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Black Friday 2025: como se preparar para a data comercial mais aguardada do ano

Black Friday 2025: como se preparar para a data comercial mais aguardada do ano

Sua oportunidade de faturar bastante pode começar com um bom planejamento!

Prepare-se para uma das épocas de maiores vendas no ano!


Movimentando milhões em diversos países todos os anos, a Black Friday tornou-se parte do calendário comercial do Brasil. Preparar o bolso (muitas vezes com a ajuda do cartão de crédito) para comprar produtos na sexta-feira mais comercial do ano é uma tarefa que exige preparação, estratégia e muita pesquisa. 


Pensando nisso, separamos algumas dicas e informações importantes para se ficar de olho quando o assunto é Black Friday 2025. Pegue seu carrinho de compras e confira como aproveitar a data ao máximo.



Mas afinal, quando é a Black Friday 2025?


Sendo a principal pergunta sobre esse período, a Black Friday 2025 será no dia 28 de novembro, uma sexta-feira que é a última do mês, de acordo com a tradição. 


Criada nos EUA com o objetivo de garantir as vendas de produtos e tirar muitos varejistas do “vermelho”, a data comercial é comemorada depois do “Dia de Ação de Graças”, um dos dias mais importantes na comunidade norte-americana.


Tomando força a partir do ano 2000, a Black Friday caiu nas graças de diversos países do mundo, fazendo com que empresas de diversos portes e setores coloquem o período em seu calendário de planejamento e estabeleçam estratégias bem elaboradas para alcançar seu principal objetivo: a venda. E é pensando nisso que muitas empresas inovam com tendências, produtos e investimentos para garantir que os clientes se sintam à vontade para comprar bastante no fim de ano.



Tendências e apostas para a Black Friday 2025


Em 2025, a palavra-chave será experiência. Mais do que preços baixos, os consumidores buscam sentir-se especiais. Empresas que investem em personalização, atendimento humanizado e ações exclusivas tendem a se destacar. As pessoas querem benefícios que vão além da compra, querem pertencimento.


Investir em opções de personalização, formas inovadoras de manter o contato com o consumidor e até mesmo identificar suas necessidades para oferecer algo “único” pode ser um trunfo ideal em 2025 para que o seu público se torne não só um consumidor, como também um embaixador, ou seja, alguém que poderá divulgar sua marca para diversas outras pessoas.


Além disso, com o avanço dos assistentes virtuais e dos sistemas de Inteligência Artificial (IA), a possibilidade de alcance à informação aumentou para o consumidor. Antes dependente da “boa vontade” e informações que o vendedor tinha presencialmente na loja, hoje com a evolução da tecnologia os consumidores podem comparar preços, verificar fichas técnicas, vídeos explicativos com prós e contras, além de procurar as melhores opções de pagamento e parcelamento com o auxílio das IAs.


Isso facilita não só a identificação do que se deseja em menos tempo, como também pode livrar o consumidor de ciladas que surgem durante o período de Black Friday, como os preços enganosos, produtos com defeito ou até mesmo golpes aplicados por criminosos em sites falsificados.


Ter atenção e oferecer um serviço honesto é benéfico para a empresa não só do ponto de vista jurídico, como também aumenta a confiança que o cliente pode construir ao longo dos meses e fazer com que o seu espaço seja o escolhido para compra durante a Black.


Mas além disso, como posso alcançar esse cliente? De que maneira posso fazer com que ele perceba meus descontos ou a forma que estou comunicando para esse período?



Estratégias eficientes = vendas eficientes


Com a popularização da Black Friday no Brasil, outros “acessórios” acabam surgindo na onda desse período popular de vendas. Um deles é a “Esquenta Black”. Tornando-se uma estratégia de marketing que acompanha o cenário socioeconômico do país, ela traz descontos de maneira antecipada, fazendo com que o cliente possa consumir antes mesmo do período de Black Friday, diluindo seus gastos e fazendo com que ele consiga consumir mais em um médio prazo.


Ou seja, se antes os clientes poderiam comprar com um valor relevante exclusivamente na Black Friday, hoje eles são seduzidos previamente (geralmente nos meses de setembro e outubro) para comprarem de maneira antecipada, aproveitando as possibilidades de parcelamento e aliviando as contas do consumidor ao longo dos meses.



Prepare-se com antecedência!


A Black Friday é mais do que uma data de descontos: é um momento estratégico de relacionamento com o cliente. Entender o comportamento do público, investir em diferenciação e agir com transparência são passos essenciais para quem quer se destacar em 2025.


E pra te ajudar nesse processo, a GIV Online já deu a largada com nosso Esquenta Black! São descontos de até 30% OFF em diversos produtos. Garanta seus materiais gráficos, renove sua comunicação e prepare-se para um fim de ano de sucesso!


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Gustavo Nunes autor (a)
Gustavo Nunes

Autor (a)