10 Atividades divertidas para o primeiro dia de volta às aulas
Brincadeiras interativas para alunos neste ano letivo de 2026!
10 atividades divertidas para o primeiro dia de volta às aulas
Você notou que as férias escolares passam voando e que já tá chegando a volta às aulas? E para se preparar para esse retorno, a GIV criou esse conteúdo super interativo para você, professor e coordenador pedagógico que busca ideias práticas para o primeiro dia de aula. Esse desafio de engajar seus alunos pode ser mais fácil do que você imagina, aplicando dicas incríveis e bem divertidas que vão reduzir a ansiedade dos pequenos, além de gerar muita proximidade no comecinho do ano letivo.
Antes de tudo, você precisa separar as dinâmicas por faixa etária para que a interação funcione com os alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e o Ensino Médio. A partir disso, defina qual tipo de dinâmica será aplicada. É importante que sejam atividades lúdicas, educativas, inclusivas e que gere de fato uma integração.
Calcule também o número de alunos, o seu tempo disponível para realizar as atividades e em qual ambiente serão realizadas, se serão feitas em sala de aula mesmo, no pátio ou na quadra de esportes, por exemplo. E você irá precisar de alguns materiais de apoio para que as dinâmicas aconteçam, como: itens de papelaria, lápis, caneta, cartaz ou cartolina, cola, tesoura, adesivos, livros de colorir e outras ferramentas de auxílio. Vai depender muito do tipo de dinâmica que será aplicada. Então, bora conferir as 10 atividades divertidas para o primeiro dia de volta às aulas e escolha a sua favorita!
1. Dinâmica de apresentação criativa
Uma forma legal dos alunos se conhecerem é criar uma dinâmica que funciona assim: os professores distribuem um papel e caneta para cada aluno anotar seu nome, o que mais gosta de fazer nas horas vagas, qual a matéria predileta e a que tem menos afinidade, por exemplo. Feito isso, o professor recolhe todos os papéis e elege um aluno para ler o papel de algum aluno em voz alta, como forma dele apresentar seu colega para toda a classe. Escolha outra pessoa para apresentar mais um aluno, e assim sucessivamente. Lembrando que essa dinâmica só funciona bem para alunos já alfabetizados, já que é necessário saber ler e escrever.
2. Roda de conversa “Minhas férias”
Que tal fazer a criançada interagir um de cada vez, para contar como foram suas férias. Algumas vão contar que ficaram em casa descansando, curtindo um game, outras foram pra praia, outras brincaram muito no parque e várias atrações bem legais. Isso estimula muito a interação dos alunos e é uma forma de conhecê-los para saber o que mais diverte a garotada nas horas vagas.
3. Desenho dos sonhos para o ano letivo
Essa atividade é super prática e criativa. Meça o grau de criatividade e de expectativas dos seus alunos! Distribua um papel e lápis para cada um e peça para elaborar um desenho, que represente o que se espera de um novo ano em sala de aula. Bora ver quem é fera pra desenhar e estimule um tempo o suficiente pra galera criar.
4. Bingo do Conhecimento
Para essa brincadeira, basta imprimir cartelas com números ou palavras e transformá-las em um bingo personalizado! Conforme a professora vai fazendo o sorteio, ela faz perguntas como uma forma de relembrar conteúdos já aplicados em aulas anteriores. Assim, desenvolve bem a memória e o conhecimento. Aquele que preencher toda a cartela, ou a fileira vertical ou horizontal, é quem ganha! E que tal dar um mimo para o grande vencedor? Vale uma caixa de bombom, ou quem sabe, um bloquinho de anotações com lápis e caneta.
5. Mini Caderno de Atividades
Esse momento é bem recreativo. Então, antes de pensar em passar conteúdos de aula, é necessário pensar na interação que faz parte do desenvolvimento socioemocional da criança. Por isso, uma ideia ótima é distribuir cadernos de atividades com caça-palavras, Sudoku, palavra-cruzada e outros jogos divertidos para aguçar a criatividade da criançada.
6. Jogo do nome e gestos
A brincadeira é a seguinte: a galera faz um círculo em pé ou se preferir, pode ficar todo mundo sentado e vão levantando aos poucos, conforme a ordem do jogo. Um aluno fala seu nome e faz um gesto, e na sequência, outro fala o nome do aluno anterior e gesto, além do próprio nome e novo gesto, e assim, sucessivamente. É uma forma de memorizar os nomes dos coleguinhas e dar muita risada com gestos e sons estranhos e engraçados.
7. Cartaz coletivo da turma
Essa ideia é interessante porque é um tipo de trabalho em equipe, um estímulo à criatividade e expressão emocional. Todo mundo cooperando juntos em um mesmo cartaz, cada um desenhando, fazendo recortes e colagens, e escrevendo o que a imaginação mandar. E o resultado final é sensacional! É o mural da classe com um pouquinho do talento de cada um.
8. Caixa das expectativas
E pensando em atividades de acolhimento escolar, essa caixinha é a dinâmica perfeita! Você escolhe como vai nomeá-la: “Caixa de Expectativas” ou “Caixa de Sentimentos”, porque essa dinâmica funciona assim: você monta uma urna personalizada, entrega papel e caneta para os alunos e peça para que eles anotem quais são as expectativas para esse ano letivo, quais são seus maiores medos e anseios, de forma anônima ou não. E assim, cada um deposita o papelzinho na urna e o condutor da dinâmica lê em voz alta as anotações. É uma maneira de conhecer os reais sentimentos de toda a classe e, pautada nas expectativas, criar um planejamento na agenda que consiga se adequar dentro do possível.
9. Brincadeira “Quem sou eu?”
Pra brincar, vai ser necessário o uso de papel, lápis ou caneta e fita adesiva. O professor escreve em um papel o nome de um animal, objeto, personagem, profissão ou que quer que seja, e só mostra para o restante da classe. Com o auxílio da etiqueta, cole o papel escrito na testa ou nas costas do jogador sem deixar ele ver.
A pessoa que está com o papel colado vai tentar adivinhar quem ele é através de alguns palpites, por exemplo: “sou animal?”, “tenho patas?”, “tenho asas?”... E o restante da classe irá responder só “sim” ou “não” até chegar na resposta certa. O intuito é estimular os alunos a fazerem perguntas estratégicas até acertar.
10. Desafio em equipe
Existem vários tipos de desafios que podem ser aplicados em sala de aula. E um deles é o “Desafio do Balão”. Essa brincadeira precisa que todos fiquem de pé e passem o balão um a um sem usar as mãos. A ideia é trabalhar equilíbrio, jogo de cintura e agilidade em conjunto para fortalecer ainda mais a equipe.
E aí? Gostou das dicas? Então, escolha suas dinâmicas favoritas e prepare-se para a Volta às Aulas 2026 com um bom planejamento e muita interação! Aproveite também para garantir sua linha de papelaria personalizada para essa volta às aulas, aqui, na GIV Online! É só acessar: https://www.givonline.com.br/lp/volta-as-aulas e ganhe 10% Off na 1ª compra usando o cupom: BEMVINDOGIV10.

Autor (a)


