5 Dicas para criar materiais eleitorais matadores!

5 Dicas para criar materiais eleitorais matadores!

Você sabe a importância de ofertar esse tipo de material?

campanha eleitoral vai avançando e a cada dia estamos mais próximos das eleições. Você sabe a importância de ofertar esse tipo de material para partidos e candidatos, né? 

Como falamos no artigo anterior (que você pode ler clicando aqui) há diversas regras para divulgação de materiais durante esse período e nós não queremos que nem você e seu cliente sejam prejudicados, por isso resolvemos fazer uma segunda parte, agora dedicada a melhorar a qualidade de seus materiais para essa importante data.

1 – Nomes & números: é de extrema importância o nome e número do candidato e vice. Pode parecer óbvio, mas votaremos para mais de um cargo esse ano, logo são diversos números para memorizar e é preciso atenção para votar no candidato e cargo correto. Outra questão é a importância do vice. Além do mesmo não poder ficar de fora do material gráfico por lei, os nomes devem estar em todas as peças de divulgação, sempre de forma legível e com a fonte ocupando no mínimo 30% do tamanho da usada no nome do candidato.

2 – O partido: indique o partido e coligação que o candidato faz parte. Além de também ser uma exigência da lei, é necessário também por fatores de identificação de propostas e posicionamento político mesmo. Falando um pouco das cores, utilize não só a paleta de cores que seja mais próxima da proposta de seu candidato, mas também com as cores já utilizadas pelo partido. Isso facilita a identificação do mesmo.

3 – Informações obrigatórias: é obrigatório constar, em todo tipo de material de campanha impresso, o número do CPF ou CNPJ do responsável pela produção do material. No caso de revendedores gráficos, é importante destacar que você não deve inserir o CNPJ da GIV e sim o seu próprio. É importante também constar nos materiais o CNPJ do candidato que contratou os serviços e se esses dados não estiverem no material, o candidato pode ser punido e a gráfica se recusar a imprimir os mesmos. Não se esqueça de também indicar a tiragem dos materiais, isso é mais uma exigência do TSE.

4 – Excesso de informações: você precisa tomar muito cuidado com a quantidade de informações para seu material não virar uma bagunça. Sabemos que a lei obriga que seja inserido uma série de informações que podem prejudicar sua criatividade na distribuição de elementos e informações, porém, é preciso ter muita cautela para organizar tudo de uma forma onde o obrigatório e o necessário seja descrito no material.

5 – Imagens e objetivos: como falamos no tópico acima, é preciso de um olhar muito atento para não prejudicar a peça de seu candidato, mas uma dica valiosa é trabalhar bem com imagens em alta qualidade que mostrem bem o rosto do candidato e vice, além de claro alguma frase de efeito ou proposta do mesmo. Isso vai induzir o leitor a se interessar no material e propostas do candidato, seja ela qual for. Em alguns materiais também indicamos trabalhar com números, pois são o que de fato interessa para o eleitor, sejam esses as bandeiras que o candidato irá defender, quantidade de escolas, hospitais e etc que o mesmo vai prometer para criar em seu mandato.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você, parceiro! O futuro do país está em suas mãos!

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