3 Principais tipos de encadernação
Os principais acabamentos para linha editorial e papelaria
Tipos de encadernação da GIV Online!
Você conhece os principais tipos de encadernação? Talvez já tenha batido aquela curiosidade sobre as características de cada tipo, até mesmo para ser mais assertivo(a) na escolha dos seus impressos, né? Mas, hoje você vai ler um conteúdo, contando detalhes sobre esse assunto. A GIV Online vai revelar as principais técnicas de encadernação, essenciais para entregar pesquisas acadêmicas, realizar tarefas pessoais e corporativas. Bora conferir?!
Wire-o
A encadernação feita por Wire-o, também chamada de garra de duplo anel, é uma versão mais moderna e sofisticada do espiral. O Wire-o é feito de metal que requer a furação quadrada. Esse tipo de acabamento é muito utilizado em cadernos, agendas, apostilas, blocos de rascunho e calendários de mesa. E ainda permite o uso em impressos personalizados de capa dura e capa flexível.
Qual a diferença entre espiral e Wire-o?
O espiral requer a furação redonda e o Wire-o, o furo é quadrado. Para realizar o acabamento com espiral, é possível ser feito manualmente. Já com o Wire-o, o fechamento desse anel duplo precisa ser feito com a ajuda de um aparelho de pressão. A encadernação feita por espiral é indicada para impressos com maior quantidade de páginas, como acima de 400 páginas. O Wire-o é perfeitamente indicado para materiais com menos folhas, de até 380 páginas em sulfite 75g. O espiral é mais simples e barato, no entanto, o Wire-o é uma opção bem mais elaborada para impressos personalizados e modernos, usado inclusive, aqui na GIV!
Lombada Quadrada
A lombada quadrada é usada para encadernar livros. Em alguns casos, usa-se a cola Hot Melt ou PUR. Esses tipos de colas devem ser aplicadas em alta temperatura, e não é necessário realizar a dobra nas folhas. Quando o miolo tem gramatura maior, é comum aplicar vinco na capa, em torno de 5mm de distância da lombada. E essa encadernação também pode ser realizada em revistas que possuem em média 200 páginas.
No método mais tradicional, é utilizada uma técnica de costura, e só depois passa a cola. A costura pode ser usada em livros de muitas páginas, com 250 páginas ou mais, por ser um acabamento mais resistente, que segura as folhas com mais firmeza. No entanto, exige um custo mais alto, do que o uso da cola Hot Melt. E a costura não é uma técnica utilizada pela GIV.
Para lombada quadrada também pode ser feito com a tela, unindo-se à técnica da costura para deixar ainda mais firme. É uma técnica mais cara, mas é indicada para livros que requerem um manuseio mais frequente e que precisa de uma durabilidade maior, como bíblia, dicionários, manuais e etc. E a GIV também não aplica esse tipo de técnica.
A GIV usa a cola Hot Melt para realizar a lombada quadrada em livros personalizados! Esse é um método moderno e com o melhor custo-benefício do mercado, o que permite oferecer preços competitivos para escritores independentes que desejam imprimir a sua primeira obra a preços acessíveis, e sem abrir mão da qualidade, é claro!
Blocagem
A blocagem é quando une as folhas em forma de blocos e passa a cola, normalmente no topo do bloco. Esse tipo de acabamento é usado para facilitar o destaque das folhas, conforme a necessidade de uso no dia a dia. Na GIV esse tipo de acabamento você encontra em blocos e comandas, receituários e blocos de calendários.
Viu só? Agora que você conheceu os 3 tipos de encadernação adotados pela GIV Online, acesse a nossa gráfica online e escolha seu impresso favorito, que garantimos qualidade de impressão e acabamento! Clique já!
Ana Costa
Autor (a)