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BLACK FRIDAY 2021: Saiba como divulgar

BLACK FRIDAY 2021: Saiba como divulgar

A GIV Online veio contar como fazer a divulgação do seu comércio.

Quem nunca ficou esperando a Black Friday pra comprar aquele produto tão desejado? Ou para realizar um sonho que só com as promoções desta data é possível? Mas, você sabe como surgiu essa data? O Sr. GIV veio te contar e ainda dar algumas dicas para você divulgar seu negócio para a sexta-feira mais esperada do ano!


Black Friday é o dia que dá início às compras de final de ano. É quando começa a procura pelo presente perfeito, a árvore ideal e todos os outros os aparatos típicos do Natal. Nos EUA, onde essa sexta-feira surgiu, ela é feita no dia seguinte em que se comemora a Ação de Graças, feriado comemorado nos Estados Unidos, Canadá e Ilhas Caribenhas. 


Mas, como surgiu uma das datas mais importantes para o setor varejista?


Estabelecida na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday surgiu na Filadélfia, em 1960. O termo era usado por policiais para se referir justamente à sexta após o feriado de Thanksgiving, quando o trânsito ficou caótico na cidade! Os comerciantes aproveitavam esse momento, em que a cidade estava lotada para criar promoções e atrair as pessoas, começando aí a tradição que, no ano de 1980 já era conhecida em todo o EUA. 


No Brasil, o termo se popularizou em 2010 através de um site chamado Busca Descontos, e desde então, tornou- se frequente no comércio de todo o país! A data é esperada pela maioria dos comércios anualmente, já que é responsável por movimentar a economia, nos mais variados segmentos. 


Agora a pergunta mais importante: como divulgar esse evento? 


Primeiramente, é de extrema importância que haja um planejamento específico para a data! Pensar em todos pormenores é essencial para que o dia seja um sucesso e o seu comércio consiga lucrar nesse período. Nesse momento, elaborar uma campanha de divulgação e decidir os produtos que entrarão em promoção fará com que seu negócio esteja preparado para tudo. Mas lembre-se, esse passo deve ser dado com muita antecedência, para que tudo seja preparado de maneira correta! 


É interessante que a divulgação para a Black Friday comece ao menos três semanas antes da data, para que o público-alvo possa ter conhecimento e se organize para o evento. Alguns dos materiais que são essenciais para essa propaganda são: 


Totem Publicitário -  O totem é um item de divulgação chamativo, que atrai atenção de qualquer público, afinal, o seu tamanho é de 1500x450mm, o que o torna visível de diferentes ângulos, chamando a atenção de longe e tornando fácil o entendimento da mensagem exposta nele! Colocar frases grandes como “Black Friday” e a data que irá acontecer, deixará claro ao cliente o que vai acontecer, e quando acontecerá! Portanto, a mensagem será facilmente entendida e absorvida pelo público. 


Móbile - Os móbiles são ferramentas de divulgação essenciais e indispensáveis em qualquer setor. Personalizar com informações sobre as promoções que estarão disponíveis na Black Friday, e os dias que vão acontecer a campanha, chamará a atenção de quem circular pelo comércio. 


Cartaz -  O cartaz é com certeza um clássico, quando se trata de divulgação, independente do tamanho que seja impresso, ele atrai a atenção do cliente! Quando é usado para informar promoções, é um item influente, mas é importante usar a criatividade e deixar bem claro o que ele quer passar ao cliente. 


Panfleto - O panfleto é a porta de entrada para o cliente, já que através dele muitas dúvidas podem ser esclarecidas, como data, local, o que está em promoção, valores e tudo referente a Black Friday do seu negócio. É muito importante que, além de esclarecer dúvidas, ele seja desenvolvido de forma que instigue o público a comprar. Oferecer brindes e mencionar surpresas para quem for ao local, é uma boa forma de fazer isso. 


Banner - Os banners, assim como os cartazes, são excelentes para atrair o cliente e propagar o que estará disponível no evento! Mas, não se esqueça de usar a criatividade, afinal, se a divulgação é a alma do negócio, é importante que ela seja pensada com atenção e objetividade!


Faixas - As faixas são materiais gráficos bem chamativos! Em datas importantes, e que se espera um bom retorno financeiro, elas são o destaque que o comércio precisa e deseja! Uma dica é separar para elas lugares visíveis, como fachadas, e personalizar com frases chamativas e divertidas. 


Mas, lembre-se: para que a divulgação tenha um bom retorno, é preciso decidir no planejamento o que estará em promoção! Portanto, esse é o momento de conversar com o fornecedor e negociar valores, para que o lucro aconteça em ambas as partes. Nesse momento, pense nos seus clientes fiéis, além dos que pretende atrair! Colocar os produtos mais usados e pedidos pelo seu público fidelizado é um toque especial e garantido de que haverá lucro. 


E aí? Já começou a se planejar para a Black Friday? Entre no site da GIV Online para conferir os materiais que ajudarão a divulgar seu comércio e alavancar as vendas. 


Até mais!

Acza Tertuliano autor (a)

Acza Tertuliano

Autor (a)