7 Tipos de clientes e dicas de abordagem
Técnicas de vendas para o sucesso do seu negócio!
Você trabalha com vendas ou possui uma empresa que depende de metas atingidas? Então, já deve ter observado que a venda é uma arte que deve ser desenvolvida dia após dia. Tudo isso porque cada cliente tem um perfil diferente, que requer sondagem, estratégia e abordagem distintas para ter sucesso de vendas.
Como no dia 15 de setembro se celebra o Dia do Cliente, no conteúdo de hoje a GIV vai revelar para você os 7 tipos de clientes e dicas de abordagem para serem aplicadas. Com essa leitura você entenderá melhor o perfil de cada consumidor para fechar negócios com sucesso! Vamos ver? Bora conferir!
Cliente amigável
Vamos começar pelo mais fácil. Quem não ama lidar com um cliente amigável, não é mesmo? É mais fácil de iniciar uma conversa. A sensação que dá é que o bate-papo flui melhor, e o cliente está totalmente aberto para ouvir suas propostas.
O único desafio é a conversa em meio a tanta troca de experiências, pois pode chegar a um ponto em que perde totalmente o foco, o cliente acaba ficando indeciso e por fim, perde o interesse no produto ofertado.
Então, a dica é: para não perder o rumo da conversa, você deve trazer de volta o cliente para aquilo que verdadeiramente importa, que é o fechamento da venda.
Cliente indeciso
O cliente indeciso tende a ficar um longo tempo namorando os produtos, chega até colocar um monte de coisas no carrinho, mas na hora de concluir a compra, ele desiste. Pensa demais, seja no preço, no valor agregado, se realmente precisa, se a concorrência está com alguma oferta melhor, e tantos outros pensamentos que levam à indecisão e até à desistência.
Cliente desconfiado
Esse perfil já passou por alguma experiência desagradável com outra empresa, por isso ele fica com “um pé atrás” antes de decidir fechar um negócio, com medo de sofrer decepções novamente. Sendo assim, a melhor forma de abordar esse tipo de cliente é evitar a insistência para que ele não se sinta pressionado e desista da compra. Outra dica é responder todas as dúvidas com confiança e prontidão, apresentar provas sociais, garantias e documentos diversos. E, nada de pedir o contato do cliente, pois isso pode aumentar a insegurança.
Cliente incomunicável
Enquanto há clientes amigáveis, que estão abertos a conversas, há clientes introvertidos, que preferem ficar em silêncio, por serem mais práticos e falar apenas o necessário. Para esse perfil de cliente, basta fazer uma abordagem mais prática também, como perguntas que levem o cliente a apenas responder “Sim” e “Não”. Como esse cliente não é de falar muito, talvez seja a sua tarefa sustentar o diálogo, se mostrando proativo o tempo todo, mas sem cometer excessos.
Cliente apressado
O cliente com pressa geralmente já sabe o que quer e ele não tem tempo a perder. Então, a dica é não ser inconveniente e responder apenas o que o cliente perguntar. Talvez ele seja do tipo que prefira a opção de atendimento online para otimizar mais o tempo e ser mais prático. Por isso, faça o possível para sanar todas as dúvidas de forma remota, pois agilidade é tudo para esse cliente que vive sem tempo.
Cliente analítico
Esse perfil de cliente lembra bastante o tipo desconfiado, mas o que o diferencia, é que ele busca informações sobre o produto, empresa e até mesmo o nicho em questão. Se preciso for, ele é do tipo que faz cálculos e mais cálculos para saber se vale a pena ou não, adquirir tal produto ou serviço.
Sendo assim, a melhor forma de abordagem do cliente com perfil analítico é estar preparado para responder qualquer tipo de pergunta técnica. Ainda que sejam várias perguntas, é preciso ter paciência e sanar as dúvidas com calma, realizando o atendimento sem pressa e dando tempo ao tempo para o cliente analisar. Caso o contrário, o cliente se sentirá pressionado, então perderá o interesse pela compra.
Cliente nervoso
Normalmente, o cliente nervoso tem algum histórico ruim de compra e por isso ele quer uma solução para o seu problema. Pelo próprio tom de voz é possível perceber o grau de insatisfação do cliente. Para resolver essa situação, a dica é primeiro entender que o problema não é pessoal e sim com a empresa. Isso ajuda a não pegar a irritação para si. O atendente deve ouvir atentamente a questão, responder com calma e agilidade, informar quais serão os próximos passos e o prazo da resolução do problema.
O cliente nervoso é quem costuma fazer reclamação no site do Reclame Aqui, expondo a sua insatisfação. Mas, ainda que registre uma reclamação nessa plataforma, o importante para a boa reputação da empresa é que responda todas as mensagens e encontre a solução de sua questão.
E por falar no Reclame Aqui, todos os anos essa plataforma premia as empresas que tiveram o melhor jogo de cintura, a melhor performance e as maiores resoluções de problemas registrados pelos clientes. Esse Prêmio é uma forma de reconhecer as empresas que oferecem o melhor suporte em casos de reclamações. E uma das empresas indicadas ao Prêmio Reclame Aqui, pelo melhor atendimento prestado, é a Gráfica GIV Online!
Estamos com 100% das reclamações respondidas, 83,7% dos clientes afirmam que voltariam a comprar com a GIV, a empresa resolveu mais de 90% das reclamações recebidas e estamos com o selo RA1000 que é o selo de reputação máxima do Reclame Aqui com a pontuação 8.8/10 nos últimos 6 meses!
Então, acesse o site https://www.reclameaqui.com.br/premio/votacao/servicos/188/ e vote na Gráfica GIV Online! É fácil e rápido para votar! Contamos com você!
Ana Costa
Autor (a)