu livro está finalizado. Mas ainda falta uma etapa importantíssima: a exportação do seu arquivo da maneira correta. Para que ele seja impresso, o formato não poderá ser um PDF comum como visualizamos em diversos lugares por aí, ele deverá ser um arquivo específico para impressão, mais conhecido como o PDF/X-1a:2001 onde ele será salvo com as características necessárias para sua impressão. Caso ele não seja salvo dessa maneira, podem acontecer complicações no momento da impressão do seu arquivo, entre elas a recusa do sistema em imprimi-lo ou até mesmo um acabamento de baixa qualidade, causando problemas para a sua obra literária.


Livro Personalizado


Escolha a quantidade que quiser!

Agora que você está com seu arquivo pronto para a produção, está na hora de definir quantas unidades você deseja. E aqui na GIV Online você pode escolher quantas quiser! Gostaria de apenas 01 unidade para fazer um teste e ver como fica, ou 100 cópias para assinar e distribuir entre editoras para que elas conheçam mais do seu trabalho? Sem problemas! Selecione a quantidade desejada e deixe o resto conosco.


E aí, o que achou dessas dicas especiais da sua Gráfica Parceira?


Depois disso, até fiquei com vontade de transformar essas matérias em um livro, mas acho que vou deixar pra outro dia. Até lá fique de olho e confira outros conteúdos incríveis que estão ao seu dispor. E não esqueça: temos todo um suporte disponível para que você aproveite o melhor que a GIV Online pode oferecer na criação do seu Livro Personalizado. Transforme suas ideias em realidade!

Gustavo Nunes autor (a)
Gustavo Nunes

Autor (a)