5 dicas para começar a ilustrar
Para quem está começando a vida na área do design gráfico, um dos maiores desafios é a ilustração. Resolvemos listar algumas das principais dicas para você.
Para quem está começando a vida na área do design, um dos maiores desafios é o início na ilustração. A mais temida e a que mais absorve das habilidades e repertório do designer aspirante a ilustrador.
Pensando nisso, resolvemos listar algumas das principais dicas para você se organizar e começar sua carreira na área da forma mais produtiva possível.
1 – Inspiração: esse é o pré-requisito básico para você começar qualquer coisa na área de design. Sem inspiração, não há criatividade e para desenvolver ainda mais seu lado criativo, é preciso criar um ambiente saudável para trabalhar. Como? Primeiro, pense na organização da sua mesa. Deixe somente o que é utilizado para trabalhar e o que for decorativo, que seja algo que te traga boas vibrações e inspiração. Outra coisa que pode te ajudar é ouvir músicas, assistir documentários, filmes, além de navegar por sites como Pinterest, We Heart It e Tumblr.
2 – Referências: agora que você já tem um ambiente ideal para se manter inspirado, você precisa acompanhar o mercado, as tendências e o que seus colegas de profissão andam fazendo por aí. Sites como Behance, Designerd, Designer Mão de Vaca, Design Culture e muitos outros podem ser seus guias no dia a dia para acompanhar profissionais do mundo todo e dos mais variados estilos.
3 – Estilo: definir o estilo que vai seguir é vital para a sua carreira como ilustrador. Salve as referências que mais gosta, faça anotações sobre os estilos que aprendeu no tópico anterior e defina-o com base nos artistas que mais se familiarizou ou onde apresentou mais facilidade para produzir sua arte. É interessante testar coisas nesse momento e entender onde você se sente mais à vontade.
4 – Cores: a paleta de cores é fundamental para começar a ilustrar. Estudar as cores e o sentimento que elas imprimem em cada tipo de ilustração é importante para dar vida a sua arte. Comece trabalhando com poucas cores e com paletas mais tradicionais, aos poucos vá acrescentando uma maior variedade de cores. Nunca pare de estudar cores, a Pantone e Adobe ajudam bastante nesse processo.
5 – Equipamento: para começar, lápis e papel são o suficiente. Se você já amava desenhar quando era mais novo, ao trazer as ideias para o digital com certeza vai continuar se destacando, mas para fins profissionais, é ideal que você utilize sempre o melhor material possível. Softwares como o Illustrator, Photoshop e Corel Draw são indispensáveis, além de uma mesa digitalizadora para facilitar o seu processo de ilustração. E, claro, um computador com um hardware que suporte todos esses programas sem dar nenhuma dor de cabeça.
Desejamos muito sucesso no seu início de carreira e qualquer dúvida, conte conosco! ;)