Aprenda a fazer o tombo da sua arte da forma correta.

Aprenda a fazer o tombo da sua arte da forma correta.

Veja a forma correta de como virar sua arte para enviar para impressão!

Tombo no arquivo para impressão gráfica.

Com certeza, você já precisou enviar um arquivo para a gráfica com formato na vertical e não sabia como fazer o fechamento da arte, né? Isso porque, nestes casos, é preciso fazer um processo diferente e fazer o tombo do arquivo. Mas, afinal, o que é tombar uma arte?

Este termo é muito presente no mundo do design gráfico e significa fazer a rotação do arquivo para a posição horizontal. Dessa forma, a frente e o verso do seu impresso seguirão a mesma orientação. Assim, no momento da impressão, evita que a sua criação tenha imprevistos e saia com uma parte de cabeça para baixo, por exemplo.

Você pode fazer o tombo da arte para produtos como: marcador de página, folheto, panfleto e flyer, cartão de visita, postal e demais layouts que você criar e esteja na vertical.  

Por exemplo, você precisa de um cartão frente e verso para ser entregue aos clientes e, este, precisa estar na vertical para a proposta da arte ficar conforme o esperado? 

Para isso, você vai precisar encaminhar a frente da sua arte com o topo para a esquerda e rotação de 90°, já no verso, o topo ficará rotacionado para a direita, com -90° de rotação. 

Em casos de aplicação de verniz, você também precisa estar atento à máscara, pois precisa seguir a mesma orientação para encaixar certinho os detalhes da arte com a camada de brilho.

Tombo do arquivo:

Tombo com corte especial: 

Ah, também há casos de arte com corte personalizado. E, se este arquivo precisar de tombo, você precisa mandar a faca correta. Veja o exemplo: 

O envio correto da faca precisa estar espelhado, para que não recorte informações importantes da sua arte.

Ah, e para te ajudar nesse fechamento de arquivo, utilize sempre o gabarito, viu?!


Como utilizar o gabarito para o envio correto da arte? 

É sempre bom relembrar também, quanto ao uso correto do gabarito. Todos os impressos personalizados no site da GIV Online possuem um gabarito para te orientar na montagem da arte. Para encontrar é super simples! 

Primeiro, você precisa configurar o seu produto com a escolha de cores, tamanho, papel, enobrecimento e acabamento. Ao concluir, as versões do gabarito estarão disponíveis do seu lado esquerdo, logo abaixo da imagem, muitas vezes nas versões no Illustrator, CorelDRAW e PDF. 

Para fazer a montagem, você precisa seguir as orientações das linhas-guias do gabarito, sendo verde, vermelha e azul.

Linha verde:

 


Esta linha representa a margem de segurança do arquivo. Por isso, todas as informações importantes que você deseja que não sejam recortadas, precisam estar dentro desta linha.

Linha vermelha:


Já a margem vermelha ilustra o tamanho final da sua arte. Este será o local de recorte do seu impresso.

Linha azul:


A margem de sangria evita rebarbas brancas após o recorte do seu material. Por isso, o fundo da sua arte precisa chegar até esta margem.

Prontinho! Agora que você tem o passo a passo de como fazer o tombo do seu arquivo e sabe como utilizar o gabarito para o envio da sua arte, bora escolher os materiais gráficos personalizados que deseja revender, e garanta seus impressos perfeitos aqui, na Gráfica GIV Online!  

;