Você sabe o que é Papel Couché?

Você sabe o que é Papel Couché?

Descubra tudo agora mesmo!

Papyrus é a palavra em latim que faz referência ao papel. A planta de papiro cresceu à margem do Rio Nilo, no Egito, há mais de 6 mil anos e possibilitou que as folhas fossem utilizadas para escrita. Esse foi o passo inicial para a produção do papel.

 

Com o passar do tempo houve uma evolução e em 105 anos d.C na China, T’sai Lun criou o papel através de uma combinação de fibra de vegetais de diversos materiais, como casca de amoreira, cânhamo e restos de roupa. Com essa mistura, se fez uma pasta. Ela foi peneirada e ficou uma fina camada. Após secar, formou-se o papel. Muito interessante, não é mesmo?

 

Legal! Agora que você já sabe onde tudo iniciou, vamos para a parte do famoso papel couché?

 

Considerado um dos melhores papéis para impressão, o couché veio da França, que traduzindo para português significa camada. Ele foi inventado no ano de 1.860 e veio para o Brasil na década de 60, pelas empresas Suzano e Klabin.

 

O couché é feito de uma base de papel, podendo ser até mesmo um offset. Este papel recebe um revestimento que possui caulim, carbonato de cálcio, látex e alguns aditivos. Dessa forma, a superfície fica preparada para receber a impressão e deixar ela com ótima qualidade.

 

Caulim: é um minério argiloso, utilizado neste revestimento, pois ele traz ao papel brilho, receptividade da tinta e qualidade de impressão.

 

Carbonato de cálcio: permite que o couché fique mais branco, aumenta a porosidade e deixa o papel mais resistente a umidade e ao seco.

 

Látex: ajuda na adesividade, controle de absorção da tinta, verniz, água e cola e fica mais resistente à dobra.

 

Aditivos: são Biocidas, Insolubilizantes, Lubrificantes, Alvejantes Óticos/matizantes, Antiespumantes e Soda (corretor pH). Todos complementam na qualidade do papel para receber a impressão.

 

Há cinco tipos de couché, sendo com efeito brilhoso L1 e L2, o fosco L2, couché monolúcido e couché textura.

 

L1 com brilho: o couché brilho L1 é conhecido pelo seu revestimento de tinta de um lado só.

 

L2 com brilho: possui este acabamento nos dois lados.

 

L2 fosco: no couché fosco é aplicado este mesmo revestimento, mas em uma fórmula diferente com componentes que tiram o brilho e por ser L2 é aplicado em ambos os lados do papel.

 

Monolúcido: o papel também possui o revestimento brilhante, porém apenas na frente. No verso, o papel fica liso, para que assim, evite uma permeabilidade em contato com água ou umidade.

 

Textura: com acabamento brilhante nos dois lados, este papel pode receber a textura skin, gofrado ou panamá.

 

Este papel também possui várias gramaturas, veja só:

 

Gramaturas: as gramaturas por m² disponíveis para o papel couché são 80g, 90g, 115g, 150g, 170g e 230g. Lembrando que, a gramatura é o peso da folha inteira e pode mudar devido ao corte do material impresso e, sua espessura não é relacionada ao peso.

E, por ser um dos favoritos para impressão, o papel couché pode ser visto em vários materiais gráficos, confira alguns exemplos:

Cartão de visita

 

 

Adesivo

 

Folheto

 

Convites de Casamento

 

 Convite de aniversário

 

Embalagem

 

Revista

 

Pastas

 


Viu só que bacana? Espero que tenha gostado e aprendido muito sobre o queridinho papel couché.

Um abraço e até a próxima!

;