6 passos para um fechamento de arquivo perfeito

6 passos para um fechamento de arquivo perfeito

Confira quais são as etapas que você precisa seguir para fazer o fechamento de arquivo corretamente.

Quem já teve, ou, tem dúvida de fechamento de arquivo para impressão, levanta a mão \o. Pois é, essa tarefa pode deixar aquela sensação de dúvida no ar. Mas, para desvendar esse mistério, a GIV Online vai te ajudar e te explicar os 6 passos indispensáveis na hora de fechar um arquivo. Preparado? Então, chega mais!

 

1. Escolha o tipo de impressão

Você já deve ter percebido que, na configuração de cada produto, você precisa definir o tipo de impressão que deseja para o seu material, ou seja, verificar qual opção de cores você vai selecionar.

Entre as possibilidades estão 1x0, 1x1, 4x0 4x1 e 4x4. Mas, afinal, o que isso significa? É super simples:

1x0: impressão em preto apenas na parte da frente do produto;

1x1: impressão em preto nos dois lados do material;

4x0: impressão colorida somente na frente do produto;

4x1: impressão colorida na frente e preto no verso;

4x4: impressão colorida na frente e no verso.

Ah, lembrando que, caso queira alguma parte branca na arte, o branco será o natural do próprio papel.

Então, na hora de selecionar o seu produto, fique atento na configuração das cores.

 

2. Baixe o gabarito

Na mesma página que você configura o seu produto, há gabaritos disponíveis para você adequar a sua arte aos padrões de impressão. Ele pode ser baixado nos principais programas de edição, sendo: Acrobat (PDF), CorelDRAW (CDR) e Illustrator (AI), por exemplo. No gabarito terão três linhas-guias para você se basear, nas cores verde, vermelha e azul.

Linha verde: esta linha é a margem de segurança do seu arquivo. Todas as informações importantes precisam estar dentro do espaço verde, ou seja, estas são as partes que você não quer que sejam cortadas na impressão.  

Linha vermelha: esta margem determina o tamanho final do seu produto, já que é considerada a linha de corte.

Linha azul: apenas o fundo da sua arte precisa ir até a linha azul, que é a margem de sangria. Dessa forma, ao ser recortado na linha vermelha, evita margens brancas no acabamento do material.

 

3. Padrão de cor CMYK

A paleta de cores utilizada para impressão é a CMYK, composta pelas cores Cyan, Magenta, Yellow e Black. Por isso, antes de fechar o arquivo, verifique se a arte está no padrão de cor correto para ser impresso, já que se estiver em RGB (cores para monitores) ou em outra paleta de cores, terá divergências de cores quando estiver no papel.

 

4. Converter em curvas

Para que as fontes contidas na sua arte saiam exatamente como enviadas, você precisa converter o seu arquivo em curvasCurva basicamente se trata de transformar fonte em um desenho de pontos, o qual independentemente de onde for aberto, não será alterado, mesmo na ausência da fonte utilizada na versão original.

 

5. Resolução 

Todo cliente espera receber um material gráfico com qualidade na imagem! E, para que a impressão tenha uma resolução perfeita, você precisa colocar o seu arquivo com no mínimo 300 dpis (pontos por polegadas). Assim, você evita que sua arte seja produzida em baixa resolução e garanta uma qualidade impecável.

 

6. Salvar em PDF-x1a

Depois de todas essas etapas, é hora de salvar a sua arte. O arquivo precisa ser fechado em PDF-x1a, que é a extensão apropriada para salvar o arquivo para impressão sem alterações. 

Ah, é importante ressaltar que, é preciso nomear cada página, de acordo com as partes do arquivo. Por exemplo, o cartão de visita frente e verso com verniz localizado, a página 1 será a frente, página 2 verso, página 3 máscara de verniz da frente e página 4 máscara de verniz verso.

E lá vai uma dica bônus! Na GIV Online tem o serviço de checagem profissional, que conta com uma equipe voltada especialmente para analisar os seus arquivos antes de ir para a impressão e assim evitar ainda mais a não conformidade na arte.

Prontinho, agora você está preparado para fazer o fechamento dos seus arquivos e imprimir com a máxima qualidade da GIV Online. 

Arquivos finalizados? Hora de enviar!

Compartilhe com seus amigos e, boas impressões!

;