12 Passos para começar a escrever um livro

12 Passos para começar a escrever um livro

Quer se tornar um escritor de sucesso? Vem pra GIV que vamos te mostrar o caminho das pedras… 

Descubra como escrever o seu livro dos sonhos! 

Alguma vez você sentiu vontade de escrever um livro? Se sim, por que não desenrolou essa ideia ainda? Por acaso bateu aquela incerteza se realmente daria certo? Achou que escrever o livro dos sonhos era algo distante, só acessível para grandes escritores renomados? Então, calma que hoje trouxemos uma solução!


A GIV Online preparou esse conteúdo pra provar para você que não é nenhum bicho de sete cabeças escrever o seu próprio livro! Seguindo nossas dicas, certamente, você será encorajado ou encorajada a escrever o seu primeiro livro. Pode apostar!


Bom, pra você criar coragem de começar a escrever seu livro, o primeiro de muitos (acredite assim), a GIV vai te mostrar pelo menos 12 passos para começar a escrever um livro e arrasar na publicação da sua obra. Então, bora conferir! 


1º Passo - Defina um tema para o seu livro

Antes de começar a escrever, você deve pensar sobre qual tema será abordado. Hoje em dia existem diversos gêneros literários que atraem os mais variados perfis de leitores, por exemplo: livro de romance, livro infantil, livro de inteligência emocional, tema religioso e outros.


Mas, quer uma dica? Escolha um tema que você goste e tenha facilidade de escrever, porque de nada adianta escolher um gênero que você não domina muito bem e ter dificuldades de desenrolar, além de correr o risco de tornar entediante o processo da escrita. Então, definir um tema que você já tem mais familiaridade já é um grande passo! 


2º Passo - Faça um planejamento 

Após determinar o gênero que você vai abordar, chegou a hora de se planejar! Planeje tudo! Tenha em mente o estilo da narrativa que irá utilizar, defina uma rotina pra escrever, seja ela diária ou semanal para evitar a procrastinação e faça pesquisas sobre o assunto que irá abordar.     


3º Passo - Anote todas as suas ideias

Menina escrevendo

Neste momento não existe o certo ou o errado. O que importa é deixar suas ideias fluírem! Esse é o famoso “Brainstorming” que permite passar toda a sua inspiração pro papel, sem medo de errar. Você vai perceber que dentro de você há uma fonte inesgotável de inspiração que permitirá sair do rascunho para um resultado final surpreendente! É só usar a sua imaginação e montar o seu esboço!  


4º Passo -  Use um dicionário e busque sinônimos 

É fundamental usar as palavras exatas para expressar o que deseja passar ao leitor. Então, se surgiu algum termo na sua mente e de repente não tem certeza sobre o que significa, é sempre bom ter um dicionário do lado para consultar os significados. Além disso, para evitar possíveis repetições de palavras, e não deixar seu texto chato, o dicionário será um grande aliado na hora de buscar sinônimos e deixar seu conteúdo mais gostoso de ler.  


5º Passo - Elabore o enredo do seu livro

É hora de decidir como será o desenrolar da história. Decida até aonde quer chegar nessa história. Defina a localização, a ambientação da história que será narrada. Também chegou a hora de definir os personagens e os elementos narrativos para o seu livro.


Isso quer dizer que, você precisa decidir se será um discurso narrativo indireto, quando o discurso do personagem é usado por intermédio do narrador; discurso direto, o qual não sofre interferência alguma do narrador, e é acompanhado de travessão, dois pontos e aspas para enfatizar mais ainda a fala; ou um discurso indireto livre, quando trata-se da mistura dos dois, o qual se usa a separação de falas por meio de pontuações e também a própria interpretação do narrador.  


6º Passo - Organize suas ideias e dê voz aos personagens do seu livro

Organize suas ideias e dê voz aos personagens do seu livro

Todos os “insights”, ou seja, todas as ideias que você anotou agora devem ser organizadas e bem estruturadas em cada frase, de uma forma que haja coerência e uma escrita com bastante fluidez. Além disso, é hora de dar voz a cada um dos personagens.   


7º Passo - Distribua o conteúdo do seu livro em capítulos  

Nesse momento é legal você já definir quantos capítulos o seu livro terá, a estrutura desses capítulos para criar uma ideia lógica e um fluxo de narrativa bem interessante. Feito isso, já dá pra ter uma ideia da dimensão dessa obra! Seu livro já está ganhando forma! 


8º Passo - Monte a estrutura do seu livro  

Não é uma regra, mas normalmente um livro é composto pela seguinte estrutura:


Miolo - São folhas internas do livro. 

Orelhas - As orelhas de um livro são as extremidades da capa e contracapa que ficam dobradas para dentro, contendo informações sobre o autor e/ou sobre a obra. 

Falsa folha de rosto - A primeira folha que se encontra ao abrir o livro. A função dela é proteger a folha de rosto, e contém apenas o título da obra.

Folha de rosto - Ela vem logo após a falsa folha de rosto e apresenta o livro. Contém o nome do autor, título do livro, nome do tradutor, editora e outros dados sobre a edição.  

Dedicatória - É um texto curto, localizado na página direita (ímpar).

Epígrafe - Uma curta citação que dá uma introdução do que será lido em seguida. Não é obrigatório ter, mas quando tem, encontra-se na página ímpar posterior à página da dedicatória ou no início das seções ou capítulos da obra.

Prefácio - É uma apresentação ou comentário a respeito da obra, podendo ser escrito pelo próprio autor ou por outra pessoa. 

Agradecimentos - Essa parte pode ficar na página do prefácio ou à parte, em página ímpar.

Página capitular - Onde começa cada capítulo.

Fólio - É a numeração das páginas. Só atente-se a um pequeno detalhe… A numeração das páginas não inicia entre a falsa folha de rosto e o início do prefácio, e nem conta as páginas capitulares.

Cabeças - Não é sempre que tem, mas quando o autor decide colocar, aparecem no alto das páginas, com o nome do autor ou título da obra, ou capítulos e até seções.

Notas - São anotações que adicionam comentários ou referências a uma parte do texto contida na mesma página.

Iconografia - São imagens que têm como objetivo complementar o texto.

Posfácio - Quando decide colocá-lo, sempre fica no final do livro, contendo informações sobre a obra ou um ponto de vista sobre ela. 

Apêndices - São materiais que acrescentam ao texto.

Glossário - Uma lista de explicações de termos técnicos, geralmente em ordem alfabética.

Bibliografia - São as referências utilizadas para a elaboração do texto ou obras recomendadas pelo autor.

Índice - Uma lista de assuntos abordados no livro em ordem alfabética.

Colofão - O último elemento impresso no miolo do livro a qual apresenta informações técnicas sobre ele, como o local e o ano de impressão.

9º Passo - Revise o conteúdo do seu livro 

Nada mais desagradável que ler um livro cheio de erros de português. Há situações em que logo no comecinho do livro já aparecem erros grotescos de gramática, ortografia, acentuação e até de concordância. Isso desanima porque dificulta a fluidez da leitura. Por isso, revisar o texto é fundamental, e, melhor ainda, se for feito por um especialista que entende bem das regras da Língua Portuguesa. Fica aí a dica! 


10º Passo - Hora da criação e diagramação do livro

Passo - Hora da criação e diagramação do livro

Já ouviu falar que alguém julga o livro pela capa? Essa frase faz todo sentido quando se trata literalmente de um livro. O processo criativo é indispensável nessas horas para despertar o interesse das pessoas, onde une um título atrativo com uma capa bonita e bem diagramada.


Se você não entende de criação, vale a pena contratar um serviço de um designer gráfico. E, a diagramação não se refere apenas à capa e contracapa. Se tiver orelha, deve se atentar à diagramação correta também e todo espelho do seu livro, que envolve todas as páginas bem alinhadas proporcionalmente.


Isso significa que, agora é o momento exato de diagramar todo o texto no tamanho e nas proporções que facilitem a leitura e que fique esteticamente bonito. Para te auxiliar, a GIV Online disponibiliza gabaritos que auxiliam na elaboração do projeto. 


11º Passo - Registre os Direitos Autorais da publicação do seu livro

Registre o seu livro no ISBN! Mas, afinal, o que é o ISBN? Calma que vamos te responder… O ISBN é uma sigla em inglês que significa International Standard Book Number, (Padrão Internacional de Numeração de Livro). É um padrão numérico que representa a identidade única de uma publicação. É como se fosse um RG, para registrar livros, monografias, artigos e apostilas.


12º Passo - Chegou a melhor hora… Hora de imprimir seu livro! 

Agora que tá tudo pronto, conteúdo revisado e livro diagramado, chegou a hora mais esperada, que é a impressão do seu livro personalizado! A dica é escolher uma gráfica que já é especializada em linha editorial para que entregue um livro perfeito pra você. E por fim, porém não menos importante, é legal escolher uma gráfica que imprima uma tiragem menor, 1 livro por exemplo, para que você use-o como prova, antes de imprimir uma alta tiragem. 


E, a boa notícia é que tudo isso e muito mais, a nossa gráfica online entrega pra você! A GIV Online além de imprimir livros a partir de 1 unidade, tem o acabamento opcional com orelha sem custo adicional, a qualidade de impressão e acabamento é sensacional e ainda produzimos em tempo recorde, em até 3 dias úteis, independente da quantidade! 


Acesse aqui, escolha o modelo do seu livro para imprimir agora mesmo e tenha o seu livro dos sonhos como escritor(a) de produção independente!


;