5 erros comuns na criação de logotipos

5 erros comuns na criação de logotipos

São eles os responsáveis pela criação de identidade visual de uma marca.

Os logotipos são responsáveis pela representação da essência de uma empresa. São eles os responsáveis pela criação de identidade visual de uma marca, o que trará reconhecimento em meio aos concorrentes e consumidores.

 E, como todo projeto, as chances de erros são grandes – ferindo diretamente a forma que o mercado enxerga a sua empresa.

Para que isso não aconteça, falaremos neste artigo os 5 erros mais comuns cometidos no processo de criação de logotipos, assim você saberá o que fazer para evitá-los. Vamos lá?

1 – DETALHES

O detalhe, por muitas vezes, é visto com grande importância na criação artística. Mas quando se trata de logotipos, os detalhes podem se tornar inúteis, sendo perdidos quando a imagem é reduzida. Tal fator afeta diretamente a representação da identidade visual da marca.

Logo, menos é mais!

2 – TENDÊNCIAS

Estar atento às tendências do mercado é fundamental para o desenvolvimento de suas estratégias e planos de negócio, mas não significa que seja tão bom assim quando se trata da construção da identidade visual da sua marca.

Ao se prender às tendências, há grandes chances de perder e não atender as solicitações do cliente. A insatisfação dele pode ser um ponto extremamente negativo para a sua imagem perante o mercado. Além disso, trabalhar em excesso com tendências limita a vida útil do projeto gráfico proposto.

Desenvolva a partir da criação e inovação, assim você conseguirá trazer algo totalmente único e atemporal.

3 – INFLEXÃO

Os logos podem ser vetorizados e rasterizados. Quando se trabalha com imagens rasterizadas, elas se tornam incompatíveis com as mudanças no tamanho de sua reprodução. Logo, trabalhar com imagem em vetor é a melhor opção, assim, ela pode ser reproduzida em diversos tamanhos sem que perca sua qualidade.

4 – CORES

A construção de um logo depende de vários fatores, como por exemplo cores, formatos e fontes. E um dos erros mais comuns é apostar em somente um destes fatores como principal, todos devem possuir o mesmo nível de importância para o logotipo como um todo.

Desta forma, construa um símbolo que fale por si só, assim, ele não dependerá de impressões coloridas e até mesmo poderá apresentar tons de cores diferentes para se adaptar a mais campanhas.

5 – FONTES

Como dito no tópico anterior, a fonte é um dos fatores mais importantes na composição de um logotipo. Ao escolher a fonte errada, você atrapalha o entendimento do cliente sobre o que você desejava comunicar.

Portanto, escolha fontes que sejam compatíveis ao símbolo desenvolvido. A harmonização atrai a atenção do consumidor para o todo.  

E aí, gostou? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e até mais!

;