18 Dicas para evitar fraudes via Pix

18 Dicas para evitar fraudes via Pix

Siga dicas seguras para evitar o Golpe do PIX. 


Saiba tudo sobre o Golpe do PIX e como se proteger.

Ei, você que iniciou agora essa leitura… Você sabe o que é Malware? Por acaso já ouviu falar em algum lugar? É sobre isso que vamos falar agora. A GIV Online trouxe este conteúdo repleto de informações importantes para te deixar em alerta quanto ao uso de seu aparelho celular com o intuito de evitar qualquer ação perigosa do Malware BrasDex, além de deixar aqui 18 Dicas para evitar fraudes via Pix. Vamos lá? Então, bora!

O que é Malware?

Malware é uma abreviação do termo Malicious Software ou Software Malicioso, um novo vírus que atua em aparelhos celulares, especificamente Android, que interrompe as transações via Pix, alterando o valor e o destinatário da conta. Estamos falando de uma atuação feita no Android porque ainda não foi identificado situações como essa no sistema operacional IOS, tá?


A empresa que descobriu este vírus foi a Threat Fabric, uma empresa importante de cibersegurança. Essa descoberta ocorreu em dezembro de 2022 quando este vírus já havia atacado mais de mil pessoas, causando um alto prejuízo financeiro entre os usuários.


Esse vírus encontra brechas dentre os próprios usuários dos aparelhos, ou seja, a Malware não explora falhas do Pix ou das instituições bancárias, e sim dos usuários que autorizam a instalação do vírus voluntariamente e que permitem um livre acesso ao aparelho, além de encontrar outras falhas de segurança do sistema operacional Android.


O ataque dos golpistas que fazem uso do Malware BrasDex só acontece com instituições financeiras do Brasil. Ele checa o cartão SIM, e se caso identificar que o banco é do exterior, automaticamente para de funcionar. Mas, caso constate que é de algum banco brasileiro, o vírus passa a explorar a vulnerabilidade de acesso.

Como funciona o Malware?

Especialistas dizem que o vírus fica “adormecido” no aparelho infectado, e quando o usuário acessa uma conta bancária, este vírus passa a rastrear o saldo, número da conta e fica só aguardando uma transação via Pix. Quando isso acontece, o vírus então ataca, colocando uma tela por cima do app do banco, que confunde bastante com a tela verdadeira, enquanto altera os dados da transação, e se a pessoa digitar a senha para concluir o Pix, o dinheiro cai direto na conta do golpista.


Para os bancos, o fato de reconhecer a transação e digitar sua senha, já é em si um ato de segurança antifraude, agora o fato de ter uma invasão de vírus por um descuido do usuário não compromete o sistema de segurança das instituições bancárias.


Então, você que é usuário, deve ter o máximo de cuidado, para evitar o acesso a links maliciosos, viu?!


Ah, e além do BrasDex, surgiu também o GoatRAT, outro software malicioso que age da mesma forma que esse outro Malware.


Tá, mas o que acontece com o meu celular com a entrada desse vírus Malware BrasDex? Continue a leitura que vamos te contar. Vamos lá!


Quando você acessa links infectados por esse vírus, automaticamente baixa o aplicativo BrasDex, o que também dá acesso livre para a Malware rastrear suas transações bancárias, que nesse caso, especificamente, o foco é o Pix.


Para concluir o golpe, a ação depende também que o usuário confirme a transação via Pix, usando a Biometria e confirmar a transação com senha, por exemplo, que são acessos tão restritos que nem o próprio banco sabe, basta a confirmação do usuário, que acaba confirmando sem sequer perceber uma fraude à vista!


E sabe por que a tentativa de aplicar esse tipo de golpe em pagamentos via Pix? É porque o Pix é uma transação muito rápida, cai rapidamente na conta do destinatário, sem ao menos tentar barrar em casos de fraude. Diferente de uma TED ou DOC que poderia parar em uma mesa de análise de prevenção à fraude, sendo possível impedir a conclusão dessa ação fraudulenta.


Viu só, como é importante ficar mais atento em suas transações? Isso não significa que você vai deixar de fazer suas transações via Pix nas lojas e nem deixar de pagar de seu pedido na GIV via Pix por causa dessas ações, pois basta tomar algumas precauções e você estará seguro, quer ver?


Dicas para evitar o golpe do Pix:

1. Nada de baixar aplicativos através de links no WhatsApp, por SMS ou e-mail, com a promessa de ganhar dinheiro rápido e fácil ou outras promessas surreais.

2. Cadastre uma senha forte no seu aparelho celular 

3. Se o app do banco te der a chance de cadastrar a biometria, ative essa função que é uma segurança a mais pra você

4. Baixe apps através da loja de aplicativos do celular, no caso o app store no Android 

5. Evite clicar em links de fontes desconhecidas e duvidosas

6. Cuidado ao dar consentimento em tudo sem ler, viu?! Quando na pressa você avança uma tela sem ler, é um grande risco que você está correndo de sofrer invasão de golpistas no seu celular

7. Mantenha a opção de “Instalação de aplicações de fontes desconhecidas” desativada

8. Observe o fluxo de transação, e desconfie se surgir algo fora do comum, como travar a tela ou tremer a tela, por exemplo 

9. Caso precise entrar em contato com sua instituição financeira, só entre em contato em canais oficiais 

10. Jamais salve senhas abertas no seu aplicativo do celular

11. Mantenha um antivírus instalado e sempre atualizado 

12. Fique atento quanto às configurações de permissão do aplicativo: Localização, Acessibilidade, Fotos e etc

13. Sempre confirme o nome do destinatário e o valor antes de concluir a transação. E desconfie sempre que travar a tela 

14. Não cadastre sua senha bancária em outros tipos de serviços


15. Não permita acesso remoto no seu aparelho celular


16. Evite manter aplicativos ativos que você nem usa


17. Caso detecte um software malicioso no seu aparelho, formate o celular


18. Para sua segurança, baixe o App da GIV no Google Play do seu Android e ao realizar pagamento do seu pedido via Pix na Gráfica GIV Online, certifique-se que você está mantendo esses cuidados que acabamos de citar para garantir a sua total segurança!


A GIV Online está blindada contra vulnerabilidade de segurança, já que o nosso site passa constantemente por auditorias, o que garante a proteção dos seus dados confidenciais. Quanto a isso, fique tranquilo!


Viu só?! Fique sempre em alerta quanto ao uso do seu smartphone para evitar riscos, e compartilhe essa informação com seus familiares e amigos!  

;