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A união do Design Gráfico e Marketing

A união do Design Gráfico e Marketing

No dia 8 de maio comemora-se o Dia do Profissional de Marketing. Mostraremos que o design e o marketing, apesar de distintos, são complementares.

No dia 8 de maio comemora-se o Dia do Profissional de Marketing. E para homenagearmos esses profissionais, mostraremos neste artigo que o design e o marketing, apesar de distintos, são complementares. Continue a leitura e entenda os benefícios da união dessas duas áreas da comunicação. O Marketing é, em sua essência, a atividade que compreende as necessidades e desejos do mercado para atendê-las da melhor forma. Ao contrário do que muitos pensam, essa profissão não se trata apenas da divulgação de produtos, serviços, etc. Está ligado a todo o processo de produção, para que o projeto desenvolvido seja útil ao público e bem aceito por ele.

Por isso, o que o Marketing e o Design Gráfico possuem em comum?

  • Entendem o mercado;
  • Atualizam-se sobre tendências;
  • Trabalham com base nos anseios dos clientes (empresas);
  • Atendem às necessidades dos consumidores;
  • Atraem;
  • Destacam diferenciais;
  • Informam.

Quando unidos, revolucionam a forma de fazer comunicação. Seus conceitos proporcionam o desenvolvimento de campanhas e produtos assertivos. Afinal, um texto por si só nem sempre é atrativo, assim como imagens nem sempre são autoexplicativas. Portanto, para trabalhar com eficiência e atender as necessidades dos consumidores, o texto e os elementos gráficos passam a desenvolver um tipo de dependência. É por meio do Design no Marketing que são pensadas as melhores maneiras de se apresentar um conteúdo, produto ou marca, de forma que se destaquem em meio a concorrência. Os elementos que o compõe (formas, cores, texturas, tipografia, imagens e ilustrações) são responsáveis por agregar valor, gerar interatividade e, ainda, apelo visual.

Então, entende-se que, as funções desse conjunto são:

  • Informar: através da comunicação objetiva, usando do conjunto visual e verbal para atrair e informar os consumidores;
  • Hierarquizar informações: com a organização de um bom layout, as informações são apresentadas de modo que sejam compreendidas facilmente pelos clientes;
  • Engajamento: as cores criam destaque e atratividade ao seu conteúdo, gerando mais interesse de leitura e compartilhamento ou recompra;
  • Identidade visual: a exclusividade do design gera identidade visual, permitindo que produtos sejam facilmente reconhecidos (e se tornem preferência) do público. Um exemplo clássico disso é a forma como as garrafas de Coca-Cola se destacam nas gôndolas;
  • Credibilidade: a escolha de elementos gráficos adequados leva credibilidade ao seu conteúdo/produto, evitando a poluição visual, por exemplo.

Nós, mesmo que de maneira despercebida, temos contato diário com esta união. Somos atraídos por informações que, primeiramente nos chamam atenção visualmente. Como banners que vemos nas ruas, os panfletos que recebemos, cartazes e, até mesmo, embalagens dos produtos que compramos. E agora que você já conhece mais sobre a importância dos seus serviços na história do Marketing, nada melhor do que contar com materiais de qualidade para oferecer aos seus clientes e parceiros profissionais de marketing, não é mesmo? Confira alguns produtos da GIV Online disponíveis no site e comece agora mesmo! 

Para visualizar nosso catálogo completo acesse GIV Online. E aí, gostou do artigo? Deixe suas opiniões aqui nos comentários. Até a próxima, parceiro!