A tecnologia e o design gráfico

A tecnologia e o design gráfico

Faz algumas décadas que os avanços tecnológicos estão invadindo nosso cotidiano e trazendo ferramentas cada vez mais necessárias para nós do Design Gráfico!

Faz algumas décadas que os avanços tecnológicos estão invadindo nosso cotidiano e trazendo ferramentas cada vez mais necessárias para nós. 

Neste artigo você saberá quais as influências que esses avanços tiveram sobre o modo de produção do design gráfico ao longo da história. Vamos lá?

Houve períodos da história onde, durante um século inteiro, apenas uma tecnologia foi desenvolvida, mas hoje em dia é bem diferente. Vivemos um momento marcante para o desenvolvimento do mundo e podemos contar com o surgimento de novas plataformas, softwares, dispositivos e muito mais todos os dias.

Esse desenvolvimento desenfreado de tecnologia e a necessidade de produzir e consumir em massa teve início com a Revolução Industrial, um dos marcos do final do século XVIII e início do século XIX. As consequências trazidas por essa revolução foram percebidas através da mudança nas formas de vida e o surgimento da necessidade de uma comunicação estruturada.

Logo, com o passar dos anos e a intensificação desses novos hábitos da vida moderna, processos foram otimizados e agilizados, atingindo também o design gráfico. Produtos ainda mais qualificados e complexos passaram a ser desenvolvidos graças ao fácil acesso a diversos recursos tecnológicos, sendo exemplos clássicos os softwares, as impressoras 3D (ou prototipagem rápida, que é um processo que possibilita a criação de modelos tridimensionais) que hoje possuem papel importante para áreas como a medicina, e até mesmo o surgimento de gráficas como a GIV, que através da internet, oferece serviços e possibilita fácil acesso a impressões em grande escala para os mais variados fins.

Mas, assim como todas as grandes mudanças, estas transformações trouxeram pontos negativos decorrentes do mal-uso destes recursos. “Falsos profissionais” surgiram e entraram para o mercado como criadores; o número de plagiadores aumentou consideravelmente e a originalidade, que na área de criação é fundamental, passou a ser desconsiderada por muitas pessoas, iniciando um processo de cópia desenfreada e padronização de figuras.

Então, basicamente, a tecnologia abriu novos horizontes e disponibiliza um grande leque de opções para os profissionais como você, parceiro GIV. O sucesso do seu negócio na área vai ser guiado pela forma que seu trabalho for desenvolvido. Aproveite dos mais variados programas para estruturar projetos inovadores e ainda, use da internet para expor seus trabalhos e montar um belo portfólio e atrair novos clientes.

E aí, gostou? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e até a próxima!

Ana Costa autor (a)

Ana Costa

Autor (a)

;