4 dicas para utilizar a faca especial corretamente

4 dicas para utilizar a faca especial corretamente

Como o próprio nome já diz, a faca especial é equipamento gráfico utilizado para fazer cortes diferentes nos materiais.

Como o próprio nome já diz, a faca especial é equipamento gráfico utilizado para fazer cortes diferentes nos materiais. Sua principal função é dar formas impossíveis de se conseguir usando apenas os cortes retos das guilhotinas. São utilizados, principalmente, em cartões de visita, mas isso não é uma regra e nem uma exclusividade. Adesivo, etiquetas e tags também entram na onda dos materiais que mais se utilizam da faca especial.

A faca especial em si, são lâminas moldadas sob medida para a impressão de uma peça específica. Ela faz com que o papel, ou material escolhido, seja cortado no formato que o cliente escolheu! Nesse momento, o que conta é a imaginação do profissional que desenvolveu a arte.


Esse corte vai deixar o seu material gráfico diferente dos mais habituais, destacando o cliente e fazendo com que fique na memória de quem o receber. Mas, cuidado! É preciso redobrar a atenção com o design da arte, principalmente na hora de fechar o arquivo. Garanta que a sangria e os demais elementos estejam no lugar certo para que o corte não prejudique o produto final.

Sempre que alguém adquire um produto gráfico, fica a ansiedade para que o mesmo chegue logo, e da forma como foi enviado para a gráfica, por isso, a GIV Online separou algumas dicas que vão te ajudar a não cometer erros comuns na hora de finalizar uma arte e fechar um arquivo. Confira:

 

 

Filete? Não!

 

Sabe aquelas linhas brancas que incomodam e aparenta que o seu material não foi cortado corretamente? Elas podem ser evitadas antes mesmo de o material ir para a gráfica. As máquinas de corte são programadas para cortar em locais exatos, por isso, o filete (linha branca) pode ser um problema do arquivo. Para evitar que isso aconteça, expanda o fundo da arte além do tamanho da faca, ou seja, deixe que o fundo “vaze para fora” da área principal, pois somente assim o seu material não ficará com filete nas extremidades.

Se a margem é de segurança, confie nela!

Respeite a margem de segurança interna dos materiais, pois ela existe justamente para que seu material não perca informação ou seja cortado de forma errada. Assim, você evita perder textos, imagens e informações que sejam relevantes no seu material.

Espelhe o desenho da faca

 

É preciso muita atenção! No momento do fechamento do arquivo, sempre confira se o desenho da faca está na posição correta, ou seja, se o tombo foi feito da maneira certa, diante da arte. Lembre-se de espelhar o contorno da faca no verso para ter certeza de que a arte está com o tombo correto. No caso de dúvidas, aqui na GIV Online já tem uma matéria completa ensinando a fazer o tombo correto do arquivo, é só clicar aqui para ler. 

Importante: no arquivo final o desenho da faca deve ser enviado na última página do PDF.

Menos é mais

Evite os desenhos complexos, com muitas curvas e quebras de linhas, pois o equipamento que fará o corte especial é configurado manualmente, o que torna complicada a utilização de acabamentos muito complexos.

É importante tomar cuidado para não parecer exagerado. Se a sua arte possui muitas cores e formas, o ideal é utilizar um corte mais simples, para que se obtenha destaque na impressão. Se você precisa de uma arte mais minimalista e simplificada, o corte especial pode ser uma maneira incrível de dar mais destaque sem poluir a junção das duas coisas, corte + arte! Outra dica é escolher os materiais certos para usar o corte personalizado, como:

Cartões de Visita

 

Adesivos



Ímã de Geladeira


 

O corte personalizado pode ser o detalhe que falta na campanha de divulgação da sua empresa e, se você atentar-se aos detalhes no momento de desenvolver a arte final, será com certeza um diferencial, na visão do público! Agora que você já sabe ao que prestar atenção, é só enviar seu arquivo para GIV Online, que a qualidade do seu impresso será garantida! 


Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre esse acabamento! Até a próxima.

;